Buscar

Farmacologia 17

Prévia do material em texto

Receptores nucleares
Este receptor não está na superfície da membrana, mas sim no núcleo. Devido essa localização, o fármaco que vão agir ali são os de caráter apolar, ou seja, lipossolúvel (como estrogênio, vitamina D), que vão passar pela membrana, que por sua vez é lipoprotéica.
Também devido essa localização do receptor, o processo demora ainda mais. Esses receptores incluem os hormônios, esteróides, vitamina D.
· Canais iônicos
No canal iônico, Fármacos podem causar bloqueio, ou modulá-los para aumentar ou reduzir sua abertura.
Esses canais vão ser ativados por voltagem, não mais por ligante. Trata-se agora de mudança de carga.
Mediante um estímulo, ou seja, calor, choque, há propagação da dor, que só vai acontecer devido a despolarização da célula. E essa despolarização só vai acontecer devido abertura do canal de sódio, permitindo sua entrada. Quando isso acontece a célula fica positiva dentro e negativa fora.
Se impedisse a entrada e saída de íons, não haveria propagação da dor. É isso que o anestésico faz, bloqueia fisicamente os canais, impedindo essa movimentação dos íons.
Fármaco agonista
Existem medicamentos que se ligam ao receptor para causar alguma mudança fisiologica na estrutura da célula. Em algumas patologias, é preciso recorrer ao ligante que melhore o receptor, que melhore a atividade dele. 
Fármaco antagonista
Também existem medicamentos que tem o objetivo de se ligar ao receptor só para ocupar espaço dele, impedindo que o ligante endógeno se ligue. Em alguns casos, a substancia endógena pode estar sendo produzida em massa devido determinada patologia, se ligando ao receptor, desencadeando uma resposta não desejada ao organismo. Nessa situação, o objetivo do fármaco é bloquear o local de ação.
· Enzimas
Inibidora: bloqueadora do receptor
Substrato falso: se liga ao receptor só para impedir que a substancia endógena o ocupe
Pró-fármaco: fármaco inativo se liga à enzima
· Moléculas transportadoras 
Proteínas que carreiam íons e moléculas a favor do gradiente de concentração (do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, equilibrando a concentração dos meios).
image1.emf
image2.emf
image3.png

Continue navegando