Buscar

612875

Prévia do material em texto

Introdução aos estudos de Literatura I
Língua Portuguesa
Ensino Médio
1o bimestre – Aula 13
1a
SÉRIE
2024_EM_B1_V1
Conceito de literatura.
Compreender como o contexto contribui para a compreensão do sentido do texto literário;
Identificar a presença de valores sociais e diferentes visões de mundo em textos literários.
Conteúdo
Objetivos
2024_EM_B1_V1
Habilidade potencializada: (EM13LGG101) - Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos. 
Sugestão de minutagem: 
Para começar: 2 min.
Foco no conteúdo: 10 min.
Na prática: 10 min.
Aplicando: 15 min. 
Virem e conversem
3 MINUTOS
Você gosta de ler? Tem algum autor preferido?
O que a imagem ao lado pode simbolizar sobre o conceito de literatura?
2024_EM_B1_V1
Para começar
https://pixabay.com/pt/illustrations/livro-cachorro-contos-de-fadas-794978/
Literatura
Definir a literatura, ou o fato literário, é uma questão polêmica. Existem muitas definições possíveis. O que é consenso é que a literatura é uma forma de arte que usa a linguagem verbal (sobretudo a escrita) como material expressivo, do mesmo modo que a pintura usa formas e cores; a escultura, formas e volumes; a música, o som; e a dança, a combinação de movimentos corporais e música.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Professor, os conceitos e discussões apresentados nesta aula poderão ser retomados nas aulas 15 e 16, que tratam da Sequência de Atividades 2 do Aprender Sempre, com a exploração do texto literário.
Considerada arte, a literatura esteve associada ao belo, àquilo que provoca prazer estético. Entretanto, o conceito de arte tem variado ao longo do tempo, uma vez que acompanha as mudanças de valores morais, a coexistência de diferentes ideologias, os avanços científicos e filosóficos dos diferentes grupos de indivíduos. Essa variação no conceito de arte, e não poderia ser diferente, interfere também no conceito de literatura, em cada momento histórico. 
Portanto, a pergunta O que é literatura? sempre teve várias respostas ao longo das épocas. Conforme muda a realidade, mudam suas formas de representação. Assim, não se pode afirmar que existe uma definição final ou verdadeira, cada tempo e cada grupo social têm a sua definição. 
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Professor, se quiser, pode apresentar algumas definições de literatura. Como exemplos, para os estudantes, elencamos algumas, mas você pode selecionar outras: 
“Literatura é a criação de uma suprarrealidade”; “é a arte que imita pela palavra”. (Aristóteles, Grécia Antiga)
Tenho uma serva velha, muito compreensiva,
que amamentou e criou o meu pobre marido,
recebendo-o nos braços no dia em que a mãe o deu à luz.
[...]
Anda lá, ó sensata Euricleia, levanta-te agora:
lava os pés de quem tem a idade do teu amo.
			Trecho da Odisseia, de Homero.
“Literatura é linguagem carregada de significado. Grande literatura é simplesmente a linguagem carregada de significado até o máximo grau possível.” (Ezra Pound, início do século XX)
Ex.: Anjo no nome, Angélica na cara,
Isso é ser flor, e Anjo juntamente,
Ser Angélica flor, e Anjo florente,
Em quem, senão em vós se uniformara?
			Trecho do poema “À mesma D. Angela”, de Gregório de Matos.
“A literatura segue itinerários que costeiam ou transpõem as barreiras das interdições, que levam a dizer o que não podia ser dito; inventar em literatura é redescobrir palavras e histórias deixadas de lado pela memória coletiva e individual.” (Ítalo Calvino, segunda metade do século XX)
Exemplo: "Tinha inveja do outro, daquele outro português que fizera fortuna, sem precisar roer nenhum chifre; daquele outro que, para ser mais rico três vezes do que ele, não teve de casar com a filha do patrão ou com a bastarda de algum fazendeiro freguês da casa!” 
			Trecho de “O cortiço”, de Aluísio Azevedo.
Cada período histórico possui um conjunto de traços e normas que orienta e caracteriza sua produção artística e que está presente na maioria dos autores: é o que alguns estudiosos chamam de estilo de época. 
Assim, na história da literatura, são considerados alguns períodos literários: Trovadorismo, Classicismo, Barroco, Arcadismo, Realismo, Pré-Modernismo e Modernismo, citando os mais abrangentes.
Importante salientar que, num mesmo período, podem conviver diferentes estilos, correspondentes à coexistência de diferentes concepções de vida e de arte.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Professor, comente com os estudantes que vivemos num momento histórico no qual a linguagem verbal sofre forte impacto da linguagem visual. Imagens, símbolos, cores e todo o requinte da indústria gráfica e do universo digital promoverão transformações profundas na literatura, atingindo inclusive seu material original. Isso significa que a literatura está se modificando, e seu conceito passará por novas adequações. Isso nos permite afirmar que a literatura tem uma história, o que permite organizá-la numa cadeia temporal, fazendo conexões com os fatos políticos, econômicos e sociais de cada período, ou seja, ela traz as marcas históricas do período em que foi criada.
(Fuvest 2008 – SP – adaptado)
Leia o texto a seguir para responder à questão:
A borboleta
Cada vez que o poeta cria uma borboleta, o leitor exclama: “Olha uma borboleta!” O crítico ajusta os nasóculos e, ante aquele pedaço esvoaçante de vida, murmura: “Ah! Sim, um lepidóptero...”.
Mário Quintana. A borboleta. Caderno H. Rio de Janeiro: Alfaguara. ₢ by Elena Quintana.
Vocabulário
Nasóculos: óculos sem hastes, ajustáveis ao nariz.
Lepidóptero: inseto que passa por metamorfose completa.
2024_EM_B1_V1
Na prática
Depreende-se desse fragmento que, para Mário Quintana,
a crítica de poesia é meticulosa e exata quando acolhe e valoriza uma imagem poética.
uma imagem poética logo se converte, na visão de um crítico, em um referente prosaico.
o leitor e o poeta relacionam-se de maneira antagônica com o fenômeno poético.
o poeta e o crítico sabem reconhecer a poesia de uma expressão como “pedaço esvoaçante de vida”.
palavras como borboleta ou lepidóptero mostram que há convergência entre as linguagens da ciência e da poesia.
2024_EM_B1_V1
Na prática
Professor, converse com os estudantes sobre o vocabulário empregado nas questões. Explique o significado de prosaico. O não entendimento do termo pode dificultar a resolução da questão. No texto, prosaico é utilizado com o significado de trivial, comum, banal.
Correção
Depreende-se desse fragmento que, para Mário Quintana,
a crítica de poesia é meticulosa e exata quando acolhe e valoriza uma imagem poética.
uma imagem poética logo se converte, na visão de um crítico, em um referente prosaico.
o leitor e o poeta relacionam-se de maneira antagônica com o fenômeno poético.
o poeta e o crítico sabem reconhecer a poesia de uma expressão como “pedaço esvoaçante de vida”.
palavras como borboleta ou lepidóptero mostram que há convergência entre as linguagens da ciência e da poesia.
2024_EM_B1_V1
Na prática
Leia a citação a seguir, da escritora Marisa Lajolo:
“Será errado dizer que a literatura é tudo aquilo que cada um de nós considera literatura? Por que não incluir num conceito amplo e aberto de literatura as linhas que cada um rabisca em momentos especiais? Ou aquele conto que alguém escreveu e está guardado na gaveta? Por que excluir da literatura o poema que seu amigo fez para a namorada, só mostrou para ela e para mais ninguém? [...] Por que negar o nome de literatura aos poemas mimeografados que o jovem autor vende para a plateia depois do espetáculo ou na feira hippie de domingo? Esses textos não têm a mesma cidadania literária que o romance famoso com crítica no jornal e comentado na escola?”
Todo mundo escreve
2024_EM_B1_V1
Aplicando
Excerto retirado de: LAJOLO, Marisa. O que é literatura. São Paulo: Brasiliense, 1982. p. 10.
Professor, para que os estudantes compreendam os textos mimeografados, que estão na citação, comente com eles que a chamada “Poesia Marginal”,também conhecida como geração mimeógrafo, foi uma concepção artística surgida nos anos 70 do século passado. Recebeu esse nome por buscar, por meio da literatura, uma atuação cultural que fugia aos padrões acadêmicos, não se importando com o que a crítica literária propunha sobre a construção poética na época. Tidos como exemplos da contracultura, considerando o momento político no qual o Brasil vivia, buscavam enriquecer seus textos de forma criativa, com o uso de coloquialidade, ironia, sarcasmo, gírias, humor e crítica social. Os textos utilizam muitas vezes elementos visuais como fotografias e quadrinhos. Essas questões serão retomadas na próxima aula.
Agora, em duplas, respondam aos questionamentos a seguir:
Se alguém lhe perguntasse: “O que é literatura?”, o que você responderia? Justifique sua resposta.
Existe uma relação entre a História, tal como você conhece e vem estudando, e uma história da literatura? Explique.
Compartilhem com os colegas as respostas elencadas por vocês.
Todo mundo escreve
2024_EM_B1_V1
Aplicando
Se alguém lhe perguntasse: “O que é literatura?”, o que você responderia? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal.
Existe uma relação entre a História, tal como você conhece e vem estudando, e uma história da literatura? Explique.
Como a literatura é produzida no interior das relações econômicas e sociais de cada momento histórico (o contexto), a história da literatura está diretamente ligada ao desenrolar da própria História.
Todo mundo escreve
Correção
2024_EM_B1_V1
Aplicando
Professor, de acordo com o Currículo Paulista, no Ensino Médio, devem ser introduzidas para fruição e conhecimento, ao lado da literatura africana, afro-brasileira, indígena e da literatura contemporânea, obras da tradição literária brasileira e de língua portuguesa, de um modo mais sistematizado, em que sejam aprofundadas as relações com os períodos históricos, artísticos e culturais. Essa tradição, em geral, é constituída por textos clássicos, que se perfilaram como canônicos – obras que, em sua trajetória até a recepção contemporânea, mantiveram-se reiteradamente legitimadas como elemento expressivo de suas épocas. É nesse sentido que se enfatiza a ponte com os estudos de História.
Reconhecemos as relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político;
Compreendemos as dimensões possíveis relacionadas ao conceito de literatura.
2024_EM_B1_V1
O que aprendemos hoje?
LAJOLO, Marisa. O que é literatura. São Paulo: Brasiliense, 1982. 
OLIVEIRA, Clenir Bellezi de. Literatura em contexto: a arte literária luso-brasileira. Ensino Médio – Volume único. São Paulo: FTD, 2012.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Aprender Sempre, 2022. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 1a série EM, vol. 1.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Currículo Paulista do Ensino Médio. São Paulo, 2020. 
2024_EM_B1_V1
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 3 – Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/livro-cachorro-contos-de-fadas-794978/. Acesso em: 21 nov. 2023.
2024_EM_B1_V1
Referências
2024_EM_B1_V1

Continue navegando