Buscar

Lógicas Mercantis na Europa

Prévia do material em texto

Etapa Ensino Fundamental
Anos Finais
História
Lógicas mercantis e o domínio Europeu 
7º ANO
Aula 22 – 3º Bimestre
(EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico. 
Para começar: 3 min
Foco no conteúdo: 15 min
Na Prática: 15 min
Aplicando: 05 min
Características das lógicas mercantis e sua influência no domínio europeu.
Conteúdo
Objetivos
Identificar e compreender as principais características das lógicas mercantis e sua influência com o domínio europeu;
Analisar as relações de poder e dominação entre os países europeus e suas colônias.
(EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
Para começar
TODOS FALAM!
a) Qual é o objeto da imagem?
b) Explique porque esse objeto é importante para a sociedade hoje.
c) Em outras épocas, ele teve a mesma importância?
https://desejoluxo.ig.com.br/misterio-jovem-encontra-moedas-de-ouro-inestimaveis-de-1-100-anos/ 
Foco no conteúdo
As ações dos europeus para o domínio do mundo atlântico foram impulsionadas pela lógica mercantil, principalmente durante os séculos XV e XVI. O domínio europeu do mundo atlântico envolveu uma série de estratégias e características, e ansiava pela expansão dos países europeus nessa região.
Domínio do mundo
Foco no conteúdo
Vamos conhecer alguns dos principais aspectos envolvidos nesse processo:
Os europeus embarcam em expedições marítimas para explorar terras desconhecidas e conquistar novos territórios. O objetivo principal era encontrar rotas comerciais mais diretas para as Índias Orientais e estabelecer colônias que pudessem servir como bases comerciais.
Exploração e conquista
Foco no conteúdo
Os europeus buscaram estabelecer um monopólio sobre o comércio de ouro, prata e outros produtos valiosos encontrados nas regiões do mundo atlântico. Eles impuseram restrições comerciais, por meio de sistemas de concessões e cartas régias, para garantir o controle exclusivo desses recursos.
Monopólio comercial
A Carta Régia, de 15 de agosto de 1603, legislou sobre o assunto, estabelecendo um princípio, consagrado posteriormente, que liberava a exploração das minas, reservando-se à Coroa o quinto de todo o ouro encontrado.
O dono do ouro só podia usufruir dele depois da fundição, com as barras marcadas com cunhos reais.
Qual é o significado simbólico da barra de ouro na imagem? Explique com suas palavras essas marcações.
Qual a ligação entre esse imposto e a lógica mercantil que estamos estudando?
http://almanaquemineiro.com.br/o-que-era-o-quinto-recolhido-pela-coroa-portuguesa-em-minas-gerais/ 
Foco no conteúdo
Os europeus estabeleceram colônias e enclaves comerciais ao longo da costa africana, nas Américas e em outras partes do mundo atlântico. Essas colônias serviam como fontes de matérias-primas e mercados consumidores para as potências colonizadoras europeias.
Formação de impérios coloniais
 Impérios coloniais em 1800
Turquia
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Colonisation_1800.png 
Foco no conteúdo
O comércio de escravizados desempenhou um papel central no domínio europeu do mundo atlântico. Milhões de africanos foram capturados, escravizados e transportados para as Américas para trabalhar nas plantações e nas minas, impulsionando a economia colonial.
Escravidão e tráfico de escravizados
Escravizados cortando a cana-de-açúcar, colônia britânica de Antígua, 1823
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Slaves_cutting_the_sugar_cane_-_Ten_Views_in_the_Island_of_Antigua_(1823),_plate_IV_-_BL.jpg
Visão geral do comércio de escravizados para fora da África
https://www.slavevoyages.org/blog/overview-slave-trade-out-africa
TODO MUNDO ESCREVE
Responda às questões do que estudamos até agora na aula. 
Como os colonizadores europeus dominaram o mundo pelo Atlântico, para o aumento do comércio e a expansão da influência política europeia?
Explique quais foram as principais consequências do comércio de escravizados para a dominação do mundo atlântico pelos europeus.
 
Como os colonizadores europeus dominaram o mundo pelo Atlântico, para o aumento do comércio e a expansão da influência política europeia?
Resposta: Os europeus, com as descobertas de novas terras, estabeleceram-se nas colônias nessas regiões para explorar recursos naturais, obter riquezas, aumentar o comércio e expandir sua influência política. Essas colônias serviram como bases para o domínio do Atlântico e estabelecimento de rotas comerciais lucrativas.
Na prática
Correção
 
Explique quais foram as principais consequências do comércio de escravizados para a dominação do mundo atlântico pelos europeus.
Resposta: O comércio de escravizados permitiu que os europeus consolidassem sua dominação no mundo atlântico, fortalecendo seu poder econômico, territorial e político, ao mesmo tempo em que deixaram um legado de exploração, desigualdade e efeitos culturais duradouros.
Na prática
Correção
 
Foco no conteúdo
As nações europeias competiam entre si pelo controle dos recursos e territórios no mundo atlântico. Essa rivalidade, frequentemente, levava a conflitos, guerras e tratados, que definiam as esferas de influência de cada potência.
Rivalidade entre as potências europeias
Em duplas, observem e analisem as fontes nos slides. Não esqueçam de registrar suas reflexões! 
https://www.youtube.com/watch?v=iamiE-cvinU&t=25s
“Nassau fundou a Cidade Maurícia ― uma tentativa de réplica tropical da capital holandesa, com traçados geométricos e canais.
A nova cidade também ajudou a melhorar a situação de uma população calculada em 7 mil indivíduos, que vivia em condições de higiene críticas.
Essa era a Maurits-Stadt […]”. (SCHWARCZ; STARLING, 2015, p. 61)
FONTE 1
FONTE 2
https://www.youtube.com/watch?v=iamiE-cvinU&t=25s 
TODO MUNDO ESCREVE
Responda às questões a partir da análise das fontes no slide anterior. 
Qual era o objetivo por trás da fundação da Cidade Maurícia por Nassau?
Segundo o vídeo, qual o motivo dos holandeses desejarem esse território? Qual foi o plano dos holandeses e qual é a ligação com a lógica mercantil que estamos trabalhando nesta aula?
Na prática
 
Vamos analisar juntos a charge.
De acordo com o que estudamos nessa aula, quais eram as ações das metrópoles em relação às colônias? Com suas palavras, explique a charge e responda por que o personagem grita “Lucro à vista!”.
Aplicando
Fonte: NOVAES, Carlos E. LOBO, César. Brasil para principiantes: de Cabral a Cardoso, 500 anos de novela. São Paulo: Ática. 1997, p. 15. ou http://www.jetsistemas.com.br/colegioestadual/trabalhos_fevereiro_2014/noturno/HIS_1EJA.PDF - pg. 9
O que aprendemos hoje?
Na aula de História de hoje, aprendemos sobre as principais características das lógicas mercantis e como elas influenciaram o domínio europeu. Identificamos que o mercantilismo, doutrina econômica predominante nos séculos XVI a XVIII, buscava aumentar a riqueza das nações europeias por meio da aquisição de metais preciosos e do estabelecimento de uma balança comercial favorável. Compreendemos que essa busca pela variedade de riquezas impulsionou as nações europeias a lançarem expedições de exploração e descoberta, estabelecer colônias e promover o comércio de escravos. Aprendemos também sobre as relações de poder e dominação entre as metrópoles europeias e suas colônias, em que as colônias eram transformadas em economias complementares às metrópoles, abandonadas no comércio de produtos.
Tarefa SP
Localizador: 98944
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
19
Lista de imagens e vídeos
Slide 3 – https://desejoluxo.ig.com.br/misterio-jovem-encontra-moedas-de-ouro-inestimaveis-de-1-100-anos/
Slide 7 – http://almanaquemineiro.com.br/o-que-era-o-quinto-recolhido-pela-coroa-portuguesa-em-minas-gerais/Slide 8 – https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Colonisation_1800.png 
Slide 9 – https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_escravid%C3%A3o#/media/Ficheiro:Slaves_cutting_the_sugar_cane_-_Ten_Views_in_the_Island_of_Antigua_(1823),_plate_IV_-_BL.jpg
Slide 10 – https://www.slavevoyages.org/blog/overview-slave-trade-out-africa 
Slide 15 – https://www.youtube.com/watch?v=iamiE-cvinU&t=25s
Slide 17 – http://www.jetsistemas.com.br/colegioestadual/trabalhos_fevereiro_2014/noturno/HIS_1EJA.PDF
Referências
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo Paulista: Etapas Educação Infantil e Ensino Fundamental./Secretaria da Educação – São Paulo: SEE, 2019.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria Pedagógica – COPED, 2023. Currículo em Ação – 7º ano, Volume 2, São Paulo, 2022.
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Trad. Leda Beck; consultoria e revisão técnica Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Prosa: Fund. Lemann, 2011.
M. V. D. F. [Farbonnais]. Colonie. In: DIDEROT, Denis; D'ALEMBERT, Jean Le Rond. Encyclopédie ou dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers. Paris: André le Breton, Michel-Antoine David, Laurent Durand, Claude Briasson , 1753. p. 648-651.
Referências
Material 
Digital

Continue navegando