Buscar

Manejo Nutricional de Cardiopatas

Prévia do material em texto

Manejo Nutricional de Cardiopatas 
Diante de insuficiência cardíaca, na tentativa de manter a pressão arterial e a perfusão tecidual, são ativados mecanismos compensatórios clássicos, como sistema nervoso simpático e o sistema renina angiotensina-aldosterona. A constante ativação desses mecanismos é deletéria, gerando quadros de insuficiência cardíaca congestiva pela sobrecarga cardiovascular sustentada, com consequente aumento de pressão de enchimento cardíaco, levando à congestão venosa e ao acúmulo de fluidos.
Esses mecanismos causam inicialmente taquicardia, vasoconstrição periférica e retenção de sódio e água e, ao agirem cronicamente, contribuem para a evolução dos sinais clínicos observados nos pacientes com insuficiência cardíaca.
A caquexia cardíaca nas fases mais avançadas das cardiopatias, e consiste na perda de peso não intencional de mais de 10% da massa muscular. Essa perda de massa magra é causada pela ingestão alimentar e necessidades nutricionais insuficientes, resultando em balanço nitrogenado e energético negativo. 
A ênfase atual no manejo nutricional 
· Fornecer o número ideal de calorias para cada animal 
· Evitar deficiências nutricionais e excessos 
· Ganhar benefícios potenciais de doses farmacológicas de certos nutrientes 
· Reduzir as complicações 
· Melhorar a qualidade de vida 
· Colaborar para uma progressão mais lenta da doença
Terapia nutricional de cães com caquexia cardíaca consiste principalmente na ingestão de uma quantidade adequada de calorias e proteína e controle da produção de citocinas. A contribuição de óleo de peixe, rico em ácidos graxos ômega-3 podem reduzir a produção de citocinas em cães com insuficiência cardíaca e melhorar a caquexia.
Já nos casos de cães com obesidade, também há danos a para cardiopatia como aumento da pressão dos capilares, hipertrofia ventricular, maior retenção de líquidos que favorece o risco de disfunção respiratória importante manejo dietético para redução adequada de peso.
Resumos de disciplinas e períodos completos Med Vet.
Contato: jusilv97@gmail.com ou @ju_silvs (insta)

Continue navegando