Buscar

Trabalho

Prévia do material em texto

Índice
Introdução	1
Objectivo Geral:	1
Objectivos Específicos:	1
Metodologia	1
I. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS	2
1.1 Actividades humanas que afectam o meio ambiente no meio urbano	2
1.2 Efeitos que os Seres Humanos causam Sobre o Meio Ambiente	3
1.2.1 Impacto da Agricultura no Meio Ambiente	4
1.2.2 Impacto do setor de energia no meio ambiente	4
1.2.3 Impacto da indústria de mineração e manufatura no meio ambiente	5
1.2.4 Transporte e Meio Ambiente	5
1.3 Outros efeitos da atividade humana no meio ambiente	6
Conclusão	7
Referências Bibliográficas	8
Introdução 
No contexto do relacionamento entre o Homem, natureza e seus recursos interessam especialmente os problemas como a destruição da camada de ozono, perda da biodiversidade, efeitos da biotecnologia, desflorestamento, desertificação, poluição, desastres ecológicos, a relação entre meio ambiente e saúde, entre outros aspectos. Em contexto dessa, o presente trabalho da cadeira de Estudos Ambientais I, pretende contribuir para a promoção do conhecimento sobre o meio ambiente no sentido de ser sadio e economicamente seguro, proporcionando aos estudantes uma visão integrada ao nível local, nacional, regional e global dos problemas ambientais e das estratégias para sua mitigação ou solução.
Objectivo Geral:
· Compreender as actividades humanas que afectam o meio ambiente;
Objectivos Específicos:
· Identificar as actividades humanas que afectam o meio ambiente;
· Caracterizar as actividades humanas que afectam o meio ambiente;
· Indicar as principais formas de degradação do ambiente; 
Metodologia 
O conjunto de procedimentos e técnicas de que se usam para atingir determinados fins quando se executa quaisquer trabalhos, particularmente, os de natureza científica chamamos de metodologia. Portanto, no âmbito da realização deste presente trabalho recorreu-se ao uso do método bibliográfico que consiste na consulta de informação, já tornada publica em relação ao tema em estudo, a partir de livros, boletins, jornais, e diversas pesquisas.
Este trabalho, obedece a seguinte estrutura: Introdução, objectivos, metodologia, análise e discussão dos dados, conclusão e Referências Bibliográficas.
I. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS
1.1 Actividades humanas que afectam o meio ambiente no meio urbano
Herculano (2014) no meio urbano ‟encontramos degradação em diferentes formas, a começar como já falamos, pela presença da cidade em si, se imaginarmos o cenário com a cidade e sem ela imediatamente é possível visualizar os problemas causadosˮ (p. 16).
O solo, antes recoberto por vegetação que ao receber água da chuva permitia que esta fosse infiltrada e que reabastecesse os lençóis freáticos e os cursos de água, e o ar, antes livre de partículas tóxicas e matéria em suspensão, permitia trocas de gases e calor, são os que mais sofrem com a degradação só pela instalação de uma zona urbana (Herculano, 2014, p, 16).
Ao se estabelecer uma cidade alguns problemas surgirão, com ela virá o asfalto impermeabilizando o solo, impedindo a infiltração das águas da chuva e alterando o ciclo hidrológico, absorvendo o calor e criando novos limites de temperaturas na região. Com o asfalto virão os automóveis e com eles a poluição atmosférica, liberando partículas sólidas que impedirão o calor voltar a atmosfera, criando efeito estufa sobre a cidade, além dos problemas respiratórios e alérgicos. Para atender a demanda de consumo desta cidade algumas fábricas se estabelecerão no seu entorno e possivelmente irão liberar mais partículas poluidoras na atmosfera e efluentes líquidos no solo ou nos mananciais hídricos, tornando-os impróprios para cultivo ou consumo. O lixo gerado pelas indústrias e pelas famílias desta cidade deverá ser depositado em um aterro sanitário e estes também liberam gases e chorume e quando não são bem dimensionados e construídos de maneira adequada irão poluir solo, água e ar (Herculano, 2014, p, 17).
Algumas pessoas conseguirão cargos e salários que permitirão consumir inadvertidamente, mas a grande maioria será mal paga, viverá na periferia da cidade e não terá acesso ao básico como saúde, saneamento e educação adequada, esta população gerará outras formas de degradação ambiental. Por não possuírem condições financeiras de se estabelecerem em áreas com infra-estrutura adequada, quase sempre irão para encostas de morros ou áreas que ainda possuem vegetação nativa. É aí que encontramos as primeiras degradações: flora e fauna atacadas e solo exposto (Herculano, 2014, p, 17).
Quando isto acontece numa situação de encosta, nas primeiras chuvas poderão haver deslizamentos de terra e com isso a descaracterização não só biológica, mas agora geológica também. Este carregamento de terra levará sedimentos aos riachos e rios e causará seu assoreamento (Herculano, 2014, p, 18).
Herculano (2014) estas famílias de baixa renda vão jogar seus dejectos nos riachos próximos ou farão fossas artesanais, e tanto um quanto outro poluirão os lençóis freáticos e os cursos de água. Em alguns casos o lixo será depositado as margens do córrego causando eutrofização do mesmo e em alguns casos inundações (p, 18).
O grande avanço e o rápido desenvolvimento dos centros urbanos causam diversos impactos ambientais. Um dos principais é causado pelo deslocamento de pessoas, que saem do campo e passam a ocupar a região próxima à cidade, desmatando áreas e produzindo lixo. Além disso, a presença de mais pessoas exige um ritmo de produção cada vez mais acelerado, o que gera ainda mais lixo industrial (Herculano, 2014, p, 19).
De acordo com Herculano (2014) outro impacto ambiental urbano que merece atenção é a poluição do ar. Em cidades como São Paulo, por exemplo, é nítida a queda na qualidade do ar após o crescimento acelerado da indústria e da frota de veículos nas ruas e avenidas. Esses dois fatores são responsáveis pela emissão de gases poluente causadores do efeito estufa e responsáveis pelo aquecimento global (p. 20).
Entretanto, convém apontar que, na visão deste autor o aumento da produção de lixo, por sua vez, está associado a diversos impactos ambientais. Os principais são: contaminação do solo e de lençóis freáticos, proliferação de doenças e forte odor emitido pelos materiais em decomposição. Outro causador de doenças e cheiro ruim é o esgoto, que não recebe o tratamento adequado e causa diversos prejuízos ao ambiente e à saúde da população.
Importa salientar que, a instalação de residências, muitas vezes irregulares e em situações precárias, também é responsável por impactos ambientais severos. Isso porque casas construídas em encostas de morros, planícies ou áreas de preservação permanente modificam o ambiente e podem causar inundações e até deslizamentos de terra com vítimas.
1.2 Efeitos que os Seres Humanos causam sobre o Meio Ambiente
Os efeitos que os seres humanos têm sobre o meio ambiente são chamados de efeito antropogénico. O efeito antropogénico refere-se ao impacto da atividade humana sobre o meio ambiente. Impacto antropogénico inclui o impacto sobre a biodiversidade e recursos biofísicos. O termo antropogénico foi cunhado pela primeira vez por Alexy Pavlov, um geólogo russo. O termo é usado principalmente em referência às emissões de poluentes resultantes da atividade humana. As atividades humanas em todas as esferas da vida resultaram em várias mudanças no ambiente. Com o aumento populacional e o avanço da tecnologia, os efeitos de tais atividades só aumentarão a menos que sejam implementados programas rigorosos de regulamentação, e os seres humanos mudem sua atitude em relação ao meio ambiente (Dinâmica ambiental, 2015, p. 5).
1.2.1 Impacto da Agricultura no Meio Ambiente
Prática de tecnologia agrícola e expansão continuou a devastar o equilíbrio da biodiversidade no planeta. Os produtos químicos utilizados nas fazendas se misturam com as águas subterrâneas que desembocam nos rios e lagos utilizados pelos animais para consumo, expondo os animais a riscos para a saúde. Estes produtos químicos alteram ainda mais o equilíbrio mineral no solo e nas fontes de água que são usados​​tanto pela flora como pela fauna (Dinâmica ambiental, 2015, p. 5).
Cabe, entretanto, salientar que, o efeito a longo prazo leva à degradação do solo, reengenharia genética, poluição e, por fim, às mudanças climáticas. A irrigação agrícola, por outro lado, reduziu a descarga a jusante de água e aumentou a evaporação e é responsável pelo aumento do lençol freático em muitas regiões. 
Especialistas alertam que a criação de animais e a produção de carne introduzem energia fóssil ao meio ambiente e emitem gases de efeito estufa, colocando em risco animais e plantas. A tecnologia de pesca causou sobrepesca e destruição de habitats aquáticos, como recifes de corais. À medida que a população humana cresce, a demanda por peixes e a exploração do mar também aumentam, ameaçando ainda mais os recursos aquáticos. Os seres humanos também introduziram espécies invasoras em áreas onde não foram encontradas, resultando na destruição do ecossistema vegetal e animal disponível (Dinâmica ambiental, 2015, p. 5). 
1.2.2 Impacto do setor de energia no meio ambiente
A comercialização de energia renovável levou a um maior consumo de combustíveis fósseis, levando ao aquecimento global e às mudanças climáticas. O uso do biodiesel e a mineração de carvão emitem ar tóxico para o meio ambiente, o que representa um risco para a saúde da flora e da fauna. Os processos de combustível nuclear na mineração, transporte e armazenamento de combustível liberam isótopos radioativos perigosos que afetam os organismos. As questões de desmatamento para instalar usinas de energia e seus sistemas de gestão de resíduos levantaram preocupações porque são conhecidas por serem um negócio de alto risco com séria degradação do meio ambiente (Dinâmica ambiental, 2015, p. 6).
Segundo Dinâmica ambiental (2015) acidentes com óleo e derramamento na terra e no mar destruíram diferentes organismos em larga escala. A energia térmica e os materiais residuais das usinas de energia, se não forem adequadamente manipulados, podem contaminar o meio ambiente. O petróleo (petróleo) está ligado a todas as formas de poluição no transporte, doméstico (p. 6).
1.2.3 Impacto da indústria de mineração e manufatura no meio ambiente
De acordo Dinâmica ambiental (2015) ‟as indústrias de mineração e manufatura são frequentemente montadas em florestas desmatadas e habitats de vida selvagem anteriores” (p. 6). 
A fabricação de papel resulta na limpeza extensiva de árvores para essa mercadoria barata que está em alta demanda. Produtos como pesticidas, que são importantes para os seres humanos, levam a outros efeitos não intencionais, como ar, água e intoxicação alimentar, contaminando o meio ambiente (Dinâmica ambiental, 2015, p. 7).
A mineração causa erosão, perda de biodiversidade, formação de sumidouros, degradação do solo e contaminação da água, entre outros efeitos. O vazamento de produtos químicos dessas indústrias também afeta a saúde das comunidades locais (Dinâmica ambiental, 2015, p. 7).
1.2.4 Transporte e Meio Ambiente
Todos os modos de transporte são responsáveis ​​por diferentes graus de poluição do solo, do ar e da água. O transporte rodoviário é responsável pela emissão de monóxido de carbono e gases de óxido nitroso que causam o aquecimento global. Veículos, navios e aeronaves emitem poluição sonora, luminosa, hídrica e atmosférica. Habitats estão sempre sendo destruídos para dar lugar a portos, aeroportos, estradas e outras infra-estruturas de transporte (Dinâmica ambiental, 2015, p. 7).
1.3 Outros efeitos da atividade humana no meio ambiente
A atividade humana, durante um longo período, levou à extinção de muitas espécies de plantas e animais através da caça, invasão e poluição. Atualmente, os recifes de corais estão enfraquecendo a um ritmo alarmante por causa da mineração de corais, pesca excessiva, acidificação da água, desenvolvimentos submarinos, entre outras causas (Dinâmica ambiental, 2015, p. 7).
No entanto, importa salientar que o aquecimento global causou o aumento do dióxido de carbono na atmosfera, e a situação está piorando devido ao aumento da poluição e às fracas políticas de regulamentação das instituições de gestão ambiental. As emissões agrícolas e industriais de nitrogênio são responsáveis ​​pela alteração dos níveis ótimos de nitrogênio no ar.
Conclusão 
Ao se estabelecer uma cidade alguns problemas surgirão, com ela virá o asfalto impermeabilizando o solo, impedindo a infiltração das águas da chuva e alterando o ciclo hidrológico, absorvendo o calor e criando novos limites de temperaturas na região. Com o asfalto virão os automóveis e com eles a poluição atmosférica, liberando partículas sólidas que impedirão o calor voltar a atmosfera, criando efeito estufa sobre a cidade, além dos problemas respiratórios e alérgicos. 
Para atender a demanda de consumo desta cidade algumas fábricas se estabelecerão no seu entorno e possivelmente irão liberar mais partículas poluidoras na atmosfera e efluentes líquidos no solo ou nos mananciais hídricos, tornando-os impróprios para cultivo ou consumo. O lixo gerado pelas indústrias e pelas famílias desta cidade deverá ser depositado em um aterro sanitário e estes também liberam gases e chorume e quando não são bem dimensionados e construídos de maneira adequada irão poluir solo, água e ar
Referências Bibliográficas 
Dinâmica ambiental. (2015) Quais os principais impactos ambientais urbanos? Disponível em: 
 www.istockphoto.com/photo/aerial-view-of-poluted-modern-city-6548777. Aos 11 de 
 Setembro de 2015.
Herculano, P. (2014). Estudos Ambientais I. Beira: Sofala. Universidade Católica de 
 Moçambique
 
 
Índice
 
Introdução
 
................................
................................
................................
................................
........
1
 
Objectivo Geral:
................................
................................
................................
...............................
1
 
Objectivos Específicos:
 
................................
................................
................................
...................
1
 
Metodologia
 
................................
................................
................................
................................
.....
1
 
I. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS
 
................................
................................
..................
2
 
1.1 
Actividades humanas que afectam o meio ambiente no meio urbano
 
................................
.......
2
 
1.2 Efeitos que os Seres Humanos causam Sobre o Meio Ambiente
 
................................
..............
3
 
1.2.1 Impacto da Agricultura no Meio Ambiente
 
................................
................................
............
4
 
1.2.2 Impacto do setor de energia no meio ambiente
 
................................
................................
......
4
 
1.2.3 Impacto da indústria 
de mineração e manufatura no meio ambiente
 
................................
.....
5
 
1.2.4 Transporte e Meio Ambiente
 
................................
................................
................................
..
5
 
1.3 Outros efeitos da
 
atividade humana no meio ambiente
 
................................
.............................
6
 
Conclusão
 
................................
................................
................................
................................
........
7
 
Referências Bibliográficas
 
................................
................................
................................
...............
8
 
 
 
 
Índice 
Introdução ........................................................................................................................................1 
Objectivo Geral:...............................................................................................................................1Objectivos Específicos: ...................................................................................................................1 
Metodologia .....................................................................................................................................1 
I. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS ..................................................................................2 
1.1 Actividades humanas que afectam o meio ambiente no meio urbano .......................................2 
1.2 Efeitos que os Seres Humanos causam Sobre o Meio Ambiente ..............................................3 
1.2.1 Impacto da Agricultura no Meio Ambiente ............................................................................4 
1.2.2 Impacto do setor de energia no meio ambiente ......................................................................4 
1.2.3 Impacto da indústria de mineração e manufatura no meio ambiente .....................................5 
1.2.4 Transporte e Meio Ambiente ..................................................................................................5 
1.3 Outros efeitos da atividade humana no meio ambiente .............................................................6 
Conclusão ........................................................................................................................................7 
Referências Bibliográficas ...............................................................................................................8

Continue navegando