Buscar

Questões litisconsórcio (2)

Prévia do material em texto

PROCESSO CIVIL I - QUESTIONÁRIO - TAREFA DOMICILIAR - LITISCONSÓRCIO
Responda baseando-se nos textos que estão disponíveis no Portal do Aluno.
1. Defina litisconsórcio facultativo identificando a base legal, bem como dando exemplos de cada uma das hipóteses (pesquise no mínimo um exemplo de cada hipótese/casuística).
O litisconsórcio facultativo se estabelece por vontade das partes, podem acontecer nas seguintes hipóteses segundo os incisos dispostos no art. 113 do CPC: 
-COMUNHÃO DE DIREITOS OU DE OBRIGAÇÕES (por exemplo, credores solidários ou devedores solidários numa ação de cobrança);
- CONEXÃO PELO PEDIDO OU PELA CAUSA DE PEDIR (identidade de causa de pedir ou de pedido, ainda que parcial – por exemplo, ação proposta por sócios para a anulação da assembleia geral ordinária da sociedade);
-AFINIDADE DE QUESTÕES POR PONTO COMUM DE FATO OU DE DIREITO (proximidade entre as causas de pedir – por exemplo, ação proposta por pessoas que foram multadas por infrações de trânsito ocorridas no mesmo local).
2. Como é classificado pela doutrina o litisconsórcio que leva em conta o critério da obrigatoriedade de sua formação? Cite exemplos de litisconsórcio necessário por disposição de lei e litisconsórcio necessário pela natureza da relação jurídica controvertida
É classificado como litisconsórcio necessário. Exemplos: por disposição da lei: ação de usucapião, dispõem o art.246, §3º que sejam citados além da pessoa cujo o nome o imóvel estiver registrado, todos os confrontantes e terceiros interessados. Por força da lei também é o do polo passivo das ações que versem sobre direito real em bens imóveis, nas quais, exige-se a citação de ambos os cônjuges. Da natureza da relação jurídica ex: quando o MP ajuíza ação de declaratória de nulidade de casamento 
3. Como a doutrina classifica o litisconsórcio quanto à sorte da decisão e/ou o critério da uniformidade da decisão? Cite exemplos de litisconsórcio unitário e de litisconsórcio simples.
A doutrina classifica o litisconsórcio quanto à decisão podendo ser simples ou unitário. O primeiro diz respeito à possibilidade da sentença ser diferente para os litisconsortes. Exemplo: ação de usucapião, ação de inventário de partilha. E unitário em que a sentença forçosamente há de ser a mesma para todos os litisconsortes, existe só quando a relação jurídica é una e incindível. Exemplo: o litisconsórcio formado entre o titular do domínio e o adquirente, demandados em ação pauliana (art. 158 do CC).
4. O que significa litisconsórcio multitudinário?
O litisconsórcio multitudinário ocorre quando um número excessivamente elevado de partes, autores ou réus, integram um dos polos da ação.
 A) O juiz pode limitar esse tipo de litisconsórcio?
sim segundo o art.113,§ 1º: Art. 113. Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando:
I - entre elas houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide;
II - entre as causas houver conexão pelo pedido ou pela causa de pedir;
III - ocorrer afinidade de questões por ponto comum de fato ou de direito.
§ 1º O juiz poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes na fase de conhecimento, na liquidação de sentença ou na execução, quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa ou o cumprimento da sentença.
 B) Explique que tipo de decisão profere o juiz quando limita o número de litisconsorte? 
DECIÇÃO INTERLOCUTÓRIA, DESTA A SER MANEJADO É O AGRAVO DE INSTRUMENTO.		
C) É possível o juiz fazer a limitação quando estamos diante do litisconsórcio necessário? Responda dando a base legal. 
Não, segundo o dispositivo do §1º do art.113 só ocorre limitação dos litisconsortes quando for facultativo o litisconsórcio.
5. No litisconsórcio passivo necessário, estando incompleta a inicial (faltando um litisconsorte passivo), o que deve fazer o juiz? Explique
Segundo o disposto no parágrafo único do art. 115 do CPC, o juiz determinará que o autor requeira a citação de todos que devam ser litisconsortes dentro do prazo que assinar, sob pena de extinção do processo.
 
6. Descreva o significa o princípio da independência dos litisconsortes, referindo a base legal.
Se refere AOS atos e omissões de alguns litisconsortes não poderão afetar os outros, isso ocorre no litisconsórcio unitário, art. 117 do CPC.
7. Como regra quase absoluta, quando o litisconsórcio é unitário também será necessário. Existe situações em que o litisconsórcio, apesar de unitário, seja facultativo? Cite exemplo(s) de litisconsórcio facultativo unitário.
Sim ocorre por exemplo nas ações possessórias ou reivindicatórias de bens de condomínio. O art.1314, caput do Código Civil permite que, conquanto a coisa seja uma e tenha vários titulares, as ações possam ser ajuizadas por apenas um dos cotitulares. Se isso ocorrer, não haverá litisconsórcio. Mas se vários titulares optarem por propor juntos, haverá litisconsórcio facultativo unitário. 
8. Há litisconsórcio necessário no polo ativo? Responda baseando-se na doutrina.
Não se pode impedir que um litisconsorte necessário ajuíze demanda pelo princípio de acesso a justiça, mas não se pode impor que o outro que não deseja exerça um direito que lhe é subjetivo. A doutrina entende que NÃO HÁ litisconsórcio necessário ativo.
9. Quais são os instrumentos processuais que podem ser utilizados para oposição do litisconsorte que não participou do processo e para reconhecimento de vício processual? De acordo com o entendimento do STJ, é cabível a ação rescisória? Por quê?
Os instrumentos adequados para oposição do litisconsorte que não participou do processo e reconhecimento do vício processual é a petição simples (quando existir processo em curso) ou uma ação declaratória de inexistência da relação processual (quando inexistir processo em curso). A jurisprudência do STJ é no sentido de não cabimento da ação rescisória nesses casos por falta de interesse processual na modalidade necessidade. Querela nule

Continue navegando