Buscar

Sistema Nervoso: Estrutura e Função

Prévia do material em texto

Profa Ethel Valdez
Introdução
	O sistema nervoso é responsável pelo ajuste e interação do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.
Organização do sistema nervoso humano
	Sistema Nervoso Central
(SNC)	Encéfalo	Cérebro	
			Cerebelo	
			Tronco Encefálico	Mesencéfalo
				Ponte
				Bulbo
		Medula		
				
	Sistema Nervoso Periférico
(SNP)	Nervos cranianos (12 pares) motores, sensitivos ou mistos		
		Nervos raquidianos (31 pares)		
		Terminações nervosas: sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático).		
SNP- Nervos cranianos
SNP- Nervos raquidianos
Fibras aferentes, conduzem as informações que o corpo obtém do meio externo e de seu interior até o sistema nervoso central. 
Fibras eferentes, por sua vez, garantem que os impulsos do sistema nervoso central cheguem até os órgãos efetores.
É A UNIDADE FUNCIONAL e principal célula do sistema nervoso. São responsáveis por realizar as sinapses, ou seja, a recepção e transmissão dos impulsos nervosos.
NEURÔNIO
Estrutura e composição do Neurônio
Comunicação entre as células neuronais
capacidade que as células têm de usar a eletricidade para sua comunicação.
Ele ocorre por meio de processos de polarização, despolarização e repolarização da membrana ou impulso nervoso seja para os dendritos como para os axônios. É uma corrente elétrica que rapidamente se propaga pela membrana no neurônio. Esse impulso é fundamental para garantir a comunicação entre essas células nervosas.
Ao chegar ao final dessa estrutura, promove a liberação de neurotransmissores que vão estimular ou inibir outras células (sensoriais, musculares ou glandulares).
brasilescola.uol.com
TIPO DE IMPULSO
Contínua: o impulso passa por toda extensão do axônio. Ocorre em neurônios sem bainha de mielina e é mais lenta.
Saltatória: ocorre em neurônios com bainha de mielina, há despolarização da membrana apenas nos nódulos de Ranvier. É mais rápida, não é contínua. A cada 1 a 2 mm, existe um segmento de 2 a 3 m de membrana axonal exposta, conhecido como nodo de Ranvier. Os nodos estão repletos de canais Na, enquanto as regiões intermodais (áreas que ficam escondidas debaixo da bainha de mielina) não possuem praticamente canal algum. Na prática, isso significa que um potencial de ação salta como um sapo de um nodo ao outro ao longo do comprimento do axônio, comportamento conhecido como condução saltatória ou nodal.
Comunicação entre as células neuronais e célula efetora
capacidade que as células têm de usar o Neurotransmissor
Elétrica
Química
Fonte: livrespensadores.net/o-mundo-negro-da-depressao
Os neuro-hormônios estão contidos em microvesículas presentes nas extremidades do axônio. Quando o impulso nervoso chega até essas extremidades, as microvesículas liberam o mediador químico para o espaço sináptico. O neuro-hormônio, então, combina-se com receptores moleculares presentes no neurônio que deverá ser estimulado (ou na fibra muscular ou na célula glandular).Dessa combinação resulta a mudança na permeabilidade da membrana da célula receptora, fato que desencadeia uma entrada de íons no interior da célula e a consequente inversão da polaridade da membrana. Surge, então, um potencial de ação que gera, na célula receptora, um impulso nervoso.
O término do sinal pode no receptor internalização ou dessensibilização, comumente, termina quando o neurotransmissor é removido da fenda sináptica. Há três mecanismos de remoção: degradação, reciclagem ou difusão para fora da fenda.
Neurotransmissores ou neuro-hormônios
brasilescola.uol.com.br
SNC : Encéfalo 
SNC : Cérebro 
Funções do Cerebelo 
Tônus e vigor muscular
Orientação espacial
Diencéfalo
O diencéfalo é a região constituída pelo tálamo e o hipotálamo.
Tálamo
O tálamo responsável por receber as mensagens sensoriais e transmiti-las ao córtex, além dessa função, está também envolvido na regulação do estado de atenção e da consciência. O tálamo é constituído de muitos corpos celulares.
Hipotálamo
O hipotálamo é responsável pela temperatura corporal e o controle de hidratação do corpo, tendo papel importante na homeostase corporal (temperatura, balanço hídrico controle da hipófise, e outras glândulas) emoções e nos comportamentos sexuais fazendo ligação entre o sistema nervoso e o endócrino. Está situado logo abaixo do tálamo e tem tamanho bastante reduzido.
processo de coordenação dos reflexos visuais e do processo de integração das informações sensoriais. É relacionada tb ao tônus muscular a postura corporal.
Controle dos batimentos cardíacos
Controle dos movimentos respiratórios
Controle da deglutição (engolir)
Medula Espinhal (raque)
Cordão cilíndrico que parte da base do encéfalo e percorre toda a coluna vertebral.
Aloja-se dentro das perfurações das vértebras.
Da medula espinhal partem 31 pares de nervos raquidianos
Funções da medula
Recebe as informações de diversas partes do corpo e as enviam para o encéfalo e vice-versa.
Responsável pelos atos reflexos (reflexo medular).
O receptor é um transdutor, o qual converte o estímulo em um sinal intracelular, que normalmente é uma mudança no potencial de membrana. Se o estímulo produz uma mudança que atinge o limiar, são gerados potenciais de ação que são transmitidos de um neurônio sensorial até o sistema nervoso central (SNC), onde os sinais de entrada são integrados.
Receptor Sensorial
Fonte: SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre (2017)
SOMESTESIA – sentido somático do corpo (tato, pressão, temperatura, oriundo da superfície e interior do corpo). 
PROPRIOCEPÇÃO – sentido de posição e movimento do corpo e de suas partes. Sentido de peso dos objetos. Receptores localizados nos músculos, articulações e tendões. 
SENTIDOS ESPECIAIS – órgãos sensoriais localizados na cabeça. Os sentidos especiais promovem a percepção de estímulos oriundos do ambiente externo (olfação, gustação, audição e visão)
Receptor Sensorial
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.png
image5.jpeg
image6.png
image7.png
image8.png
image9.jpeg
image10.png
image11.jpeg
image12.jpeg
image13.png
image14.jpeg
image15.png
image16.png
image17.jpeg
image18.png
image19.png
image20.jpeg
image21.png
image22.png
image23.png

Continue navegando