Buscar

Marketing para Redes Sociais - YouTube - Módulo 10

Prévia do material em texto

Marketing para Redes Sociais: YouTube
Módulo 10: 
[Fórmula do Clique] Entendendo o cérebro do seu visitante
Título simples: “Aprenda a preparar um bolo de fubá”
Título um pouco mais elaborado: “Receita simples e rápida de bolo de fubá”
Esse segundo título provavelmente irá roubar os cliques do título de cima, pois ele é mais atraente.
Título mais atraente do que o segundo: “A receita secreta do bolo de fubá cremoso da vovó”
A palavra “secreta” expressa para o cérebro algo exclusivo, especial e único que aquele usuário vai consumir.
A palavra “cremoso”, faz uma conexão emocional às coisas cremosas que nós já experimentamos na nossa vida, podendo até fazer o usuário salivar (literalmente) e querer assistir o vídeo.
A expressão “da vovó” causa mais uma conexão com o usuário, trazendo boas lembranças da infância.
Se a gente pegar essa mesma frase e trocar duas palavras como por exemplo, “A receita secreta do brigadeiro cremoso da infância”, a gente causa esses mesmos efeitos com uma diferença de público talvez, e remetendo à outras lembranças.
Logicamente falando, o nosso cérebro é dividido em duas partes, de um lado o neo-córtex e do outro, o sistema límbico, e são responsáveis por funções diferentes. 
O neo-córtex é responsável pela parte lógica das coisas, ou seja, ele não toma nenhuma decisão por impulso, as decisões demoram um pouco mais para serem tomadas e são tomadas com base em dados reais, em alguma necessidade, como por exemplo, se estiver acabando o papel higiênico na sua casa, pela sua lógica e necessidade você precisar tomar a decisão de ir comprar mais. 
No sistema límbico do nosso cérebro, ou seja, o lado emocional, podemos usar o mesmo exemplo anterior, mas com uma modificação. 
Dessa forma, o seu lado emocional pode te levar a comprar também esse chocolate por alguns motivos. 
O primeiro motivo é a escassez, você só tem 5 minutos para tomar essa decisão, então o seu lado lógico se desespera para não perder essa oportunidade e o emocional toma conta.
O segundo motivo é a novidade, pois é uma coisa nova e que poucas pessoas experimentaram e você pode ser uma dessas a experimentar.
O terceiro motivo é o desconto, que está em 50%.
O quarto motivo é a memória emocional logo quando fala a palavra “chocolate”.
Muitas decisões do nosso dia a dia são impulsivas, como a Black Friday por exemplo, que você já pensa em comprar algo mesmo sem estar precisando. Ou seja, o objetivo é a gente levar o usuário para o lado emocional e impulsivo, pois no lado lógico você pode fazer ele gastar mais tempo pensando e acabar perdendo ele.
image1.png

Continue navegando