Buscar

Dicas para Roteiros de Vídeos

Prévia do material em texto

Marketing para Redes Sociais: YouTube
Módulo 3: 
A fórmula dos roteiros infalíveis
Os 10 segundos iniciais do vídeo são os mais importantes, pois é onde o visitante toma a decisão se vai ou não ficar para assistir o vídeo. E se a pessoa entrar e sair muito rápido do vídeo não conta como visualização.
Nesses primeiros 10 segundos é importante gerar a curiosidade do usuário. Fazer uma promessa irresistível também é bom, como, “Hoje eu vou te ensinar definitivamente a chegar nos seus primeiros 1000 inscritos”. Outra estratégia é a provocação, como, “Se você não assistir até o final, você vai perder a melhor parte”. E também o resgate de uma memória situacional, como, “Lembra quando você tentou fazer aquele bolo de cenoura que deu errado? Então, nesse vídeo eu vou te ensinar onde você estava errando”, “Lembra de tal coisa que deu errado? Então, eu descobri a solução”. E como último recurso podemos usar a estratégia de fazer um resumo, mas sem entregar o ouro, como, “Hoje vamos falar sobre tal coisa, se você quer saber disso, então continua assistindo”. Depois desses 10 segundos já podemos começar com a intro. 
Ligar a câmera e já começar falando o vídeo não é recomendado, pois se o visitante abrir o vídeo e não entender onde você quer chegar, muito provavelmente ele irá fechar o vídeo.
O objetivo de se ter uma intro é fortalecer a identidade visual do canal, não adianta pegar algo genérico. Se você não sabe fazer uma intro, as vezes é melhor não fazer mesmo, para não prejudicar o andamento do seu vídeo, ou fazer algo mais simples, que não demande muito trabalho. Obs: quanto menor for sua intro, é melhor.
Abaixo segue uma lista de programas para fazer intro:
Importante - Alguns apps fazem coisas específicas, uma animação de imagem ou uma animação de texto sendo assim em alguns casos você vai ter de juntá-los no seu editor de vídeos para criar sua intro/vinheta
Para Celular:
Panzoid.com - GRATUITO - Vários modelos prontos para editar por cima - Acessar o site pelo celular - Modelos em 3D são mais complexos de mexer que os 2D - mas no geral bem intuitivo e fácil
"QUIK" - App Gratuito - Muito fácil e intuitivo (Android e Iphone)
"Alive" - App Gratuito - bem simples com muitos efeitos e animações prontas (Andoird e Iphone)
"Legend" - App Gratuito - Esse app tem muitas animações para texto super simples de usar também (Android e Iphone)
"Pixanimator" - App Gratuito - Vem com vários modelos de animações alguns pagos, porém muitos de graça para usar - Também muito fácil e intuitivo de usar(Android, Windows phone e IOS)
Desktop – PC:
"Panzoid.com" - GRATUITO - Vários modelos prontos para editar por cima - Modelos em 3D são mais complexos de mexer que os 2D, mas no geral bem intuitivo e fácil
"Sony Vegas" - PAGO - Programa um pouco mais profissional, porém por sua popularidade muitos videos no youtube ensinando.
"Adobe After Effects" - PAGO​ - Programa Profissional bem complexo e avançado
É interessante criar um jargão, ou seja, uma frase só sua. E vale usar também Lower Thirds, que são frases sobre o vídeo, como aquelas usadas para aparecer o nome do apresentador do canal.
Depois da intro é importante usarmos a estratégia de relembrar como está nos exemplos a seguir:
Início do vídeo:
Depois que passar a intro e a sua apresentação chegamos no relembrar:
Outro exemplo...
Início do vídeo:
Depois que passar a intro e a sua apresentação chegamos no relembrar:
Outro ponto importante do roteiro é criar uma conexão com o visitante, para que ele confie em você. Você precisa ter um pouco de credibilidade para passar uma informação, mas não necessariamente você em que ser um expert no assunto.
Exemplos de informações que passam credibilidade para falar sobre o assunto:
Experiência vivida por você
Experiência vivida por alguém próximo a você
Fontes confiáveis
Erro comum
Em relação a chamadas para ação como “deixa seu like”, podemos citar um exemplo do restaurante, primeiro você avalia o local, a higienização, as comidas e o serviço prestado, e só no final você escolhe deixar a gorjeta para o garçom, e assim deve ser com seus vídeos, ao invés de fazer a chamada para ação logo no início. 
É importante também distribuir as chamadas no vídeo, como citado anteriormente, pois quanto mais coisas você pede para a pessoa fazer de vez, menos ela vai fazer.
Justificativas para realizar a chamada também são importantes como: 
Likes: “Esse vídeo está sendo útil para você? Se sim, então deixa seu like aqui embaixo para que eu continue fazendo mais vídeos como esse para você”.
Inscrição e sininho: “Se você está gostando do conteúdo até aqui (ou seja, a chamada não está no final do vídeo), e ainda não é inscrito, então clica no botão aqui embaixo de se inscrever e ativa o sininho para receber os próximos vídeos, que assim como esse, vão te ajudar a tal coisa...”.
Compartilhamento: “Se esse vídeo resolveu o seu problema com editores de vídeo, compartilha naquele grupo de amigos de editores, para ajudar eles também”.
Sites externos: “Hoje eu te ensinei a instalar Wi-fi na sua casa, mas se você ainda não tem um pacote de internet móvel, acesse aqui o site www.algumacoisa.com.br e tenha os 10 melhores pacotes de internet móvel para você”.
Comentários: Perguntas abertas, como: “Você gostou do vídeo de hoje? Você concorda com o que eu falei hoje? Então deixa sua opinião aqui nos comentários” (nesse caso é um pouco mais difícil do usuário responder, pois ele vai ter que pensar para responder). Já nas perguntas fechadas é mais fácil, pois você só dá uma sugestão como “De tudo o que falei hoje, você gostou mais do A, B ou C?”.
Essa estratégia dos comentários também pode ser usada como, ao invés de dizer “O que você gostaria de ver no próximo vídeo?”, usar da seguinte forma “Eu estou pensando em fazer um vídeo sobre A, B ou C, qual deles vocês preferem para semana que vem? Comenta aqui embaixo”. O Caíque disse que fez essa estratégia no canal dele e aumentou de 600 comentários, para 2000.
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image1.png
image2.png
image3.png
image9.png

Continue navegando

Outros materiais