Buscar

Avaliação de Pesquisa II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
Ecossistemas Brasileiros e 
Gestão Ambiental
Aluno(a):
Data: 
05
 
 /
 03
 /
 2022
Atividade
de Pesquisa
 I
I
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
A
s respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
Ao terminar a avaliação o arquivo deve
rá ser salvo com o nome: "Avaliação
 de Pesquisa" (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema em form
ato
 digital 
em 
pdf
 ou 
word
.
Bons Estudos!
)
1. Faça um mapa esquemático localizando de forma geral as principais áreas com ocorrência darestinga no Brasil. Você pode pesquisar estas informações na internet, acessando sites do IBGE, do Ibama, de organizações não governamentais como o WWF Brasil e a Fundação SOS Mata Atlântica.
2. Apesar das três espécies anteriormente citadas serem as predominantes na Mata dos Cocais, existem outras espécies de palmeiras que também ocorrem nesta região, algumas relativamente bem conhecidas. Faça uma pesquisa nas fontes recomendadas no texto e levante pelo menos outras três espécies de palmeiras que ocorrem nesta região, ressaltando as principais característicasdestas espécies e seus usos mais relevantes para o homem.
A vegetação da Mata dos Cocais é dominada pela palmeira babaçu (sendo a mais importante a Orbignya speciosa), que predomina nos locais mais úmidos como o Maranhão, norte do Tocantins e oeste do Piauí. A Mata dos Cocais representa um dos ecossistemas brasileiros situado no nordeste do país (meio-norte do Brasil), entre os biomas da Amazônia, a oeste, a Caatinga, a leste e Cerrado, ao sul.
Da flora desse rico ecossistema, dois tipos de palmeiras se destacam, o babaçu (popularmente coco-de-macaco), árvore símbolo da Mata de Cocais, nos estados do Maranhão e Piauí, e, nas regiões mais úmidas, e a carnaúba (Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte), nas regiões mais secas, de forma que aproveitam para extrair dessas plantas, a cera, a glicerina, o óleo, o álcool, as fibras, considerados produtos essenciais para a sobrevivência da população local.
Assim, os produtos extraídos do babaçu e da carnaúba detém importante valor comercial, posto que são utilizados em indústrias farmacêuticas, de cosméticos, alimentícias, de celulose, dentre outras. Além do extrativismo vegetal, a economia dessa região é baseada na criação de gado, pecuária e nas culturas de arroz, soja e algodão. Importante ressaltar que a Mata dos Cocais possui a maior produção extrativista vegetal do país.
3. Descreva duas alternativas sustentáveis para a exploração racional do ecossistema de manguezal.
É preciso conhecer e respeitar os ciclos naturais dos manguezais para que o uso sustentado de seus recursos seja possível. Muitas atividades podem ser desenvolvidas no manguezal sem lhe causar prejuízos ou danos, entre elas: Criação de abelhas para a produção de mel. Com relação à pesca, os manguezais produzem mais de 95% do alimento que o homem captura no mar. Por essa razão, a sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno. Muitas atividades podem ser desenvolvidas no manguezal sem lhe causar prejuízos ou danos, entre elas:
· Criação de abelhas para a produção de mel
· Cultivo de ostras e outros organismos aquáticos
· Cultivo de plantas ornamentais (orquídeas e bromélias)
· Desenvolvimento de atividades turísticas, recreativas, educacionais e de pesquisa científica
· Pesca esportiva, artesanal e de subsistência, desde que se evite a sobrepesca, a pesca de pós-larvas, juvenis e de fêmeas ovadas
· Utilização da madeira das árvores, desde que se assegure a reflorestação.
4. Procure na literatura e nos sites recomendados informações sobre o papel da conservação das ilhas costeiras do Brasil na manutenção da biodiversidadelitorânea.
Além de acolher uma ampla variedade de seres vivos, esses ecossistemas proporcionam serviços essenciais à sobrevivência humana, como alimentos, manutenção do clima, purificação da água, controle das inundações e proteção costeira, bem como o turismo e lazer. O objetivo básico das Unidades de Conservação de Proteção Integral é preservar a natureza, mantendo os ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com execeção dos casos previstos na Lei nº 9.985/00. Exploração de petróleo ameaça vida marinha e populações costeiras no litoral da Bahia, alertam especialistas Como o próprio conceito de sustentabilidade indica, a conservação ambiental é importante para que as próximas gerações contem com recursos para a sua manutenção e subsistência. Além disso, é uma maneira eficaz de cuidar do habitat das espécies da nossa fauna e flora, impedindo que animais ou plantas entrem em extinção.
5. Busquem mais informações, na literatura ou na internet, sobre as principais causas da degradação e desaparecimento da restinga no Brasil, trazendo exemplos de situações que provocam esta destruição.
As restingas têm sido devastadas pelo mesmo motivo que os manguezais: situam-se em regiões de alto interesse comercial. A especulação imobiliária e a construção de estradas junto ao mar têm causa do sérios danos a esses ecossistemas. Assim como o manguezal, a restinga também é um ecossistema de transição entre mar e terra, mas é um ambiente mais seco e arenoso que o primeiro. ... “Hoje, os maiores riscos à preservação da restinga é o boom imobiliário nessas áreas e o despejo de resíduos, causadores de poluição”, completa Coelho. Atualmente, os maiores responsáveis pelo desmatamento são o boom imobiliário e o despejo e o depósito de resíduos. É cada vez mais difícil encontrar áreas de restingas forradas com sua cobertura vegetal típica. Assim, devido à sua importância ecológica para a região, o ecossistema das restingas será aqui caracterizado. O ecossistema das restingas integra o Bioma Mata Atlântica, que é reconhecido como um dos hotspots (*) de biodiversidade mais ameaçados do mundo. Assim, devido à sua importância ecológica para a região, o ecossistema das restingas será aqui caracterizado. O ecossistema das restingas integra o Bioma Mata Atlântica, que é reconhecido como um dos hotspots (*) de biodiversidade mais ameaçados do mundo.
6. Qual a importância do Manguezal e justifique o fato dos manguezais serem denominados o “berçário do mares”.
 É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico. Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar. Os manguezais são ecossistemas típicos de regiões tropicais e subtropicais. Eles são definidos como zonas de transição entre o ambiente marinho e o terrestre. Um manguezal é formado por árvores e outras espécies arbustivas que são capazes de resistir ao fluxo marítimo – e, consequentemente, ao sal da água do mar. Os manguezais são a base de um ecossistema biologicamente diversificado, rico e produtivo. Por isso, são lar e local de alimentação de uma série de espécies, muitas das quais estão em extinção. Apesar disso, os manguezais representam menos de 1% de todas as florestas tropicais do mundo. Daí a importância de preservá-los, afinal, eles contribuem para o bem-estar das comunidades costeiras, como fonte de renda e alimentos.
7. Pesquise em um livro sobre geologia o significado dos seguintes termos:
planície de maré;
As planícies de maré, que em regiões tropicais podem abrigar manguezais, são consideradas ecossistemas costeiros de transição entre os ambientes marinho e terrestre, típico de regiões estuarinas, o qual encontra-se em um período submerso e um períodoemerso
estuário;
Um estuário é uma área ao longo da costa onde um rio se junta ao mar. Os estuários são parcialmente fechados, tendo uma conexão livre com o mar aberto, essa conexão pode ser permanente ou periódica. Nos estuários a água do mar é diluída pela água doce, formando um ambiente salobro.
sedimentos lodosos;
 Os sedimentos são resultantes da erosão de rochas, da precipitação química a partir de oceanos, vales ou rios ou biológica (gerado por organismos vivos ou mortos), depositados na superfície da Terra ou nos corpos hídricos.
 A deposição dos sedimentos ocorre camadas de partículas soltas quando diminui a energia do fluido que o transporta, água, gelo ou vento[1]. As características dos sedimentos dependem da composição da rocha erodida, do agente de transporte, da duração do transporte e das condições físicas da bacia de sedimentação.
restinga;
 Restinga é uma planície formada por sedimentos quaternários
Restinga é um termo utilizado para definir as diferentes formações vegetais estabelecidas sobre solos arenosos que ocorrem na região da planície costeira.
falésia.
Falésias são formações instáveis e frágeis presentes ao longo do litoral. Elas são fruto principalmente da atuação da água do mar na erosão do relevo litorâneo. As falésias são formações de relevo esculpidas pelas águas dos mares e oceanos.
 (
Avaliação
 de Pesquisa
 I
I
:
Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental
)

Continue navegando