Buscar

623819

Prévia do material em texto

Feira do troca 
Geografia
1o bimestre – Aula 14
Ensino Médio
2a
SÉRIE
2024_EM_B1_V1
Feira do troca. 
Compreender os impactos socioambientais causados pelos diferentes padrões de consumo;
Analisar a relação entre os hábitos de consumo e as transformações no meio ambiente;
Identificar a necessidade de adoção de hábitos sustentáveis para mitigar os impactos negativos.
Conteúdo
Objetivos
2024_EM_B1_V1
(EM13CHS303)
Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.
Assista ao vídeo a seguir da TV Brasil – Feira de trocas de brinquedos estimula crianças a não serem adultos consumistas
https://www.youtube.com/watch?v=mOYmuAA3mFE&t=55s 
Qual é a importância de conscientizar crianças sobre o consumo e consumismo? Isso se aplica a jovens e adultos?
5 MINUTOS
Todos juntos
2024_EM_B1_V1
Para começar
“O consumo opera mediante uma estratégia que consiste, em primeiro lugar, em criar uma necessidade e, em seguida, oferecer um produto que seja capaz de resolvê-la e, em continuidade, voltar a criar uma necessidade e repetir o processo. Os indivíduos inseridos nessa lógica, com a vida voltada para o consumo, acabam por acelerar esse processo à medida que apresentam a constante preocupação de ‘estar e permanecer à frente’ da tendência de estilo, ou seja, de pertencerem ao grupo de referência dos ‘pares’, dos ‘outros que contam’, daqueles que, por meio da aprovação ou da rejeição, traçam a tênue linha entre sucesso e fracasso”. 
ZANIRATO, S.; ROTONDARO, T. “Consumo, um dos dilemas da sustentabilidade” in Estudos Avançados, v. 30, nº 88. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-40142016.30880007. Acesso em: 28 dez. 2023.
A expansão do consumo e a constatação da finidade dos recursos
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
“Esse ‘estar à frente da tendência de estilo’ oferece uma espécie de bônus duplo, pois deixa o consumidor momentaneamente atualizado, ao mesmo tempo em que lhe confere uma salvaguarda que evita deixá-lo para trás no futuro (se é que isso é possível) (Bauman, 2008, pp. 107-9).
Todavia, ainda que o desejo de consumir se insira no campo emocional, a busca desmedida faz a moda impelir ao descartável, ao consumo desenfreado que amplia a produção do desperdício. ‘O devir da moda em nossas sociedades identifica-se à institucionalização do desperdício, à criação em larga escala de necessidades artificiais.’ (Lipovetsky, 1989, p. 157)”.
ZANIRATO, S.; ROTONDARO, T. “Consumo, um dos dilemas da sustentabilidade” in Estudos Avançados, v. 30, nº 88. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-40142016.30880007. Acesso em: 28 dez. 2023.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Durante este bimestre, você estudou os impactos que o consumo gera e refletiu sobre a importância da reutilização dos bens. Agora, é hora de organizar uma feira de trocas.
Organize com o seu professor e colegas uma feira destinada à troca de itens, como: livros, roupas, artigos escolares, dentre outros; além de troca, você pode fazer doações, dando destinos a esses itens, afinal, o que não serve mais para você, pode ser o item que seu colega esteja precisando. 
Trabalhe com o relógio 
2024_EM_B1_V1
Na prática
Monte o layout da feira, apontando onde devem ficar os itens, e como serão as regras de troca.
É importante que, nesse momento, você compreenda que nem sempre a troca ocorrerá, respeitando as escolhas de cada indivíduo. Estipule, ainda, o tempo de duração da feira; indicamos o tempo máximo de uma aula.
Se for necessário, estipule uma moeda social de troca, ou seja, quando um estudante leva um item, ele recebe um valor (ficha), que lhe permitirá trocar por outro objeto de valor igual ou menor, lembrando que o valor é simbólico; para esse caso, os estudantes podem até criar sua própria moeda (ficha de troca).
2024_EM_B1_V1
Na prática
Após a feira, responda às questões de avalição:
Houve a participação de todos no projeto? Argumente.
Quais foram as suas maiores dificuldades e facilidades no desenvolvimento desse projeto? O que você mudaria para as próximas edições? 
Escreva um pequeno texto, apresentando como você reconheceu e compreendeu o funcionamento da cadeia produtiva dos produtos, e de que maneira isso impacta o meio ambiente. Fale, ainda, sobre como o consumismo afeta a vida das pessoas, e como podemos evitar o gasto desnecessário e o desperdício.
5 MINUTOS
Mostre-me
2024_EM_B1_V1
Na prática
Retomem o texto elaborado no exercício 3 da seção “Na prática” e, em grupos, compartilhem o que vocês produziram. Após esse momento, reflitam sobre as diferentes percepções; e caso seja necessário, reorganizem os seus textos, combinando com o seu professor o modelo de entrega. 
Faça de novo
Todo mundo escreve
2024_EM_B1_V1
Aplicando
Agora, em tópicos, vamos listar o que aprendemos; complete a lista explicitando os pontos aprendidos na aula:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2024_EM_B1_V1
O que aprendemos hoje?
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: Etapa Ensino Médio / organização: Secretaria da Educação, Coordenadoria Pedagógica; União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo – UNDIME. São Paulo: SEDUC, 2020.​
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução: Leda Beck. Consultoria e revisão técnica: Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Prosa/Fundação Lemann, 2011.
https://www.scielo.br/j/ea/a/G37mRh8hrkJkjGqk3yYX3qG/#
https://www.youtube.com/watch?v=mOYmuAA3mFE&t=55s 
2024_EM_B1_V1
Referências
2024_EM_B1_V1

Continue navegando