Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Curso: ENFERMAGEM DO TRABALHO
Disciplina: EPIDEMIOLOGIA, HIGIENE E SANEAMENTO
 AVALIAÇÃO
Para sua análise, estão sendo exibidas somente as questões respondidas.
Epidemiologia é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas. Com base nisto, assinale a alternativa incorreta:
·  O processo de reformulação institucional no qual o SUS tem enfrentado, não deve dispor de estatísticas epidemiológicas que impossibilitam a descentralização dos serviços e consequentemente uma abordagem mais efetiva junto à comunidade.
A  Epidemiologia é um dos pilares da Saúde Pública, e como tal deve estar estreitamente incorporada às políticas, programas e serviços públicos de saúde. Assinale a alternativa correta em relação ao assunto:
·  No Brasil, a fundação e o processo de fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) vêm possibilitando a garantia da saúde como direito constitucional, e a Saúde Pública vem expandindo consideravelmente o seu espaço dentro desse sistema.
Esta iniciativa da SVS vem estimulando profissionais de estados e municípios na busca de apropriação do conhecimento epidemiológico no desenvolvimento de ações rotineiras sob firmes bases científicas e criatividade técnica. É possível destacar algumas falhas que necessitam ser solucionadas. Com base no trecho acima, assinale a alternativa incorreta:
·  Identificação de sua prioridade econômica, ofertando as bases científicas para organização de ações não programadas e o destino dos recursos.
Em quaisquer definições de epidemiologia a seres adotadas, é crucial a compreensão do que é saúde, já que é por meio dessa definição individual que formaremos o conceito coletivo. Analise as assertivas abaixo: I. Note que o mais comum é definir a saúde como a ausência de uma doença. Dessa forma, o estudo da saúde da população meramente necessitaria de dados sobre mortalidade e morbidade de acordo com as causas. II. Sabe-se que na prática encontra-se, muitas vezes, indivíduos dos quais não se diagnostica doença, mas possuem características que podem ser consideradas não saudáveis, tais como inadaptabilidade à comunidade ou frequente tristeza, o que torna difícil identificá-los como saudáveis. III. Além disso, a percepção da saúde varia muito entre culturas, entre grupos sociais, entre gerações. Assinale a alternativa correta:
·  Todas as afirmativas I e III estão corretas.
Embora a epidemiologia tenha contribuições para virtualmente todas as políticas públicas em saúde, três questões se impõem atualmente como compromissos da saúde pública, frente aos quais todas as disciplinas e saberes do campo da saúde coletiva devem confluir. Assinale a afirmativa correta em relação ao trecho citado: (     ) A redução das desigualdades sociais em saúde, (     ) A promoção da saúde (     ) A regulação exercida pelo Estado sobre bens e serviços com consequências sobre a saúde;”
·  V V V
A epidemiologia tende a auxiliar na fase de identificação dos problemas socialmente relevantes, por meio da análise da ordenação dos problemas de saúde e de seus determinantes nos variados grupos sociais, oferecendo referências técnicas para fundamentar as decisões políticas, tanto na esfera dos movimentos sociais quanto no âmbito governamental, inserindo-se a outros espécies de informação a serem ponderadas no meio de tomada de decisão. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta:
·  Existe uma ordem de condições que não podem ser modificadas por processos desvinculados da implementação da política e que também transformem o perfil epidemiológico, tornando especialmente árdua a avaliação de desempenho;
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o saneamento pode ser compreendido como controle de todos os fatores do meio físico do homem, que executam ou podem executar malefícios ao bem estar físico, mental e social. Analise as afirmativas abaixo: (     ) Frente a essa definição, o saneamento possui como intuito, a redução dos danos ao meio ambiente que influenciam na saúde da população, é valido pontuar que saneamento é caracterizado como uma série de ações socioeconômicas que almejam conquistar salubridade ambiental, sendo fator fundamental para saúde, economia e produção de um país. (     ) Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, no Brasil 83,7% da população em áreas urbanas é atendida com cobertura de redes de água potável e 54% com redes de esgotamento sanitário. (     ) O saneamento no Brasil é um problema de saúde pública de grande destaque para a população e que na maioria das vezes não é dada a real importância e passa, por consequência, despercebido, apesar da sua relevância para a saúde do homem e do meio ambiente. Assinale a alternativa correta:
·  V V V
A falta de saneamento básico é um dos principais motivos dos casos de mortalidade infantil no Brasil derivadas de doenças parasitárias e infecciosas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta
·  Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) no período de 2000 a 2004 no Brasil, cerca de 10 mil pessoas evoluíram a óbito devido casos de diarreia, sobretudo crianças de zero a cinco anos;
O resíduo hospitalar é um problema extremamente grave para os administradores, devido a atividade hospitalar por si só, ser uma produtora de resíduos, especifica nas diversas atividades realizadas no interior das instituições de saúde, em razão do enorme volume de compras e insumos necessários ao funcionamento destes. Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre Resíduos de Serviços de Saúde, assinale a alternativa incorreta:
·  O correto gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde é fundamental, para aumentar os efeitos adversos no ponto de vista sanitário, ambiental e ocupacional.
A área da saúde no Brasil, possui nos dias atuais programas institucionais que vem sendo desenvolvidos com intuito de garantir a integração das vigilâncias sanitária, epidemiológica e ambiental, na busca da Vigilância em Saúde. Assinale a alternativa correta em relação ao assunto abordado:
·  Essa incorporação deve suceder por meio de ações e informações de vigilância ambiental e epidemiológica, com as ações e informações referentes à prestação dos serviços, nas circunstâncias da cobertura e qualidade do atendimento;
VOLTAR