Buscar

Lei do Ventre Livre

Prévia do material em texto

Etapa Ensino Fundamental
Anos Finais
A Lei do Ventre Livre 
8º Ano
Aula 27 – 3º bimestre
História
(EF08HI19B) Identificar as propostas presentes nas Leis Eusébio de Queirós, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea, bem como analisar os seus impactos na sociedade brasileira do período imperial. 
Para começar: 5 minutos
Foco no Conteúdo: 20 minutos 
Na prática: 5 minutos
Aplicando: 10 minutos
Abolicionismo;
Leis abolicionistas; 
A Lei do Ventre Livre.
Analisar o impacto das leis abolicionistas, como a Lei do Ventre Livre, no processo de abolição da escravidão no Brasil; 
Entender a Lei do Ventre Livre, promulgada em 1871, e o seu papel no processo gradual de abolição da escravidão;
Compreender o papel das leis abolicionistas no processo de abolição da escravidão no Brasil.
Conteúdo
Objetivos
Considerando o que aprendemos nas aulas anteriores, levante a mão se quiser responder:
Qual foi o papel das leis abolicionistas no processo de extinção da escravidão no Brasil?
A Lei Áurea, de 1888
Para começar
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lei_%C3%81urea_(Golden_Law).tif
Correção
Qual foi o papel das leis abolicionistas no processo de extinção da escravidão no Brasil?
RESPOSTA ESPERADA:
As leis abolicionistas tiveram um papel fundamental no processo de extinção da escravidão no Brasil. Elas foram importantes para garantir a libertação dos escravizados e o fim dessa prática cruel. Uma das leis abolicionistas mais conhecidas é a Lei Áurea, assinada em 1888, que oficialmente aboliu a escravidão no país. No entanto, outras leis também contribuíram para esse processo, como a Lei Eusébio de Queirós, de 1850, que proibiu o tráfico de escravizados africanos para o Brasil. Essas leis foram conquistas importantes do movimento abolicionista, e marcaram o fim de uma era de opressão e de violência.
Para começar
A Lei do Ventre Livre – 1871
A Lei nº 2.040, mais conhecida como Lei do Ventre Livre, ou Lei Rio Branco, é um importante marco no processo de abolição da escravidão no Brasil. Ela fez parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Império Brasileiro relacionadas à escravidão, que também envolveu a Lei Eusébio de Queiroz (1850), a Lei do Sexagenário (1885), e a Lei Áurea (1888).
Foco no conteúdo
“Honra e glória ao Ministério de 7 de março”, ilustração feita pelo “Gabinete Rio Branco”, ministério formado pelo Partido Conservador, em alusão à promulgação da Lei do Ventre Livre, 1871
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/28/Gabinete_Rio_Branco_%281871-1875%29.jpg
A lei estabelecia que toda criança nascida de mãe escravizada era ingênua, e por isso seria considerada livre. Essas crianças deveriam ser criadas pelos “senhores” (proprietários de escravizados) até os oito anos de idade. A partir dessa idade, os senhores tinham a opção de escolher entre receber do Estado uma indenização ou usar o trabalho dos menores até eles alcançarem os 21 anos. 
Primeira página da Lei do Ventre Livre
Foco no conteúdo
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lei_do_Ventre_Livre.jpg
A questão da emancipação na América do Sul
As leis de emancipação gradual não foram exclusivas do Brasil. Outros países da América do Sul também adotaram medidas semelhantes. Por exemplo, no Chile, a Lei de Libertação do Ventre foi promulgada em 1811, e na República da Antioquia, território que hoje faz parte da Colômbia, em 1812. Em 1821, a Colômbia, a Venezuela, o Equador e o Peru também implementaram leis nesse sentido. No Uruguai, a lei é de 1825.
Foco no conteúdo
É possível perceber que a transição regulada da escravidão para a liberdade foi uma tendência nos países recém-independentes, mesmo diante da influência do liberalismo, que defendia os princípios da cidadania e da igualdade perante a lei.
Charge sobre o projeto da Lei do Ventre Livre publicada na revista Semana Ilustrada
Foco no conteúdo
https://brasil.elpais.com/cultura/2021-09-28/temendo-rebeliao-de-escravos-fazendeiros-tentaram-barrar-a-lei-do-ventre-livre.html
A liberdade dos filhos de escravizados
Os debates sobre a liberdade dos filhos de escravizadas começaram no Brasil em 1865, quando o Imperador solicitou a José Antônio Pimenta Bueno que elaborasse propostas de lei em relação à abolição dos escravizados. No ano seguinte, o Visconde de São Vicente apresentou um projeto para liberar os filhos das escravizadas ao Conselho de Estado, mas o projeto foi arquivado.
Um jantar brasileiro, Jean-Baptiste Debret, 1827
Foco no conteúdo
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/14/A_Brazilian_family_in_Rio_de_Janeiro_by_Jean-Baptiste_Debret_1839.jpg
No entanto, a ideia de emancipar os filhos de escravizadas conflitava com a questão da propriedade dos escravizados. A solução encontrada para conciliar interesses diversos foi a libertação gradual, com indenização aos proprietários. Além disso, temia-se que a abolição imediata da escravidão pudesse levar a uma desordem social.
Fotografia de uma adulta e de uma criança escravizadas no século XIX 
Foco no conteúdo
https://brasil.elpais.com/cultura/2021-09-28/temendo-rebeliao-de-escravos-fazendeiros-tentaram-barrar-a-lei-do-ventre-livre.html
Outros aspectos importantes da lei
Outro dos aspectos importantes da lei foi a possibilidade de libertação gradual por meio de um fundo de emancipação, destinado a liberar um certo número de escravizados a cada ano. Esse fundo deveria existir em cada província do Império. Além disso, a lei autorizava que os próprios escravizados juntassem dinheiro para comprar sua liberdade. 
Fotografia de 1870 mostrando uma liberta que atuava como vendedora nas ruas do Rio de Janeiro
Foco no conteúdo
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Alberto_Henschel_-_Negra_vendedora.jpg
Eles podiam receber doações, heranças, legados ou, com o consentimento de seus senhores, guardar parte de seu próprio trabalho e das economias como pecúlio. Além disso, a legislação proibiu a separação de cônjuges e de filhos menores de doze anos no caso de venda. Ela tratou também da libertação dos escravizados pertencentes à nação, que foram doados para à Coroa, e dos escravizados abandonados por seus senhores.
Fotografia de uma escravizada e de seu filho, de 1869
Foco no conteúdo
http://ainfanciadobrasil.com.br/wp-content/uploads/2016/01/imagem-02.jpg
Por fim, a lei determinou a matrícula especial de todos os escravizados existentes no Império. Cada escravizado deveria ser registrado com seu nome, sexo, estado de saúde, habilidades para o trabalho e informações sobre sua filiação, caso fosse conhecida. Além disso, a legislação estabeleceu que, caso os escravizados não fossem matriculados dentro de um ano após a promulgação da lei, por negligência dos interessados, eles seriam considerados livres. Em relação aos filhos de mulheres escravizadas, a lei determinou que eles deveriam ser matriculados em livros separados, e os padres nas Igrejas seriam obrigados a ter livros especiais para registrar os nascimentos e os óbitos deles. 
Foco no conteúdo
Todo mundo escreve!
Para avaliar se você compreendeu o que aprendemos na aula de hoje, responda aos questionamentos a seguir:
Qual foi o papel da Lei do Ventre Livre, promulgada em 1871, no processo de abolição da escravidão no Brasil?
Na prática
Qual foi o papel da Lei do Ventre Livre, promulgada em 1871, no processo de abolição da escravidão no Brasil?
RESPOSTA ESPERADA: 
O papel da Lei do Ventre Livre era garantir a liberdade dos filhos de mães escravizadas. De acordo com essa lei, todas as crianças nascidas de mães escravizadas eram consideradas livres. Até os oito anos de idade, essas crianças deveriam ser criadas pelos seus "senhores“. Depois dessa idade, os senhores poderiam escolher entre receber uma indenização do Estado ou utilizar o trabalho dos menores até eles completarem 21 anos.
Correção
Todo mundo escreve!
Na prática
Uma palavra! 
Considerando os principais pontos estudados sobre o tema dessa aula, resuma o assunto em uma palavra que explique a importância da criação da Lei do Ventre Livre. Emseguida, compartilhe a palavra escolhida com o restante da turma. O professor registrará todas as palavras no quadro para que todos possam visualizá-las. Após o exercício, cada um deverá elaborar uma charge que expresse as contradições da Lei do Ventre Livre.
Aplicando
https://i0.wp.com/www.ernaniterra.com.br/wp-content/uploads/2018/02/Image-e1518714752702.png?resize=668%2C348&ssl=1
Compreendemos o papel das leis abolicionistas no processo de extinção da escravidão no Brasil, reconhecendo a sua importância para garantir a libertação dos escravizados;
Analisamos o contexto histórico e as pressões sociais e internacionais que influenciaram a promulgação das leis abolicionistas, como a Lei Eusébio de Queirós e a Lei do Ventre Livre, entendendo as suas repercussões sociais, políticas e econômicas;
Aprofundamos os conhecimentos sobre a Lei do Ventre Livre, promulgada em 1871, e compreendemos o seu objetivo de garantir a liberdade dos filhos de mães escravizadas, explorando os detalhes da lei.
O que aprendemos hoje?
Tarefa SP
Localizador: 99502
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
19
LEMOV, D. Aula Nota 10 2.0: 62 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2018.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo Paulista: Etapas Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Paulo, 2019.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo em Ação. Coordenadoria Pedagógica – COPED. São Paulo, 2023.
SCHWARCZ, L.; STARLING, H. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 3 – https://pt.wikipedia.org/wiki/Abolicionismo_no_Brasil#/media/Ficheiro:Lei_%C3%81urea_(Golden_Law).tif
Slide 6 – https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/28/Gabinete_Rio_Branco_%281871-1875%29.jpg
Slide 7 – https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_do_Ventre_Livre#/media/Ficheiro:Lei_do_Ventre_Livre.jpg 
Slide 9 – https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/fazendeiros-tentaram-impedir-aprovacao-da-lei-do-ventre-livre/imagem-03_semana-ilustrada/@@images/imagem
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 10 – https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/14/A_Brazilian_family_in_Rio_de_Janeiro_by_Jean-Baptiste_Debret_1839.jpg 
Slide 11 – https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/fazendeiros-tentaram-impedir-aprovacao-da-lei-do-ventre-livre/imagem-07_escrava-e-escravinho/@@images/imagem 
Slide 12 – https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d0/Alberto_Henschel_-_Negra_vendedora.jpg 
Slide 13 – http://ainfanciadobrasil.com.br/wp-content/uploads/2016/01/imagem-02.jpg 
Slide 17 – https://i0.wp.com/www.ernaniterra.com.br/wp-content/uploads/2018/02/Image-e1518714752702.png?resize=668%2C348&ssl=1 
Referências
Material 
Digital

Continue navegando