Buscar

FORMAÇÃO COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

Prévia do material em texto

O QUE É COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA?
A Comunicação Alternativa é um conjunto de técnicas que visam ampliar a capacidade comunicativa de pessoas com algum tipo de deficiência. Sendo assim, ela se destina principalmente aqueles sem fala ou escrita funcional, ou com habilidade comunicacional defasada. 
Esse é o caso de pessoas com autismo não verbal, por exemplo, ou paralisia cerebral, em que não se consegue devido a dificuldades motoras. Nessas situações, buscamos outros canais de comunicação que não sejam a fala, tais como expressões corporais e faciais, gestos, sons etc. 
 
PECS é um Sistema único de Comunicação por Troca de Figuras (Picture Exchange Communication System), foi criado em 1985 nos EUA por Andy Bondy e Lori Frost. O método PECS é um modelo aumentativo e alternativo que tem o objetivo de ajudar na intervenção do autista não verbal e pessoas que apresentam dificuldade em se expressar verbalmente. Sendo assim, é um recurso que ajuda os sujeitos a se comunicarem funcionalmente. Pesquisas apontam que o uso dos PECS para autistas ajuda no desenvolvimento da fala. Além disso, esse método é bastante acessível e pode ser confeccionado e utilizado em qualquer lugar.
PECS
Como o PECS ajuda na socialização de crianças com TEA?
O principal objetivo de trabalhar o PECS para autismo é no ensino de uma comunicação funcional. Com esse sistema, é possível ampliar o repertório de uma pessoa e também estimular cada vez mais a comunicação.
Isso ajuda a diminuir barreiras, permitindo que ela possa ser mais compreendida, e assim, melhorando as interações sociais que irá desenvolver ao longo dos anos.
Quando a pessoa no espectro tem a oportunidade de conseguir se expressar melhor em relação ao mundo ao seu redor, ela passa a interagir muito mais com as pessoas que convive.
11 Benefícios do uso dos PECS para autistas:
1- O uso dos PECS ajuda o sujeito a se expressar melhor e a ser mais compreendido;
2- Contribui com a interação social;
3- Minimiza comportamentos inadequados;
4- Favorece a atenção;
5- Independência;
6- Enriquece o vocabulário;
7- Aumenta o rendimento escolar;
8- É possível introduzir na vida da criança antes dos 2 anos de idade;
9- Autoestima;
10- Qualidade de vida;
11- Diminui o estresse da criança.
MÃOS NA MASSA
 OBRIGADA!
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png

Continue navegando