Buscar

Adaptação para Deficiência Visual

Prévia do material em texto

Módulo C – Fase I/2018
Adaptação de atividade
	Nome e RU: Rayane Mickus 1191581
Polo: Uninter Êducare-Piên 
	Ano/Série e idade do aluno: 6º ano, 11 anos.
	Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais (8 a 15 linhas):
A educanda em questão cursa o 6º ano do ensino fundamental, frequentando uma escola pública de ensino regular. É portadora da deficiência visual, caracterizada pela perca total, ou parcial da visão, falta da projeção de luz. O que afeta assim, suas percepções de cores, tamanhos, formas e distancias. 
Porem a aluna é bastante participativa, é capaz de realizar atividades simples e complexas, com ajuda de colegas auxiliados por seus professores. 
Quanto ao ensino aprendizagem, possui suas dificuldades como qualquer outro educando, porém responde bem aos conteúdos apresentados, se esforçando ao máximo para aprender e acolher a novos conteúdos.
A aluna usa-se da linguagem em braile para a escrita e leitura em sala de aula. Tendo o apoio de colegas e professores, que ditam os conteúdos para que assim, possa descrever na linguagem de braile para o papel.
Para atividade extraclasse, como o recreio, em sua locomoção, conta com uma bengala guia e ajuda dos colegas, ou monitor. 
	Atividade escolhida (marque um X):
( X ) Atividade 1
( ) Atividade 2
( ) Atividade 3
	Proposta de adaptação da atividade (até 20 linhas):
Durante a preparação do plano de aula, ficou aparente a professora que o conteúdo deveria ser adaptado não só para que a aluna pudesse vivenciar o conteúdo, mas para a melhor compreensão da classe toda. 
O conteúdo em questão trata-se da matéria de história sobre a localização dos povos egípcios, em especial a leitura e análise, do mapa do rio Nilo. Então optou-se por fazer a explicação oral da atividade, e apresentar aos educandos o mapa tátil ou sensorial do rio Nilo. Primeiramente foram ampliadas as imagem do mapa, logo após, suas dimensões e fronteiras, foram transcritas para uma taboa em MDF, assim foi possível fazer a pintura e delimitação das áreas com tinta guache. O preenchimento dos relevos, foram feitos com alpiste, areia, tecido, biscuit e gel de cabelo. Foi possível assim, a compreensão e noções de espaço e localização. As legendas foram escritas sob a linguagem em braile. A aluna então realizava a leitura com suas mãozinha em voz alta completando a atividade. Surgiu então a ideia de que todas os demais colegas fechassem seus olhos e assim realizassem a atividade, a ideia foi bem aceita. Realizando assim a inclusão total, e adaptação da atividade.
A experiência com uso do mapa tátil permitiu concluir que não há um caminho único para que se tornem as aulas mas acessíveis e compreensíveis aos alunos com deficiência visual, sempre deve-se ser inovado com diferentes formas de trabalho. Trabalhar com esse material, explorando o conteúdo a partir das discussões em sala possibilita um aprendizado mais significativo.
	Objetivos da adaptação (2 a 3 objetivos):
- Integrar e incluir todas as crianças em uma atividade lúdica, na qual, todos sejam capazes de efetuar as atividade propostas; 
- Despertar a curiosidade e a criatividade das crianças para realizarem um trabalho de entretenimento; 
- Identificar noções básicas de espaço e formas. 
	Resultados esperados (até 10 linhas):
Como resultados esperados, acreditamos que deve-se buscar a interação e integração da aluna em especial com os demais colegas, realizando assim, a inserção e inclusão da mesma em regime escolar normal. O uso do lúdico auxiliado aos conteúdos, facilita o ensino aprendizagem dos educandos, o que foi comprovado por meio do mapa de sensorial. Atividades deste cunho, despertaram nas crianças criatividade e curiosidade, pois o colorido das tintas e demais materiais despertam interesse e o trabalho em grupo sugere a integração dos mesmos. As crianças devem ter diversão aprendendo, aprendam, a serem organizados com o material de trabalho e que realizem todos os processos propostos em aula. Atividade exige concentração e atenção, para que as crianças entendam o conteúdo, mas que aprendam brincando.
 
image1.png

Continue navegando

Outros materiais