Buscar

Férias coletivas

Prévia do material em texto

Férias coletivas: Qual o período mínimo?
São férias coletivas as concedidas, de forma simultânea, a todos os empregados de uma empresa, ou apenas aos empregados de determinados estabelecimentos ou setores de uma empresa, independentemente de terem sido completados ou não os respectivos períodos aquisitivos.
Podem ser tiradas em dois períodos anuais desde que nenhum seja inferior a 10 dias (corridos).
Para que sejam concedidas as férias coletivas existem algumas regras. São elas:
· O empregado, o sindicato e o Ministério do Trabalho devem ser avisados com 15 dias de antecedência;
· Menores de 18 anos e maiores de 50 anos têm direito de optar por tirar os 30 dias de uma só vez;
· As férias coletivas podem ser concedidas a todos os empregados da empresa ou a determinados setores. Ou seja, nenhum empregado de uma área que esteja no recesso pode estar trabalhando durante esse período;
· O início das férias coletivas ou individuais não poderá coincidir com sábado, domingo, feriado ou dia de compensação de repouso semanal.
· Comunicar ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) as datas de início e fim das férias com antecedência mínima de 15 dias, indicando quais os setores ou estabelecimentos atingidos;
· Enviar, ao sindicato representativo da categoria profissional, cópia da comunicação feita ao MTE;
· Afixar em local visível aviso referente às férias coletivas.
· A concessão das férias coletivas deve ser anotada na carteira de trabalho dos funcionários, assim como no livro ou nas fichas de registro, antes do início do descanso.·.
A empresa cumpriu as regras perante a CLT. O período não foi menor que 10 dias de férias coletivas, o início se deu numa segunda-feira (dia útil), em janeiro deste mesmo ano, a empresa concedeu férias coletivas de 20 dias, totalizando dois períodos.
 A Fiat concedeu férias a três das quatro linhas de produção.
Pela CLT, férias coletivas são concedidas a todos os empregados ou apenas a um determinado setor e nenhum trabalhador deste mesmo setor poderá exercer a função.
Se tratando do setor de produção, (mesmo setor que foram concedidas as férias coletivas) pela lei que rege o trabalhador, é correto conceder férias para todo o setor de produção.
 A empresa decidiu manter uma linha de produção, certamente para não prejudicar a montagem de novas linhas para campanhas do ano ativo.
Pela reportagem vista, a Fiat tem um número muito grande de carros em seu pátio e as concessionárias estão com dificuldades nas vendas.
Para ajustar os setores de produção, a empresa concedeu férias coletivas para estabilizar a mão de obra, ter produção e saídas do que se produz.
Cumpriu os requisitos com a exceção da permanência de alguns trabalhadores da linha de produção.

Continue navegando