Buscar

ESTUDO DE CASO - TRABALHO DIGNO E CRESCIMENTO ECONÔMICO - AGENDA 2030

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO DIGNO E CRESCIMENTO ECONÔMICO – Agenda 2030
De acordo com Paulo Freire, “A educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo”. Sendo assim, pessoas educadas e conscientes, são pessoas capazes de proteger o nosso planeta e garantir a paz e a prosperidade.
O objetivo do n° 8 do ODS é promover o crescimento econômico sustentável e inclusivo, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.
Uma educação de qualidade gera o desenvolvimento intelectual das pessoas, assim elas terão uma boa oportunidade no mercado de trabalho, criando melhores condições de vida e uma estabilidade e sustentabilidade em nosso país. Quanto maior for o numero de pessoas empregadas, recebendo um salário digno, a nossa economia cresce forte e inclusiva.
A escola é um espaço onde os alunos aprendem atitudes, valores e habilidades. Abordar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas instituições de ensino contribui para a formação de cidadãos conscientes da missão de construir um mundo melhor para as gerações presentes e futuras. Na escola vamos incentivar mudanças de comportamentos que virão a gerar um futuro mais sustentável em relação a integridade ambiental, de uma sociedade justa e uma economia viável para todos.
Um estudo feito pela Instituição Pública do Reino Unido (British Council) os objetivos do desenvolvimento sustentável ajudam no desenvolvimento moral e mental dos alunos, aumentando o engajamento. Além do mais, aumenta as habilidades acadêmicas e os tornam mais competitivos quando chegam ao mercado de trabalho. Inserir os objetivos do desenvolvimento sustentável na escola é muito importante, porque a educação, é uma grande aliada para direcionar projetos e programas para a escolar. Além disso, nós professores somos estimulados a ensinar com materiais atualizados e relevantes, impulsionando o nosso desenvolvimento profissional.
Vale ressaltar, que o quarto ODS trata especificamente sobre assegurar uma educação inclusiva e de qualidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também inclui a sustentabilidade entre as competências a serem desenvolvidas pelos estudantes. Segundo a BNCC, os alunos precisam “agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”.
Para as aplicabilidades dos ODS, as instituições de ensino podem oferecer aulas e atividades específicas para que os estudantes conheçam sua importância. Abordar a discussão sobre o desenvolvimento sustentável, apresentando os ODS aos alunos será uma ideia muito interessante. 
Cabe a nós professores incluir o tema em nossas disciplinas de maneira transversal, ou seja, em todas as áreas de conhecimento. Aplicá-los complementarmente para potencializar a interdisciplinaridade, o pensamento complexo e a visão sistêmica dos projetos e práticas pedagógicas. As Faculdades e Universidades também, podem criar linhas de pesquisa alinhadas aos objetivos, incentivando a produção científica a partir de problemas da realidade de cada um. 
Cada instituição de ensino pode escolher a melhor maneira de abordar o assunto, levando em conta o contexto local. Os exemplos abaixo vão ajudar a colocar a sustentabilidade em prática:
· Coleta de água da chuva para lavar o pátio, calçadas e áreas externas;
· Criação de um ponto de coleta de resíduos recicláveis;
· Compostagem de resíduos orgânicos;
· Criação de horta e envolvimento dos alunos na sua manutenção;
· Reduzir a utilização de plásticos e papéis;
· Criar ações de integração entre os alunos para incentivar o senso de coletividade;
· Desenvolvimento de um sistema de reciclagem de resíduos;
· Implementação de projetos para a reutilização de materiais recicláveis;
· Desenvolvimento de atividades de plantio de árvores;
· Incentivo ao uso racional de água e energia elétrica para evitar o desperdício.
A ideia de sustentabilidade deve ser incluída no PPP da escola e ser aplicada todos os dias, tornando-se parte da cultura da comunidade escola. Assim, fica mais fácil construir sistemas educacionais adequados aos objetivos, com conteúdo relevante e que estimule a participação dos alunos durante as aulas.
Devemos sensibilizar a sustentabilidade na escola como prática de preservação do meio ambiente, sendo emergencial o qual todos devem estar envolvidos. Devemos agir como cidadãos íntegros, conscientes em respeitar outras pessoas, animais e plantas, com o mesmo respeito que desejamos para nós mesmos.
Uma educação de qualidade, pessoas conscientes, ajudará muito para a garantia da sustentabilidade, contudo, depende muito da intervenção da política pública, para promover e incentivar o empreendedorismo e a criação de empregos de forma sustentável e inclusiva, assim teremos melhor desempenho da igualdade financeira e o crescimento econômico sustentável tão sonhado.
.
Protocolo: 2023051643917554F9F831C0F0

Continue navegando

Outros materiais