Buscar

A atuação do Médico Veterinário (2)

Prévia do material em texto

A atuação do Médico Veterinário é importantíssima quando falamos em microrganismos, através de ações em saúde pública no controle e prevenção de zoonoses (doenças transmitidas entre animais e seres humanos), desenvolvimento de vacinas e medicamentos, proteção sanitária de alimentos, destacando-se na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental. Podemos campear também, a pesquisa cientifica direcionada à prevenção, combate e controle de doenças infectocontagiosas.
A abordagem referente as notícias, remete ao estudo da Microbiologia, no caso, bactérias do gênero Brucella, especificamente as espécies rugosas, como exemplo, Brucella ovis e a Brucella canis, que podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos. Podemos citar o conceito “One Medicine”, posteriormente chamado “One Health” (Saúde única), do escritor Calvin W. Schwabe (1927-2006), no livro“Veterinary Medicine and Human Health”, que discute e reforça a importância de unir a saúde humana, animal e ambiente. Em análise, o Médico Veterinário desempenha papel imprescindível neste conceito, diligenciando na vigilância epidemiológica, coleta e análise dos dados encontrados, relacionando com os estudos laboratoriais em clínicas médicas veterinárias.
A Brucelose é uma doença infectocontagiosa, podendo ser repassada ao ser humano (caráter zoonótico), através de produtos de origem animal contaminado, consumindo leite e seus derivados que não passaram pelo devido processo térmico; manipulando carcaças e vísceras contaminadas, como pode ocorrer em abatedouros sanitários; por via respiratória, inalando bactérias em ambientes contaminados, conforme a notícia mencionada.
Exemplificamos como forma de prevenção e controle a Brucelose bovina (Brucella Abortus), que deve ser prevenida pela vacinação das fêmeas (entre 3 e 8 meses) e certificação da propriedade monitorada com a presença ou não da doença. 
Nos diagnósticos clínicos, os médicos veterinários analisam pela presença de aborto, retenção da placenta, machos e fêmeas estéreis, já nas análises epidemiológicas é necessário observar o rebanho em sua propriedade e no laboratório (realizando isolamento da amostra e identificar o agente etiológico, pela detecção do DNA dos microrganismos e na presença de anticorpos. Neste contexto, analisamos a importância do médico veterinário na atuação com a saúde única e os estudos da bactéria Brucella, considerando os patógenos, manifestações clínicas em animais e seres humanos, nas buscas de diagnósticos para promover o tratamento e prevenções da própria.

Continue navegando