Buscar

Semicondutores: Características e Aplicações

Prévia do material em texto

Discentes: docente:
Célia Nhambire Dr. Maurício Guiliche 
Jefferson Titosse
Jennifer Cheman
Shamila Caetano
Sumeia Costa
semicondutores
INTRODUÇÃO 
Neste presente trabalho falaremo dos semicodutores, Desde a invenção do transistor, o estudo da Eletrônica tem-se concentrado cada vez mais no projeto e utilização dos dispositivos semicondutores. os materiais semicondutores estao entre materiais isolantes e condutores, como o proprio nome sugere com o prefixo semi.Um material condutor é um material que, sujeito a uma diferença de potencial, sustenta um fluxo usual de cargas, ou seja, permite a passagem de corrente electica.Um material isolante aferece um nivel muito baixo de condutividade quando sujeito a uma diferença de potencial.
Um semicondutor, portanto é um material que possui um nivel de intermediario de condutividade e de isolação 
 
semicondutores 
Um semicondutor pode ser definico como um material que possui as caracteristivas e a capacidade de conduzir uma pequena quantidade de corrente electrica. Os semicondutores têm resistencia muito menor ou fluxo de corrente eletrica em uma direção do que em outra. 
CARACTERISTICAS
Os materiais semicondutores mais utilizados tecnologicamente e mais abundantes na natureza são o Silício (Si) e Germânio (Ge). O que caracteriza fundamentalmente um semicondutor é o fato de possuírem quatro elétrons em sua camada de valência, permitindo assim que cada átomo, de silício (Si), por exemplo, realize ligações covalentes com quatro átomos.
O silício (Si) e o germânio (Ge) são encontrados sob a forma cristalina, ou seja, são substâncias que possuem uma estrutura cúbica, tendo seus átomos ocupando os vértices desse cubo.
DOPAGEM
A dopagem é um processo químico no qual átomos estranhos são introduzidos na estrutura cristalina de uma substância. 
Em um cristal semicondutor a dopagem é geralmente realizada para alterar suas propriedades elétricas. Existem dois tipos de dopagem, tipo N e tipo P, que dependem do tipo de impureza introduzida na rede
SEMICONDUTORRES EXTRÍNSECOS
Adicionando átomos com três ou cinco elétrons na rede cristalina do silício, alteramos o equilíbrio entre lacunas e elétrons. A adição de pequenas quantidades de outras substâncias a um semicondutor pode modificar as características elétricas do mesmo. As propriedades elétricas de um semicondutor são dependentes da dopagem. Conforme a dopagem, a resistividade do semicondutor pode mudar por várias ordens de magnitude
SEMICONDUTORES INTRÍNSECOS
Os principais materiais que apresentam propriedades semicondutoras são elementos simples, como o silício (S) e o germânio (Ge). Esses elementos são tetravalentes, isto é, têm quatro eletrões na camada de valência (a camada de distribuição eletrônica mais externa do átomo), e formam ligações covalentes (em que há compartilhamento desses elétrons com os átomos vizinhos). As ligações covalentes dificultam o deslocamento dos eletrões, fazendo dos materiais que constituem, portanto, materiais que não podem conduzir corrente elétrica.
IMPORTANCIA
Embora o silicio seja o material semicondutor mais amplamente usado na eletrônica, umavariedade de semicondutores é usada, incluindo germânio,arseneto de gálio, carboneto de silício e semicondutores orgânicos,cada material tem vantagens como relação custo-desempenho, operação em alta velocidade, tolerância em alta temperatura ou a resposta desejada a um sinal. Os semicondutores são úteis porque os engenheiros controlam as propriedades elétricas e o comportamento durante o processo de fabricação. As propriedades dos semicondutores são controladas pela adição de pequenas quantidades de impurezas no semicondutor por meio de um processo de dopagem.
APLICAÇÕES
Os semicondutores trouxeram uma revolução no campo da eletrônica. Os semicondutores são usados para projetar componentes eletronicos:
- o componente semicondutor mais utilizado é o Diodo, que permite o fluxo de corrente em apenas uma direção e, portanto, atua como uma válvula eletrônica unidirecional
-após o diodo, foi inventado o transistor, que é usado para comutação rápida ou amplificação de corrente.
- chips integrados possuem componentes semicondutores embutidos neles
Em palavras simples, o semicondutor trouxe um controle automático em circuitos eletrônicos, o que não é possivel com condutores. 
FUNCIONAMENTO
CONCLUSÃO
Analisando as propriedades de materiais semicondutores, nota-se que o número de elétrons ou lacunas em um semicondutor, cresce com o aumento do número de átomos de impurezas introduzidas no cristal. Com o aumento do número de portadores de carga, aumenta-se a condutividade elétrica do material. Dessa forma, torna-se possível alterar de forma controlada a condutividade elétrica de um semicondutor, efetuando-se a dosagem adequada da quantidade de dopagem do cristal durante a etapa de fabricação.
Essa característica de controle externo de condutividade possibilita o uso de cristais semicondutores como matéria prima na fabricação de componentes eletrônicos, como diodos, transistores e circuitos integrados.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA
image1.png
image2.jpeg
image3.jpeg

Continue navegando