Buscar

573151

Prévia do material em texto

Etapa Ensino Fundamental
Anos Finais
Sistema Costeiro-
Marinho
6º ANO
AULA 14 – 4º Bimestre
Geografia
Conteúdo
Objetivos
Sistema costeiro-marinho;
Manguezais;
Recifes de coral.
Reconhecer os principais ecossistemas presentes no Sistema Costeiro-Marinho, principalmente manguezais e recifes de corais;
Compreender a importância desses ecossistemas para subsistência, os impactos das atividades humanas nesses ambientes, propondo medidas de conservação e uso sustentável.
Currículo Paulista – Anos Finais do Ensino Fundamental
Geografia
6º ano
Habilidade:
(EF06GE05) Caracterizar os biomas, ecossistemas e os recursos naturais em diferentes lugares e relacionar com os padrões e componentes climáticos, hidrográficos, geomorfológicos, pedológicos e biológicos. 
Sugestão de tempo para desenvolvimento das seções da aula:
Para começar: 6 minutos.
Foco no conteúdo: 19 minutos.
Na prática: 15 minutos.
Aplicando: 5 minutos.
6 minutos
Para iniciar esta aula, converse com os(as) colegas a partir das seguintes questões:
O que a imagem 1 representa?
Você sabe a importância desse ecossistema para as nossas vidas?
Você conhece algum lugar assim? Sabe onde eles se localizam?
Depois, mostre as suas respostas para a turma. 
Imagem 1 
Mostre-me!
Para começar
A Zona Costeira do Brasil é uma unidade territorial que se estende, na sua porção terrestre, por mais de 8.500 km, abrangendo 17 estados e mais de quatrocentos municípios, distribuídos do Norte equatorial ao Sul temperado do país. Inclui ainda a faixa marítima formada por mar territorial, com largura de 12 milhas náuticas a partir da linha da costa. Possuímos uma das maiores faixas costeiras do mundo, entre a foz do rio Oiapoque, no Amapá, e Chuí, no Rio Grande do Sul. [...]
Zona costeira e marinha
Foco no conteúdo
Nosso litoral é composto por águas frias, no Sul e Sudeste, e águas quentes, no Norte e Nordeste, dando suporte a uma grande variedade de ecossistemas que incluem manguezais, recifes de corais, dunas, restingas, praias arenosas, costões rochosos, lagoas, estuários e marismas, que abrigam inúmeras espécies de flora e fauna, muitas das quais só ocorrem em nossas águas e algumas ameaçadas de extinção. Desses ecossistemas destacam-se os manguezais, berçários de diversas espécies marinhas e de água doce, e os recifes de coral, aclamados como os mais diversos hábitats marinhos do mundo.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Foco no conteúdo
Mapa 1 - Biomas brasileiros e Sistema Costeiro-Marinho
Localização do Sistema Costeiro-Marinho no Brasil
Foco no conteúdo
3 minutos
Participe de uma conversa na sala de aula considerando as seguintes questões e registre as anotações no caderno: 
a. Como a diversidade climática ao longo da Zona Costeira do Brasil influencia a variedade de ecossistemas presentes na região?
b. Quais são os principais ecossistemas destacados no texto e como eles contribuem para a preservação da biodiversidade marinha na costa brasileira?
Imagem 2 – Peixes em Fernando de Noronha, PE. 
Todo mundo escreve...
Na prática
a. Como a diversidade climática ao longo da Zona Costeira do Brasil influencia a variedade de ecossistemas presentes na região? 
É importante comentar que diferenças de temperatura das águas contribuem para a existência de diversos hábitats, como manguezais, recifes de corais, dunas, restingas, praias arenosas, costões rochosos, lagoas, estuários e marismas. Cada um desses ecossistemas abriga inúmeras espécies de flora e fauna, algumas das quais são exclusivas das águas brasileiras e outras ameaçadas de extinção.
b. Quais são os principais ecossistemas destacados no texto e como eles contribuem para a preservação da biodiversidade marinha na costa brasileira? 
Dos ecossistemas citados no texto, destacam-se os manguezais, berçários de diversas espécies marinhas e de água doce, e os recifes de coral, aclamados como os mais diversos hábitats marinhos do mundo.
Correção
Na prática
Imagem 3
Thiago, depois que li o texto apresentado pelo professor, fiquei curiosa e fui pesquisar mais sobre os manguezais. 
Eles são ecossistemas localizados em zonas costeiras, ou seja, nas faixas litorâneas. Desenvolvem-se em locais onde há encontro de água doce com água salgada. 
Abrigam fontes de nutrientes que sustentam uma vasta cadeia alimentar composta de diversas espécies, os quais servem de alimentos para os seres humanos.
Foco no conteúdo
E, olha só, um dos principais crustáceos que vivem nos manguezais é o caranguejo. 
Você já viu um caranguejo de pertinho?
Imagem 4 – Caranguejos
Foco no conteúdo
Claro, vamos lá? A vegetação dos manguezais é composta, principalmente, por árvores com raízes aéreas, adaptadas a locais predominantemente alagados e com presença de lama. Essas árvores formam uma espécie de proteção das zonas costeiras e evitam, por exemplo, a erosão do solo. 
No Brasil, os manguezais estendem-se do Amapá até Santa Catarina e são fonte de alimento e de renda para as comunidades e povos tradicionais. Sugiro que você acesse um mapa do Brasil para checar a distribuição dos manguezais na faixa litorânea. 
Nossa, Luana! Que interessante, pode me falar mais sobre o que aprendeu?
Foco no conteúdo
E tem mais: além de fonte de alimento, os manguezais também possuem relação com o ecoturismo, que inclui a prática de esportes aquáticos, como a canoagem, e trilhas ecológicas, nas matas.
Imagem 5 – Turismo 
Foco no conteúdo
Que bom que você se empolgou com o assunto! 
Então, vamos lá!
Agora vou falar de uma grande preocupação: os manguezais são vulneráveis a uma série de ameaças: desmatamento, prática de extrativismo animal e vegetal sem controle e respeito pela reposição natural das espécies, aterramento de áreas para expansão urbana, despejo de lixo e esgoto etc. 
Precisamos conservar os nossos manguezais para manter o equilíbrio ambiental. E você, como pode colaborar?
Muito bom aprender com você! Conte-me mais, por favor!
Foco no conteúdo
4 minutos
Segundo a reportagem Crescimento de área de manguezais resultou em diminuição de emissões de carbono em Santos e São Vicente publicada em 28 set. 2022 pelo Jornal da Unesp:
 [...] no Brasil, a desinformação sobre a relevância socioambiental dos manguezais tem contribuído para sua destruição e o uso indevido dos espaços que eles ocupam. Aqui, boa parte do desmatamento visa a utilização das terras para outros propósitos, como a construção e ampliação de áreas portuárias, indústrias, carcinicultura (técnica de criação de camarões em viveiros), ocupação irregular e agricultura.[...]
Se possível leia a reportagem na íntegra: https://jornal.unesp.br/2022/09/28/crescimento-de-area-de-manguezais-resultou-em-diminuicao-de-emissoes-de-carbono-em-santos-e-sao-vicente/ (Acesso em: 28 jul. 2023) 
Na prática
4 minutos
Com base no diálogo e no artigo do Jornal da Unesp, responda às questões propostas:
a. Qual é a importância dos manguezais para a vida marinha? E para as comunidades e povos tradicionais que vivem desses ambientes?
b. Quais são as principais ameaças aos manguezais? Apresente ideias de ações para preservação. 
Imagem 6
Puxe mais...
Na prática
a. Abrigam fontes de nutrientes que sustentam uma vasta cadeia alimentar composta de diversas espécies, principalmente as de vida marinha, como peixes, crustáceos e mariscos, os quais servem de alimentos para os seres humanos. E são fonte de alimento e de renda para as comunidades e os povos tradicionais, que retiram seu sustento dessas áreas.
b. Desmatamento, prática de extrativismo animal e vegetal sem controle e respeito pela reposição natural das espécies, aterramento de áreas para expansão urbana, despejo de lixo e esgoto etc. A segunda parte é resposta pessoal do estudante.
Correção
Na prática
Os recifes de coral são ecossistemas marinhos encontrados em regiões de águas quentes e claras e formados pela deposição do esqueleto calcário de organismos como corais, algas e moluscos. Constituem-se em habitats essenciais para peixes eoutros recursos pesqueiros, dando suporte às espécies ameaçadas de extinção e abrigo para tartarugas e mamíferos marinhos. [...] Os recifes têm uma grande importância econômica, pois, associados aos manguezais, representam a principal fonte de recursos pesqueiros para muitas comunidades. Assim, fornecem alimento, protegem o litoral contra a ação das ondas, proporcionam empregos por meio do turismo e recreação marinha, além de outros incontáveis benefícios aos seres humanos, incluindo fontes de substâncias medicinais. Fonte: SNUC/Ministério do Meio Ambiente
Recifes de coral
Foco no conteúdo
Para conhecer mais sobre o assunto, acesse os cartazes da Conduta consciente em ambientes recifais do Ministério do Meio Ambiente, disponíveis em:
https://antigo.mma.gov.br/images/imagens/biodiversidade/biodiversidade_aquatica/conduta_consciente_cartazA2_recifes1.pdf 
https://antigo.mma.gov.br/images/imagens/biodiversidade/biodiversidade_aquatica/conduta_consciente_cartazA2_recifes2.pdf
Aprofundando conhecimentos
Foco no conteúdo
5 minutos
Preencha o quadro com a indicação das ameaças ao Sistema Costeiro-Marinho e aos diversos ecossistemas. Em seguida, indique quais ações podem ser feitas para preservar os ecossistemas marinhos. 
	Ameaças	Ações de preservação
		
Arremate o que você aprendeu!
Aplicando
2 minutos
As características dos ecossistemas costeiros;
Espécies de flora e fauna que habitam os ambientes marinhos costeiros;
A influência dos manguezais na vida marinha;
A relação desses ecossistemas com a vida da comunidades e povos tradicionais;
A importância da preservação dos ecossistemas marinhos.
O que aprendemos hoje?
Tarefa SP
Localizador: 101201
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conduta consciente em ambientes recifais. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/images/imagens/biodiversidade/biodiversidade_aquatica/conduta_consciente_cartazA2_recifes2.pdf. Acesso: 28 jul. 2023.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conduta consciente em ambientes recifais. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/images/imagens/biodiversidade/biodiversidade_aquatica/conduta_consciente_cartazA2_recifes1.pdf. Acesso em: 28 jul. 2023.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Recifes de coral. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/component/k2/item/397.html?Itemid=458. Acesso em: 28 jul. 2023.
Referências
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Manguezais. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/component/k2/item/395.html?Itemid=702. Acesso em: 28 jul. 2023. 
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Biodiversidade. Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental. Conduta consciente em ambientes recifais: manual para multiplicadores da campanha – zona costeira e marinha. Brasília, DF: MMA, 2018. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-aquatica/zona-costeira-e-marinha.html. Acesso em: 28 jul. 2023.
Referências
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Atlas dos manguezais do Brasil. Brasília: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 2018. 176 p. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/17L00001.pdf Acesso em: 28 jul. 2023. 
Conduta Consciente em ambientes recifais. SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação. 3ª edição. Secretaria de Biodiversidade e Florestas - Núcleo da Zona Costeira e Marinha. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/cepene/images/stories/publicacoes/outras-publica%C3%A7%C3%B5es/CondutaConscienteAmbientes_Recifais.pdf Acesso em: 30 set. 2023. 
Referências
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução de Leda Beck. Consultoria e revisão técnica de Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Prosa/Fundação Lemann, 2011.
TORREZANI, Neiva. Vontade de saber Geografia 9. São Paulo: Quinteto, 2018. 
VESENTINI, J. W.; VLACH, Vania. Télaris Geografia 7. 3. ed. São Paulo: Ática, 2018.
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 3 – Imagem 1. Manguezal. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://media.gettyimages.com/id/177261087/pt/foto/brasileiro-floresta-de-mangal.jpg?s=612x612&w=0&k=20&c=q3B9z-wxGt-9_8-lvgWNZuDG9iVj4wQh9Wn_K2ARH_E=. Acesso em: 28 jul. 2023.
Slide 6 – Mapa 1 - Biomas brasileiros e Sistema Costeiro-Marinho. Fonte: Agência Notícias IBGE. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25798-ibge-lanca-mapa-inedito-de-biomas-e-sistema-costeiro-marinho. Acesso em: 5 ago. 2023. 
Slide 7 – Imagem 2. Peixes em Fernando de Noronha, PE. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/underwater-imagem-royalty-free/1054531392?phrase=fernando%2Bde%2Bnoronha. Acesso em: 17 ago. 2023.
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slides 9, 10, 11, 12 e 13 – Imagem 3. Fonte: Freepik. Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/conceito-de-comunicacao-empresarial-de-design-plano_20286038.htm#page=3&query=jovens%20conversando&position=33&from_view=search&track=ais Acesso em: 30 set. 2023.
Slides 10 e 12 – Imagem 4 e 5 – Fonte: INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Atlas dos manguezais do Brasil. Brasília: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 2018. 176 p. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/17L00001.pdf Acesso em: 28 jul. 2023. 
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 15 – Imagem 6. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://media.gettyimages.com/id/1350658695/pt/vetorial/set-of-motivation-and-goals.jpg?s=612x612&w=0&k=20&c=amBkWnLj5IEsG4kBJdKx6AqfkKxg7fp_vWWHh14qS6M=. Acesso em: 28 jul. 2023.
Slides 18 e 19 – Cartazes - Conduta consciente em ambientes recifais. Fonte: Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/images/imagens/biodiversidade/biodiversidade_aquatica/conduta_consciente_cartazA2_recifes2.pdf. Acesso em: 28 jul. 2023.
Referências
Material 
Digital

Continue navegando