Buscar

Absorção de Medicamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR A ABSORÇÃO DE MEDICAMENTOS 
(PARTE 1)
· Solubilidade da substância x Formulação farmacêutica 
-Determinadas substâncias em solução aquosa são mais rapidamente absorvidas que aquelas em solução oleosa, suspensão ou forma sólida. 
-Dependem ainda de outro fator: a taxa de dissolução da formulação farmacêutica. solução aquosa > suspensão > forma sólida 
Formulação é a formula farmaceutica utilizada. E dentro desta formulação há o medicamento final sendo dispensado na forma de comprimido, gotas, capsulas, etc.
Quando ingerimos um comprimido, primeiramente ele apenas se parte em particulas menores, etapa chamada de desintegração. Nessa etapa, o principio ativo ainda não é liberado para o meio, ou seja, ainda está impregnado nessas particulas menores. Esta etapa é importante porque no momento da desintegração, aumanta-se a superficie de contato com o liquido organico.
Agora, cada particula pode começar a liberar o principio ativo, etapa chamada de dissolução. Esse principio ativo liberado que é capaz de causar o efeito.
Sendo assim, o comprimido demora mais para fazer efeito, pois tem que passar por essas etapas, ao contrário de um remedio em gota, que não precisa passar pela desintegração.
· Concentração do fármaco dissolvido no local de absorção
A concentração do medicamento interfere na absorção devido a diferença do gradiente(diferença de concentração entre um meio e outro). Quando aplica-se um medicamento, o local de aplicação estará mais concentrado, e as celulas vizinhas estarão com zero concentração. Então haverá um favorecimento de migração do farmaco para as celulas vizinhas, a favor do gradiente de concentração, ou seja, passará de um meio mais concentrado para um menos concentrado. 
O transporte a favor do gradiente é mais fácil, ao contrario do transporte contra o gradiente, ou seja, de um meio menos concentrado para o mais concentrado. Isso demanda gasto de energia.
image1.emf
image2.png

Continue navegando