Buscar

Carboidratos na Alimentação Animal

Prévia do material em texto

Principais fontes e funções dos carboidratos usados na alimentação animal:
CARBOIDRATOS INTRODUÇÃO Biomoléculas mais abundantes 
Base da nutrição animal Aproximadamente 75% da M.S. dos vegetais 
*Os animais não são capazes de sintetizar carboidratos a partir de substratos simples não energéticos, precisando obtê-los por meio da alimentação, produzindo CO2 (excretado para a atmosfera), água e energia (utilizados nas reações intracelulares).
Os vegetais são auto-suficientes na produção de carboidratos. Os animais precisam alimentar-se de células vegetais (ou de animais herbívoros) para obter glicose O2, para produzir energia para suas reações metabólicas.
Autótrofos vs. Heterótroficos:
Seres verdes” que capturam a energia da luz solar.
Os outros seres que dependem direta ou indiretamente dos seres verdes.
CARBOIDRATOS FUNÇÕES •ENERGÉTICA: são os principais produtores de energia sob a forma de ATP, cujas ligações ricas em energia são quebradas sempre que as células precisam de energia para as reações bioquímicas. -É a principal função dos carboidratos, com todos os seres vivos (com exceção dos vírus) possuindo metabolismo adaptado ao consumo de glicose como substrato energético. -Algumas bactérias consomem dissacarídeos (p.ex.: a lactose) na ausência de glicose, porém a maioria dos seres vivos a utiliza como principal fonte energética.
•ESTRUTURAL: -a parede celular dos vegetais é constituída por um carboidrato polimerizado - a celulose; -a carapaça dos insetos contém quitina, um polímero que dá resistência extrema ao exo-esqueleto; -as células animais possuem uma série de carboidratos circundando a membrana plasmática que dão especificidade celular, estimulando a permanência agregada das células de um tecido - o glicocálix;
RESERVA ENERGÉTICA: nos vegetais, há o amido, polímero de glicose; 
Nos animais, há o glicogênio, também polímero de glicose porém com uma estrutura mais compacta e ramificada.
Quimicamente são poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, ou substâncias que, hidrolisadas, originam estes compostos 
Fórmula geral (CH2O)n Ex: glicose C6H12O6 
Alguns carboidratos, entretanto, possuem em sua estrutura nitrogênio, fósforo ou enxofre não se adequando, portanto, à fórmula geral. 
Duas Famílias: Cetoses e Aldoses Três classes principais de acordo com o tamanho:
Monossacarídeo
Oligossacarídeo
Polissacarídeo
Carboidratos de origem Vegetal na Nutrição e Alimentação Animal:
FIBRAS -“fibra alimentar” é uma fração complexa composta por um conjunto de componentes presentes nos alimentos vegetais, representados pela soma de lignina e polissacarídeos (celulose, hemicelulose, pectina, mucilagem e goma), sendo estes classificados segundo sua solubilidade em água, como solúveis ou insolúveis. -a fibra se constitui basicamente de componentes da parede celular resistentes às enzimas secretadas pelos animais. hemiceluloses: são polissacarídeos complexos encontrados nas paredes das células vegetais, em estreita associação com celulose e lignina. São moléculas menores que a celulose, constituídas principalmente por unidades de xilose, arabinose, galactose, manose e ramnose. lignina: é um polímero rígido derivado dos aminoácidos fenilalanina e tirosina. pectinas: são ácidos pectínicos (cadeias de ácidos D--galacturônicos) solúveis em água e que formam soluções coloidais.
 gomas: são polissacarídeos exudados pelas plantas com a finalidade de cobrir ferimentos existentes em frutos e troncos de árvores evitando o ataque de microrganismo.
Os alimentos:
Milho 
Grão de cereal mais amplamente utilizado na alimentação de animais ruminantes e não ruminantes 
Pobre em proteína mas rico em energia 
Pode ser usado em várias formas: Silagem, desintegrado com palha e sabugo. 
Constituem a base das misturas de ração para animais de produção. Forma a maior parte da ração.
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png
image13.png
image14.png
image15.png
image16.png
image17.png
image18.png
image19.png
image20.png
image21.png
image22.png
image23.png
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png

Continue navegando