Buscar

Diferenciação dos Vasos do Coração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A diferenciação dos vasos da base do coração se dá através do conhecimento das posições anatômicas de cada uma das estruturas presentes nesse músculo. Podem ser diferenciados com base em sua posição, tamanho, origem e destino, são vasos da base do coração aqueles que tem acesso direto as câmaras cardíacas, os vasos que transportam sangue em direção ao coração são denominados veias e desembocam nos átrios, enquanto os vasos que saem do coração são denominados artérias e saem dos ventrículos. Assim, podemos ver algumas características que nos ajudam a distinguir melhor esses vasos do coração:
- Aorta: É a maior artéria do corpo humano, ela carrega sangue oxigenado bombeado pelo lado esquerdo do coração para o restante do corpo, dela se derivam todas as outras artérias do organismo, exceto somente a pulmonar. A aorta se inicia no coração na base do ventrículo esquerdo, corresponde a principal artéria da circulação.
 A aorta ascendente forma um arco denominado arco aórtico de onde saem três importantes vasos responsáveis pela irrigação das estruturas da cabeça dos membros superiores, ( artéria tronco braqueocefálico, artéria carótida comum esquerda, artéria subclávia esquerda), após isso ela desce sendo artéria aorta descendente torácica, que vai se ramificar posteriormente levando sangue para todas partes do corpo, ela está localizada anteriormente em relação aos outros vasos da base.
- Veias pulmonares: Existem quatro, sendo uma superior e uma inferior para cada um dos pulmões, as veias pulmonares desembocam no átrio esquerdo encerrando a pequena circulação, levando ao coração sangue rico em oxigênio, após passar pelo processo de hematose. As veias pulmonares trazem o sangue oxigenado dos pulmões para o átrio esquerdo do coração, se conectam ao átrio esquerdo, posicionando-se posteriormente em relação aos demais vasos da base.
- Veias cavas: São duas as veias cavas, (Veia Cava Superior e Veia Cava Inferior), essas veias são responsáveis por drenar o sangue da grande circulação de volta para o coração.
A veia cava superior é geralmente maior que a cava inferior, é um vaso grande que transporta sangue desoxigenado proveniente da parte superior do corpo de volta ao coração. Ela entra no átrio direito do coração localizando-se superiormente em relação aos outros vasos da base.
 A veia cava inferior também é um vaso grande, porém transporta sangue desoxigenado proveniente da parte inferior do corpo, de volta ao coração, drena o sangue dos troncos e dos membros inferiores, enquanto a veia cava superior drena o sangue da cabeça, pescoço e membros superiores de volta ao coração. A veia cava inferior entra no átrio direito e sua abertura fica inferiormente em relação aos demais vasos da base, as duas veias cavas acessam o átrio direito, concluindo a grande circulação.
-Artéria pulmonar: São dois vasos que surgem a partir do tronco pulmonar e levam sangue desoxigenado do coração para os pulmões. As artérias pulmonares estão localizadas posteriormente em relação aos demais vasos da base. Se dividem nas artérias pulmonares direita e esquerda indo para os pulmões correspondentes.
Essas características anatômicas e funcionais ajudam a diferenciar os vasos da base do coração durante a observação da anatomia externa do órgão. Além disso, as artérias geralmente têm uma parede mais espessa em comparação com as veias, o que pode ser outro indicador visual para que seja possível diferencia-las.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando