Buscar

Processo Civil

Prévia do material em texto

Meios de defesa do réu:
· Assim como o autor, tem o direito de buscar a sua pretensão em juizo, da mesma forma a lei garante ao réu o direito de se defender, conforme os artigos 335 ss do CPC.
Contestação:
· É a peça principal, ou seja, é nela que o réu, através de advogado apresenta a sua defesa. A defesa do réu poderá ser processual, ou de mérito. A defesa de mérito pode ser direta ou indireta.
Defesa processual:
· Em preliminar, o réu irá questionar sobre a forma processual escolhida pelo autor, demonstrando que a ação não é cabível na forma escolhida, bem como poderá alegar qualquer preliminar constante do artigo 337.
Defesa direta de mérito
· O réu irá se contrapor aos fatos constitutivos do direito do autor narrados na petição inicial, bem como irá negar item por item do pedido do autor.
Defesa indireta do mérito:
· O réu não se preocupará com os fatos narrados pelo autor, se quiser poderá até confirma-los, contudo comprovará que a obrigação já foi cumprida.
O prazo para a contestação:
· O prazo é de 15 dias, e começa a ser contado da seguinte forma: 
1º) Após a juntada do mandado do oficial de justiça, ou o aviso de recebimento juntado no processo, desde que o juiz não tenha marcado audiência de conciliação. 
2º)Se houver audiência de conciliação o prazo de 15 dias para a contestação começará a ser contado da data da audiência, desde que não ocorra a conciliação; 
3º) Se ao ser citado para a audiência de conciliação o réu não concordar com a audiência, ele terá até 10 dias antes da audiência para, através de advogado, peticionar ao juiz requerendo o cancelamento da audiência; nesse caso, se o juiz não concordar com a manifestação do réu e mantiver a audiência o prazo será contado da data da audiência, se não houver conciliação, porém se o juiz acatar o pedido e cancelar a audiência o prazo de 15 dias começará a ser contado da data da publicação da decisão do juiz.
Da contestação negativa geral (ocorre principalmente quando o réu é citado por edital):
· Somente o MP, DP, ou o Defensor indicado pelo juiz poderá apresentar a contestação por negativa geral. Se houver advogado particular obrigatoriamente ele terá que apresentar a contestação na forma descrita.
· A contestação deverá ser escrita, salvo do juizado especial e alguns procedimentos especiais, ação de alimentos em que a lei permite a defesa oral.
Reconvenção (é uma economia processual):
· É o meio processual utilizado somente pelo réu. Considerando que na contestação o réu não pode formular pedido a seu favor, apenas se defenderá das alegações do autor, nesse caso, a lei permitirá que o réu faça reconvenção na própria contestação e formule pedido a seu favor.
· Na reconvenção, o réu se torna autor (reconvinte) e o autor da ação principal se torna réu (reconvindo).
O reconvindo será intimado na pessoa de seu advogado constituido para apresentar defesa no prazo de 15 dias; se não tiver advogado constituído ele terá que ser citado pessoalmente.
Após a produção das provas necessárias, o juiz na mesma sentença, julgará a ação principal e a reconvenção.
A reconvenção é uma nova ação, receberá um novo número de processo, haverá recolhimento de custas e condenação em honorários de sucumbência. Ela será apensada junto ao processo principal. A desistência feita pelo autor da ação principal não prejudicará a continuação da reconvenção, salvo se houver acordo incluindo as duas ações.
Por fim, é possível, segundo o novo CPC, ingressar com a reconvenção sem a contestação.
Revelia:
· Ocorre a revelia quando o réu legalmente citado deixa de contestar ou contesta fora do prazo.
· Efeitos da revelia:
· Ocorrendo a revelia, os fatos narrados pelo autor na petição inicial, serão tidos como verdadeiros.
· Casos em que não ocorrem efeitos da revelia:
· Existindo varios réus, um ou algum deles contestar.
· Se o direito estiver indisponível.
· Se a inicial não estiver acompanhada do documento essencial para a comprovação das alegações.
· Se as narrações do autor forem inverossimeis, se contradizendo com as provas constantes dos autos.
OBS: Mesmo ocorrendo a revelia, se o juiz não se convencer das alegações do autor, ele poderá requerer novas provas, documentais, testemunhais, etc.

Continue navegando