Buscar

Mundo Mágico do Xadrez

Prévia do material em texto

Etapa Ensino Fundamental
Anos Finais
O mundo mágico do xadrez
6º ANO
Aula 6 – 4º bimestre
Educação Física
Brincadeiras e jogos;
Jogos de tabuleiro;
Xadrez.
Praticar o jogo de xadrez utilizando as habilidades técnico-táticas básicas e respeitando as regras.
Conteúdo
Objetivo
(EF06EF24*) Praticar um ou mais jogos de tabuleiro, utilizando as habilidades técnico- táticas básicas e respeitando as regras.
História ou conto?
O xadrez é um jogo de tabuleiro para dois jogadores, que se acredita ter se originado na Índia no século VI. As peças se movem de maneiras diferentes, e o objetivo é dar xeque-mate no rei do oponente. Vamos assistir ao vídeo e descobrir um pouco mais sobre o xadrez a partir de um conto.
https://youtu.be/E6ijPWbobR0 
Para começar
2 minutos
Tabuleiro (território): num reino muito distante, encontraram um pedaço de terra chamado de “O tabuleiro de xadrez”, com muitas casas, sendo umas só brancas e outras só pretas.
Tabuleiro (História): nesse reino havia dois reis, muito egoístas e gananciosos, que se encontraram para fazer um acordo das novas terras que haviam sido descobertas.
Explicando de forma lúdica
Foco no conteúdo
2 minutos
Reis: sabe-se que os reis, que brigavam pelas terras, gostavam de usar roupas de uma única cor. Um usava apenas roupas de cor preta, e o outro usava roupas de cor branca. Para evitar uma guerra, os reis fizeram um acordo: o rei que usava roupa de cor preta ficaria com as casinhas de cor preta, e o rei que gostava de roupa branca ficaria com as casinhas de cor branca. Com o passar do tempo, eles não estavam satisfeitos com o acordo que tinham combinado, então ambos resolveram ocupar todas as casas daquele pedaço de terra.
Foco no conteúdo
2 minutos 
Casa preta, casa branca: pensando em tomar para si todas as casas do tabuleiro, o rei que se vestia de preto decidiu morar na casa branca, e o rei que se vestia de branco escolheu morar na casa preta.
Movimento dos reis: devido à roupa pesada do rei, ele pode andar apenas uma casa para a frente, para os lados, para trás e em diagonal.
Chegada das rainhas (damas): os reis precisam de suas respectivas rainhas e elas estarão sempre ao seu lado no posicionamento inicial, respeitando a cor de sua casa e de sua peça. Quando elas estiverem em seus respectivos lugares, uma deve estar na mesma coluna da outra, ou seja, elas estarão de frente, em posições espelhadas.
Foco no conteúdo
2 minutos
Movimentos das rainhas: as rainhas eram inteligentes e poderosas, e estavam acostumadas a viajar para longe. Elas podiam andar como os reis (para todas as direções), só que mais longe, quantas casas quisessem.
Chegada dos bispos: precisando de reforços, os reis resolveram pedir ajuda a dois bispos, e os convidaram para aconselhá-los na administração do reino.
Movimento dos bispos: para garantir seu apoio, os bispos se instalaram um do lado do rei e o outro do lado da rainha. Os bispos eram sábios e inteligentes e só podiam andar em diagonal. Os bispos eram bons companheiros, mas a limitação de só andarem em diagonal não deixou nenhum dos dois tranquilos.
Foco no conteúdo
2 minutos
Chegada das torres e dos cavalos: foi, então, que o rei, que usava roupas brancas, teve a ideia de construir um castelo com duas torres. Após a construção das torres, ele comprou dois cavalos muito bonitos, para ficarem amarrados ao lado dos bispos, a fim de que todos ficassem protegidos. Sabendo da ideia do outro rei, o rei, que usava roupa preta, logo que pôde construiu um castelo com duas torres e, também, comprou dois cavalos fortes e os amarrou nas torres. 
Movimento dos cavalos: os cavalos, além de bonitos, eram fortes, treinados e sabiam saltar. Os cavalos só poderiam andar formando um L, podendo ser de pé ou deitado e para qualquer dos lados.
Foco no conteúdo
2 minutos
Movimento das torres: as torres só poderiam se movimentar na horizontal e na vertical, quantas casas quiser “+”. Os dois reis convocaram alguns soldados para ajudá-los nessa batalha.
Movimento dos peões: o peão se locomoveria para a frente e eliminaria (capturaria) o adversário só em diagonal. O peão no primeiro movimento, a partir do ponto de partida, poderia avançar duas casas e, a partir daí, uma.
Início do jogo de xadrez: ainda assim, os dois reis continuavam descontentes e discutindo. A situação chegou a um ponto muito grave. Foi, então, que começou a batalha para a ocupação da terra. Quem será que vai vencer? Vai depender das estratégias que serão usadas. Agora é com você.
Foco no conteúdo
2 minutos
Agora é a hora de jogarmos xadrez e tentarmos jogadas que vierem a nossa cabeça como hipóteses do jogo. Seu professor vai trazer tabuleiros e peças. Formem duplas. É a hora do desafio. 
Na prática
27 minutos
Juntando as mídias
Neste momento, vamos propor um desafio. O xadrez que vocês jogaram, de forma tradicional, é jogado em um tabuleiro e com peças físicas. Mas existem diversas outras formas de jogar: uma delas é digitalmente. Sua missão para esta semana é encontrar um app, ou algum site, em quem seja possível jogar xadrez on-line ou off-line, contra adversários reais ou contra a própria máquina. Tente realizar até três partidas. Boa sorte!
Aplicando
2 minutos
Praticamos e vivenciamos o xadrez.
O que aprendemos hoje?
2 minutos
Tarefa SP
Localizador: 99595 
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
13
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução de Leda Beck. Consultoria e revisão técnica de Guiomar Lamo de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Boa Prosa/Fundação Lemann, 2011.
SÃO PAULO (Estado). Currículo em Ação: Caderno do Professor. Educação Física – Anos Finais – 2º semestre. v. 2. Disponível em: EF_EDF_CP_6AO9_Completo_9P.pdf (educacao.sp.gov.br). Acesso em: 17 maio 2023.
SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista: Etapa Ensino Fundamental. Secretaria da Educação. São Paulo: SEDUC, 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/07/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 3 fev. 2023.
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 3 – https://youtu.be/E6ijPWbobR0
Slide 11 – print de vídeo de https://youtu.be/bnKZbdB9xag
Referências
Material 
Digital

Continue navegando