Buscar

Farmacologia 26

Prévia do material em texto

CLASSES DE DIURÉTICOS
1. Inibidores de anidrase carbônica 
· Atua no Tubo Proximal. 
· Exemplo: Acetazolamida, Metazolamida, Diclorfenamida. Inibem a enzima anidrase carbonica, que faz a conversão do bicarbonato.
· Mecanismo: A água e CO2 da célula se converte em bicarbonato através da enzima anidrase carbonica. Esse bicarbonato se ioniza e manda para o sangue o ânion HCO3, e H+ para a luz de eliminação da urina. No momento em que H+ cai nessa luz de eliminação, o sódio sai da luz e vai para dentro da célula e depois para corrente sanguinea. Se os íons estão saindo da luz de eliminação, não vai atrair água, porque a água é atraída para onde tem íons.
· Então essa classe de diurético vai inibir a anidrase carbonica. O sódio não é reabsorvido, fica na luz do trato urinário e atrai água, aumentando a diurese.
Importante 
2. Diuréticos de Alça 
· Atua na Alça de Henle 
· Mecanismo: inibe o transporte tríplice (sódio, potássio e cloreto). Eles ficam na luz urinária, atraindo água e facilitando a diurese.
· Ex: Furosemida (lasix, furesin), Bumetamida (burinax), Piretanida (arelix), Torasemida
· Os usuários desse medicamento sofrem de hiponatremia (diminuição de sódio), porque o mecanismo desse medicamento inibe a reabsorção do sódio, elimina muito sódio, assim como hipocalemia (diminuição de potássio), hipocalcemia (diminuição cálcio) e hipomagnesemia (diminuição magnésio). 
3. Diuréticos tiazídicos 
· Atuam no Túbulo Distal
· Menos potente que os de alça
· Mecanismo: Bloqueiam o cotransporte de Na+ / Cl -, bloqueando a entrada desses para a célula.
· Entretanto, estimula a reabsorção Calcio (pensamento contrário ao diurético de Alça), podendo ser indicado em casos de osteoporose.
· Exemplo: Hidroclorotiazida (higroton, diurix), bendroflumetiazida, clortalidona (clortalil), indapamida (natrilix), metalazona.
· Efeitos colaterais: 
Hiponatremia (grave em idosos);
Hipocloremia (baixa cloro), porque bloqueiam o transporte de Cloreto; 
Hipocalemia e hipomagnesemia; Hiperucemia e hipocalciúria (reduz a formação de cálculos); Disfunção erétil reversível; Aumento do colesterol plasmático (LDL); Alcalose; hiperglicemia.
4. Poupadores de potássio 
· Atuam no Túbulo Coletor
· São Antagonistas da aldosterona
· Bloqueia canal de sódio que é regulado pela aldosterona
· Se não entra sódio também não sai potássio. Assim, diminui secreção de potássio e H+, poupando potássio. Sódio vai para o tubo e a urina é produzida.
· Exemplo: Amilorida (arelix, amilorid, moduretic) Triantereno (diurana). 
5. Antagonistas dos receptores Mineralocorticoides 
· Compete com a aldosterona pelo receptor mineralocorticoide, logo, não deixa a aldosterona agir.
· A aldosterona age na reabsorção dos íons
· Ex: Espironolactona 
· Efeito colateral: hipercalemia; alteração menstrual; ginecomastia (aumento de seios); acidose metabólica.
6. Diurético Osmótico 
· São farmacologicamente inertes, porque não precisam se ligar a receptores para desencadear ação.
· Por possuírem caráter hidrofílico (atração por água), não são absorvidos pelas células tubulares, ficando no interior do túbulo, onde tem água, criando uma pressão osmótica nesse túbulo e, com isto, impedindo que a água seja reabsorvida (porque a água vai para onde tem mais soluto), sendo eliminada.
· Ex: Manitol, uréia, isossorbida, glicerina.
· Têm ação rápida: usados em situação de emergência.
· Contra indicado nos casos de sangramento craniano. 
ANTIDIURÉTICO
Hormônio Antidiurético (ADH) 
· Antagonista do ADH 
· O hormônio antidiurético ou vasopressina atua sobre os rins para regular o volume e a osmolalidade da urina. Quando os níveis plasmáticos de ADH são baixos, grande volume de urina é excretado (diurese), e a urina é diluída. Quando os níveis plasmáticos estão altos, pequeno volume de urina é excretado (antidiurese) e a urina é concentrada.
· Indicação: diabetes insipidus 
· Ex: conivaptana, demeclociclina
image1.png

Continue navegando