Buscar

Dicas para Canal no YouTube

Prévia do material em texto

Marketing para Redes Sociais: YouTube
Módulo 1: 
Os pilares do sucesso: planejando seu canal
Defina seu nicho, e para isso, escreva as coisas que você sabe e gosta de fazer. Dentre essas, qual você se sente mais confortável para falar? Qual você domina mais? 
Exemplos de temas para iniciar seu canal no Youtube:
· Artesanato / Faça você mesmo
· Maquiagem
· Gameplay
· Culinaria / Gastronomia
· Musica / Cover / Paródia
· Vlog
· Umboxing de produtos
· Moda/Beleza
· Esportes
· Carros e Motos
· Motovlog
· Reviews de produtos (Eletronicos, roupas, acessórios, etc)
· Turismo e Viagem
· Empreendedorismo e mercado de trabalho
· Educação
· Opinião
· Política
· Saúde e Bem estar
· Espiritualidade e Religião
· Hobbys em geral: (Skate, plastimodelismo)
· Esquetes
· Humor
· Curiosidades
· Análise e crítica da cultura pop (filmes, séries, musicas e coisas nerds)
· Animais de Estimação
· Assuntos familiares
Procure o tema no YouTube e tenha um olhar crítico sobre os vídeos que aparecerem (produção técnica, roteiro e entrega de conteúdo), foque em onde você pode melhorar para se diferenciar deles.
Defina seu público-alvo, como por exemplo, menores de 13 anos, de 13 a 17 anos, de 18 a 24 anos, de 25 a 34 anos, de 45 a 54 anos, de 55 a 64 e maiores de 64 anos, homens e mulheres. É mais fácil crescer com um nicho bem específico como, artesanato infantil, do que artesanato de maneira geral, pois generalizando parece que você sabe um pouquinho de cada coisa, e sendo específico parece que você sabe mais sobre uma coisa e tem mais autoridade sobre o assunto. 
Tenha um cronograma de postagens, com horários e dias definidos. O público-alvo pode servir de parâmetro para definir isso, como por exemplo, adultos provavelmente vão estar trabalhando na parte da manhã até as 18 h, e vão estar livre só depois disso.
Para ter ideias mais pesquisadas sobre um tema é só digitar uma palavra chave no Google ou YouTube e acrescentar um espaço e o underline, como por exemplo, “bolo de cenoura _” ou “_ bolo de cenoura”. 
Em relação a “chamadas para ação” (dar like, comentar, se inscrever e compartilhar), devem estar espalhadas pelo vídeo e não bombear a pessoa falando tudo de vez, ou escolher algum mais importante para falar de uma só vez. E é bom também dar um bom motivo para a pessoa realizar a ação, como, ao invés de “se inscreve no meu canal”, o ideal é “se inscreve no meu canal para que eu continue motivado para trazer mais vídeos como esse”. No caso dos comentários, ao invés de só pedir para comentar, pode ser feito da seguinte maneira “hoje esqueci o guarda-chuva e me molhei todo na chuva, isso já aconteceu com você também?”, assim a interação com o público é maior.
Gatilhos mentais para persuasão:
- Novidade: “Você viu o último vídeo que postei? Senão viu, clica aqui no card para assistir porque você não pode perder a dica que eu dei lá”.
- Escassez: “Está acabando e você precisa ir lá logo, antes que você perca de vez”; “Assista o vídeo antes que saia do ar”.
- Fazer parte de um grupo: “Deixa seu like para fazer parte da turma”; “Inscreva-se para ser um aluno”.
- Vantagem em cima de outras pessoas ou marcas de produtos: “Inscreva-se e receba os vídeos antes dos seus concorrentes”.
- Bom-humor: “Se você não dar like vai levar falta na aula de hoje ein”.
- Provocativo: “Se você não se inscrever, os seus amigos receberão as dicas antes de você”.
- Metas: “Vamos bater a meta de mil likes, que eu faço a continuação desse vídeo, ou faço vídeo tal que eu prometi”.
image1.png

Continue navegando

Outros materiais