Buscar

princípios estratégicos da matriz Ansoff e da análise Pestel

Prévia do material em texto

MATRIZ ANSOFF
A Matriz Ansoff foi criada pelo americano Igor Ansoff. Ela é uma ferramenta de planejamento estratégico que relaciona a estratégia de marketing de uma organização com sua direção estratégica geral. A matriz Ansoff é uma das estruturas mais eficazes para organizações que buscam o foco no aumento de receita de vendas e lucratividade.
O modelo representa quatro estratégias alternativas de crescimento, são elas:
Clique nas barras para ver as informações.
PENETRAÇÃO DE MERCADO
Você se concentra em vender seus produtos ou serviços existentes para seus mercados existentes, visando alcançar o crescimento na participação de mercado.
DESENVOLVIMENTO DE MERCADO
Você se concentra no desenvolvimento de novos mercados ou segmentos de mercado para seus produtos ou serviços existentes.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Você se concentra no desenvolvimento de novos produtos ou serviços para seus mercados existentes.
DIVERSIFICAÇÃO
Você se concentra no desenvolvimento de novos produtos para vender em novos mercados.
Esse modelo se caracteriza por uma matriz de dupla entrada que trabalha com dois vetores (produto e mercado).
· O eixo x se concentra nos mercados da empresa e também determina se ela está procurando inovar em novos mercados.
· O eixo y se concentra nos produtos e determina se a empresa deseja explorar os produtos existentes ou buscar novos produtos.
Em relação à estratégia de penetração, entende-se que a empresa busca melhorar a posição dos produtos existentes em oferta parenta à concorrência de mercado. Essa estratégia ajuda a trazer o maior número de consumidores possível.
Ao oferecer novos produtos aos consumidores, se caracteriza uma estratégia de criação de novos produtos para a empresa. Estes, em geral, oferecem recursos inovadores que ainda precisam ser realmente assimilados pelo mercado.
Ou seja, uma das estratégias mais arriscadas é a diversificação, pois consiste em oferecer novos produtos em mercados desenvolvidos ou emergentes.
A estratégia pode incluir as seguintes variantes:
Diversificação horizontal
Adquirir organizações externa ao seu setor.
Integração vertical
Estratégia de expansão que agrega dois ou mais processos de uma mesma cadeia de valor.
Diversificação concêntrica
Em que uma empresa adquire ou cria novos produtos ou serviços para alcançar mais consumidores.
Assim, todas as quatro estratégias envolvem diferentes graus de risco, tais como: a penetração no mercado envolve um risco baixo; a expansão do mercado envolve um risco moderado; o desenvolvimento de produto envolve um risco médio; e a diversificação envolve o risco mais alto.
Vamos refletir!
Os investimentos de alto risco sempre serão uma das diversas áreas de interesse mais importantes para qualquer empresa, independentemente do negócio que realiza. A gestão e análise dos riscos permitem identificá-los com impacto nos negócios da empresa, estando diretamente relacionados com a eficiência e validade das decisões tomadas ao nível da gestão da empresa. Assim, um dos métodos de redução de risco em um negócio é a diversificação.
Ansoff na prática!
Kotler et al. (2007) apresentam um exemplo de como a matriz pode ser utilizada, com a análise do caso da multinacional Unilever. Eles sugerem que a empresa deveria considerar as seguintes estratégias:
Clique nas barras para ver as informações.
PENETRAÇÃO NO MERCADO
Indica-se em propagar mais vendas para clientes atuais sem alterar os produtos. Por exemplo, cortar o preço de sua margarina de marca ou aumentar sua publicidade.
DESENVOLVIMENTO DE MERCADO
Identificar novos mercados para produtos atuais. Por exemplo, análise de grupos demográficos, como crianças, adolescentes, jovens adultos, para ver se algum desses grupos poderia ser incentivado a comprar ou a comprar mais sorvetes da Unilever. Ou restaurantes, serviços de alimentação e hospitais, para ver se as vendas a esses compradores poderiam ser aumentadas.
DIVERSIFICAÇÃO
A Unilever poderia iniciar ou comprar negócios inteiramente fora de seus produtos e mercados atuais. Por exemplo, a empresa poderia entrar no crescente setor de saúde e fitness, que inclui equipamentos de ginástica, alimentos saudáveis e programas de emagrecimento.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Os produtos podem ser oferecidos em novos tamanhos, novas embalagens ou no lançamento de novos produtos alinhados com os ideais da empresa.
Verificamos, então, como ocorre na indicação de estratégia para cada item da matriz. Ao analisarmos essas indicações, confirmamos que, atualmente, a empresa está executando e alinhada com essas sugestões dos autores.
Atenção
Atualmente, as estratégias de diversificação são mais estudadas e consideradas por grandes empresas, auxiliando-as a alcançar um melhor desempenho em linha com a redução de riscos.
Dessa forma, é possível aplicar uma estratégia de marketing diferenciada, optando por utilizar mais segmentos de mercado e mais produtos inovadores que são cobrados cada vez mais com o mercado competitivo.
ANÁLISE PESTEL PARA ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
A análise Pestel é uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada para avaliar o impacto que fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais de uma área ou de uma organização.
Em geral, é utilizada para garantir que todos os riscos e problemas externos foram mapeados e estudados. A análise também é utilizada em conjunto com outras ferramentas analíticas de negócios, para fornecer uma investigação objetiva de uma situação e de fatores internos e externos.
Dessa forma, as empresas possuem uma compreensão abrangente do ambiente macro-organizacional onde a operação ocorre. Para realizar esse tipo de análise, é importante entender o significado de cada fator.
Político
São fatores que determinam até que ponto um governo pode influenciar a economia ou determinado setor. Incluem políticas tributárias e fiscais que um governo pode cobrar em torno do ano fiscal, afetando o ambiente de negócios em grande escala. São fatores a serem considerados:
Estabilidade do governo.
Liberdade de expressão.
Corrupção.
Tendência de regulamentação.
Política fiscal e controle de comércio.
Eleições.
Econômico
São fatores determinantes do desempenho de uma economia que impactam diretamente uma empresa e têm efeitos de longo prazo ressonantes. Incluem taxa de inflação, taxas de juros, padrões de crescimento econômico, dependendo de certos setores específicos que estão passando por esta análise. São fatores a serem considerados:
Estágio de ciclo de negócios.
Tendências Internacionais.
Crescimento de empregos.
Desemprego e oferta de trabalho.
Níveis de renda disponível na economia e distribuição de renda.
Globalização
Social
Os fatores sociais levam em consideração todos os eventos que afetam socialmente o mercado e a comunidade. Dessa forma, as vantagens e desvantagens para as pessoas da área em que o projeto está sendo realizado também precisam ser consideradas. Esses fatores examinam o ambiente social do mercado e avaliam determinantes como tendências culturais. São fatores a serem considerados:
Crescimento populacional e dados demográficos
Saúde e educação
Atitudes do consumidor
Publicidade e mídia
Cultura internacional, nacional e regional.
Tecnológico
Esses fatores representam as inovações em tecnologia que podem afetar as operações da indústria e do mercado de forma positiva ou negativa. Isso se refere à automação, à pesquisa e ao desenvolvimento, e à quantidade de inovações tecnológicas que um mercado possui. São fatores a serem considerados:
Impacto das novas tecnologias
Invenções e inovações
Internet das coisas
Patentes
Pesquisa e desenvolvimento
Legal
São caracterizados por aspectos legais, como: emprego, cotas, tributação, recursos, importações e exportações etc. Esses fatores têm efeitos externos e os lados internos, pois existem leis que afetam o ambiente de negócios em um determinado país, impactando ou incentivando a exploração internacional. São fatores a serem considerados:
Legislação interna
Legislação internacional
Lei do emprego
Orgãos reguladores
Regulamentaçãoambiental
Ambientais
São fatores que abordam todo impacto positivo e negativo que a empresa pode determinar no ambiente em que atua. Fatores de análise ambiental de um negócio incluem, mas não estão limitados a clima, tempo, localização geográfica, mudanças globais no clima. São fatores a serem considerados:
Questões ambientais nacionais e internacionais
Ecologia.
Regulamentações ambientais.
Cultura organizacional.
Moral e Ética.
Verificamos, então, todos os pontos que precisam ser considerados ao utilizar esse tipo de análise.
A análise deve ser usada regularmente dentro de uma organização para permitir a identificação de tendências que podem se tornar riscos externos, além do controle geral da organização, que, muitas vezes, podem passar despercebidos.
O impacto de certos fatores externos pode ter consequências graves para uma divisão ou departamento específico, isso faz com que empreendedores busquem novas formas de lucratividade fora do país de origem.
Do ponto de vista internacional, essa ferramenta se apresenta muito eficaz para entender todos os fatores que precisam ser considerados ao entrar num novo mercado internacional competitivo.
Ela pode ajudar a:
1. Identificar oportunidades de negócios e lacunas nos mercados internacionais.
2. Libertar de suposições inconscientes quando entrar um novo país.
3. Estudar a legislação vigente no país de destino.
4. Esclarecer sobre hábitos e motivações de consumo.
Para Refletir!
Um bom plano de internacionalização precisa das seguintes fases: prospecção de potenciais mercados; análise e apresentação dos diversos incentivos adequados para o processo de internacionalização da sua empresa; intermediação junto a parceiros e fornecedores locais; apresentação da candidatura aos incentivos (a nível nacional e internacional); acompanhamento da implementação do Plano de Internacionalização.
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg

Continue navegando