Buscar

Gabarito e Comentários Unidade I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO
UNIDADE I
1. C – F, V, F, V
2. A – 1, 4, 3, 2
3. A – MATERIAIS/ PRIVADO PÚBLICO
4. C
5. C
6. D
7. E
8. B
9. C
10. E
COMENTÁIOS
UNIDADE I
1. Comentário: Falso, pois o Código de Hammurabi tinha como característica a presença de penas especificamente em relação aos direitos humanos, trata-se de uma construção moderna, que surge com esses termos a partir do final do século XIX, com o Direito Humanitário (Direito de Guerra) e, posteriormente à 2ª Guerra Mundial, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Naturalmente, alguns acontecimentos na humanidade vão se desenrolar no sentido de atribuir à figura do ser humano um mínimo de dignidade, não obstante os preconceitos e diferenças sociais vigentes. Vieira (2011) afirma que o talião, entretanto, não era a única norma penalizante presente no citado código, podendo-se observar, já em seu artigo 1º, uma primeira manifestação do rigoroso modelo punitivo nele previsto: “Se um homem acusou outro homem e lançou sobre ele suspeita de morte, mas não pôde comprovar, seu acusador será morto”. Assim, a afirmativa é falsa.
Verdadeiro, pois, em sentido subjetivo, quanto aos sujeitos que exercem a função administrativa, conceitua-se Administração Pública como o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas aos quais é atribuído o exercício da função administrativa. Define Maria Sylvia Zanella Di Pietro que a Administração Pública, no sentido subjetivo, formal ou orgânico, designa os entes que exercem a atividade administrativa; compreende pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos incumbidos de exercer uma das funções em que se triparte a atividade estatal: a função administrativa.
Falso, trata-se do princípio da Intervenção Mínima do Direito Penal, ou seja, o direito penal só vai agir em último caso (ultima ratio). Para resolver as desavenças na comunidade, o legislador deve primeiro utilizar a lei civil, a lei administrativa, a lei trabalhista, a lei tributária, caso essas leis não resolvam, o legislador deverá usar a ultima ratio: a lei penal.
Verdadeiro, pois a jurisprudência traduz a reiteração dos julgamentos dos Tribunais num mesmo sentido. A jurisprudência influencia poderosamente a construção do Direito. Assim, é correto afirmar que a jurisprudência tem um caráter mais prático, mais objetivo que a doutrina e a lei. Outra característica da jurisprudência é o seu nacionalismo. Enquanto a doutrina tende a universalizar-se, a jurisprudência tende a nacionalizar-se pela contínua adaptação da lei e dos princípios teóricos ao caso concreto.
2. 1 - Norma: esse sentido é muito importante e o mais comum, pois você certamente encontrará várias definições da palavra direito como lei, vale dizer, um conjunto de normas que devem ser seguidas por todos. São normas obrigatórias, pois caso alguém não respeite uma norma (lei), receberá uma penalidade imposta pelo Estado que, em última instância, é o agente que detém o poder de obrigar as pessoas a cumprir a lei, inclusive com o emprego da “força”, se necessário. 2 - Faculdade: aplicamos esse sentido quando a palavra direito reflete uma capacidade que é reconhecida a um determinado sujeito. Fica mais fácil com o seguinte exemplo: “homens e mulheres têm direitos iguais”. 3 - Justiça ou justo: nessas hipóteses a palavra expressa o sentido de justiça que deve prevalecer nas relações sociais, por exemplo, quando falamos que a “liberdade de religião e crença é um direito de todos”. 4 - Ciência: esse significado fica bem claro quando ouvimos alguém dizer, acertadamente, que o direito é uma ciência social aplicada.
3. As fontes materiais são os fatos sociais, políticos e econômicos que fazem nascer a regra jurídica. As Normas de Direito Civil pertencem ao direito privado quando referentes aos contratos em geral e ao direito público quando referentes ao Direito Processual. Basta se recordar que as matérias de ordem pública – que são de interesse da sociedade – pertencem ao Direito Público.
4. Comentário: A abstração da lei não se confunde com abstração física. A abstração da lei significa que ela regula eventos futuros. A generalidade da lei é diferente da contratual. A lei se aplica a todos, daí, dizer-se que ela é geral. Os contratos vinculam apenas as partes contratantes.
Leis são instrumentos formais e, portanto, precisam ser escritas e publicadas, podendo sim modificar direitos existentes, exceto aqueles constantes das cláusulas pétreas. Portanto, a alternativa correta é a que define a estatalidade, pois são elaboradas pelos órgãos de Estado.
5. A vacatio legis corresponde ao tempo de vacância entre a data de publicação de determinada lei e sua efetiva vigência e nesse caso se deu de forma excepcional, vez que a própria lei definiu o início de sua vigência. Veja-se o art. 1ª da LINDB:
Art. 1o Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada.
§ 1o Nos Estados, estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia três meses depois de oficialmente publicada.
§ 3o Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada a correção, o prazo deste artigo e dos parágrafos anteriores começará a correr da nova publicação.
§ 4o As correções a texto de lei já em vigor consideram-se lei nova.
A vacatio legis é, portanto, o período de tempo entre a publicação da lei e sua vigência, quando passa a ser obrigatória.
6. a - Errado: a redução das desigualdades sociais e regionais é justamente um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, conforme o art. 3º da Constituição.
A regra de interpretação dita por Rui Barbosa se aplica perfeitamente nessa questão: Aquinhoar igualmente os desiguais, na medida da sua desigualdade. Um exemplo dessa determinação legal é a existência de Áreas de Livre Comércio, que foram criadas para promover o desenvolvimento das cidades de fronteiras internacionais localizadas na Amazônia Ocidental e em Macapá e Santana, com o intuito de integrá-las ao restante do país, oferecendo benefícios fiscais semelhantes aos da Zona Franca de Manaus no aspecto comercial, como incentivos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Os objetivos principais das ALCs são a melhoria na fiscalização de entrada e saída de mercadorias, o fortalecimento do setor comercial, a abertura de novas empresas e a geração de empregos.
b - Errado: faz parte dos princípios fundamentais da Constituição Federal os valores da livre iniciativa, de acordo com o art. 1º:
[...]
IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
Por livre iniciativa entende-se a doutrina que defende a liberdade do indivíduo em suas iniciativas econômicas, sem qualquer interferência do Estado, implicando, por exemplo no direito de o empresário investir no ramo que considerar mais lucrativo, na total garantia da propriedade privada etc.
c - Errado: não existe a separação absoluta de Poderes (legislativo, executivo e judiciário). Cada um deles possui o que se chama função típica e atípica; aquela exercida com preponderância é a típica, e a função exercida secundariamente é a atípica.
Importante a contribuição de Pedro Lenza (2017) sobre a importância das funções típicas e atípicas:
Dessa forma, além do exercício de funções típicas (predominantes), inerentes e ínsitas à sua natureza, cada órgão exerce, também, outras duas funções atípicas (de natureza típica dos outros dois órgãos). Assim, o legislativo, por exemplo, além de exercer uma função típica, inerente à sua natureza, exerce, também, uma função atípica, de natureza executiva, e outra função atípica, de natureza jurisdicional.
Importante notar que, mesmo no exercício da função atípica, o órgão exercerá uma função sua, não havendo aí ferimento ao princípio da separação de Poderes, porque tal competência foi constitucionalmente assegurada pelo poder constituinte originário.
d - Correto: a erradicação da pobreza e da marginalização é um dos objetivos fundamentais da RepúblicaFederativa do Brasil, conforme o art. 3º:
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I – Construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II – Garantir o desenvolvimento nacional;
III – Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.
Afirmou Martin Raiser, diretor do Banco Mundial para o Brasil, que as reformas macroeconômicas, nos meados da década de 1990, domaram a inflação, que prejudicava, principalmente, os mais pobres. A Lei de Responsabilidade Fiscal, promulgada em 2000, ajudou a colocar as finanças públicas em posição mais saudável, contribuindo para a redução das taxas de juros e para a estabilidade macroeconômica.
Durante a “década de ouro”, a partir de 2003, o aumento nas exportações e nas receitas do governo, associados à forte alta internacional no preço das commodities, proporcionou um espaço fiscal ainda maior para a expansão de políticas sociais progressivas.
Além disso, com o mercado de trabalho aquecido pela expansão da demanda, significativos aumentos no salário mínimo ampliaram os ganhos dos trabalhadores, particularmente para os menos qualificados. Esse aumento na renda do trabalho de baixa qualificação, juntamente com a expansão de programas de transferências focalizados nos mais pobres, como o Bolsa Família, desempenharam um papel crucial na redução da pobreza extrema no Brasil.
Martin Raiser, diretor do Banco Mundial para o Brasil, publicado em 19/10/2016. Disponível em: https://nacoesunidas.org/artigo-erradicar-a-pobreza-e-diminuir-desigualdades-sao-fundamentais-para-o-desenvolvimento/
e - Errado: O pluralismo político é princípio fundamental da República Federativa do Brasil:
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
[...]
V – o pluralismo político.
É comum confundir-se a expressão pluralismo político com a noção de devam existir vários partidos políticos, contudo, a esta matéria atribui-se a denominação pluripartidarismo ou multipartidarismo, que nada mais é do que uma das consequências do pluralismo político. No entanto, o pluralismo político é a possível e garantida existência de várias opiniões e ideias com o respeito por cada uma delas. O pluralismo político, como base do Estado democrático de direito, aponta o reconhecimento de que a sociedade é formada por vários grupos, portanto, composta pela multiplicidade de vários centros de poder em diferentes setores. Assim, não se trata de exigir do cidadão a existência de mais de um partido político, mas sim a possibilidade e garantia de fazê-lo, nos termos da Constituição.
7. O sufrágio universal determina que todas as pessoas acima dos 18 anos votem, mas não que elas sejam votadas. O voto é o ato fundamental do exercício do direito de sufrágio, no que tange sua função eleitoral; é a sua manifestação no plano prático. O pluralismo político é garantido à medida que existem diversos partidos políticos como forma de representar o poder que emana do povo. As demais afirmativas contemplam exatamente o texto constitucional nas áreas de família, meio ambiente, criança e adolescente e pessoas com 60 anos ou mais.
8. Estabelece o art.1º, caput, da Constituição Federal, que:
“Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos...”. Deste dispositivo constitucional, extraímos a concepção de que nosso país adotou como forma de Estado responsável pela distribuição espacial do poder político, a federação. A esse respeito, podemos conceituar federação como uma forma de organização, com autonomia dos federativos que a compõem, pela vedação ao direito de secessão e sobretudo pela previsão constitucional das competências das entidades federativas.
9. A resposta correta, nos termos do art. 2º da CF/88:
Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. A Impessoalidade, a Moralidade e a Eficiência são princípios da Administração Pública. A Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade são o lema da Revolução Francesa, o Poder Moderador não existe mais no Brasil. Ele se sobrepunha aos poderes (legislativo, judiciário e executivo), cabendo ao seu detentor força coativa sobre os demais. Ministério Público é órgão do Poder Judiciário e Tribunal de Contas, auxiliar do Poder Legislativo.
10. Art. 5º...
LXVIII – conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;
LXXII – conceder-se-á habeas data:
a - para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;
b - para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;
Será concedido Mandado de Segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

Continue navegando