Buscar

Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental Resposta 2 FAEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), no estado do Paraná,  monitora o desenvolvimento das árvores em áreas de mangues, localizadas no entorno dos Portos de Paranaguá e Antonina e, também, os processos erosivos nestas áreas. O trabalho é desenvolvido por meio do Programa de Monitoramento dos Manguezais, criado em 2016, que totaliza seis campanhas amostrais. A cada três meses, equipes de biólogos que atuam na Diretoria de Meio Ambiente da Appa vão a campo para fazer a medição das espécies nos manguezais. 
Reportagem na íntegra:
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=95724
Assim, baseando-se em seus conhecimentos adquiridos nessa disciplina, além de outros materiais de pesquisa (sites de referência, livros, revistas), apresente e discuta, de forma geral, a importância dos manguezais nas regiões litorâneas.
	Os mangues são espécies vegetais encontradas nos manguezais, que são um ecossistema localizado em regiões litorâneas, com um ambiente formado por uma água salobra, resultante do encontro da água doce com a do mar, o que torna esse lugar um espaço sensível ao equilíbrio entre esses dois cursos d'água.(http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mangues.htm) 
	A fauna presente nos manguezais é composta por peixes, ostras, mariscos e crustáceos, revelando-se como um ponto de elevada biodiversidade por também servir de espaço para a reprodução de algumas espécies de aves. Os caranguejos são abundantes e alimentam-se das folhas e raízes das árvores, ajudando a processar o material orgânico e contribuindo para o equilíbrio ecológico no ambiente em questão, além de ser uma importante fonte de renda para comunidades ribeirinhas.
	O manguezal é de fundamental importância para o equilíbrio ambiental e para a manutenção da vida marinha, pois esse bioma abriga uma grande biodiversidade e consiste em um berçário natural para várias espécies marinhas, onde peixes, moluscos e crustáceos se reproduzem e se alimentam.

Continue navegando