Buscar

Perfil Longitudinal de Rios

Prévia do material em texto

Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Uma das representações mais frequentes dos cursos d’água refere-se aos seus perfis longitudinais, plotados em gráficos de coordenadas cartesianas, onde a altitude é lançada no eixo das ordenadas e a extensão da drenagem – ou de seu vale – ocupa o eixo das abscissas, formando a variável independente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUEDES, Ivan Claudio et al. Análise de perfis longitudinais de drenagens da bacia do rio Santo Anastácio (sp) para detecção de possíveis deformações neotectônicas. Revista Geociências-UNG-Ser, v. 5, n. 1, p. 75-102, 2007. p.79 
Tendo como base o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Hidrogeografia e gestão de bacias sobre o perfil longitudinal e a declividade média de um rio, leia as assertivas a seguir:
I. O perfil longitudinal de um rio é a representação visual da área da bacia hidrográfica, considerando os elementos que a compõe.
II. O perfil longitudinal de um rio é a representação visual da relação entre a altimetria e a extensão de determinado canal fluvial.
III. Comumente, o perfil é construído usando como base a carta topográfica. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	I e II
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	II e III
Segundo o livro-base: “O perfil longitudinal de um rio é a representação visual da relação entre a altimetria e a extensão de determinado canal fluvial (Christofoletti, 1980). Comumente, o perfil é construído usando como base a carta topográfica. Primeiramente, é preciso medir o comprimento do rio e sua amplitude altimétrica. Esses valores são plotados em um gráfico X e Y. No eixo X, constam os valores mínimo e máximo do comprimento do rio; no eixo y, os valores mínimo e máximo da altitude. Por exemplo, em um rio de mil metros de extensão, cuja nascente se encontra a 600 metros de altitude e a foz a 300 metros, o valor inicial de x e y será 0 e 300, respectivamente, e o valor final será 1000 e 600, respectivamente” (livro-base, p. 50).
	
	E
	I e III
image1.wmf
image2.wmf

Continue navegando

Outros materiais