Buscar

Patrimônio Histórico e Ambiental

Prévia do material em texto

Vila militar de Osasco
Escola EMEF General Antônio Sampaio
UNIFESP - Campus Osasco.
Creche Municipal da Vila Militar
Lagoa de Carapicuíba: A Lagoa de Carapicuíba foi declarada de utilidade pública para ser utilizada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE, conforme Decreto n° 45.911, de 11/07/2001 e pretende-se proceder à implantação de um Parque Público neste local.
Site https://www.cetesb.sp.gov.br/noticentro/003/05/consemacarapicuiba.pdf
Estação Quitaúna: 
Objetivo da construção da estação Quitaúna foi para atender a necessidade e logística do exército. A estação está conectada com Sorocabana e Barra Fundo. 
 Para atender aos interesses logísticos do Exército, a Sorocabana implantou uma nova via férrea de bitola 1,60 m entre a Barra Funda e o quilômetro 21, permitindo o atendimento ao novo aquartelamento (equipamentos militares foram transportados por via férrea de Jundiaí para Quitaúna) e ao Matadouro de Carapicuíba, recém-implantado. O Exército construiu dois grandes galpões, ligados à ferrovia por meio de desvios e suas instalações encontravam-se em funcionamento, pouco mais de um ano após o lançamento das obras. A inauguração oficial do Quartel de Quitaúna ocorreu em 13 de agosto de 1922.
A abertura do quartel de Quitaúna obrigou a Sorocabana a instalar um posto de embarque e desembarque exclusivo para o Exército, posteriormente o posto de embarque foi promovido a posto telegráfico, tendo novas instalações inauguradas em 29 de maio de 1929
Programas de Educação Patrimonial contribuem para o reconhecimento, valorização e preservação do patrimônio cultural ferroviário e arqueológico favorecendo as relações de afetividade e admiração pela valorização e preservação do nosso patrimônio cultural. Eles atendem a legislação ambiental para empreendimentos potencialmente modificadores do Meio Ambiente e seguem os conceitos e práticas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. 
https://www.cptm.sp.gov.br/noticias/Pages/CPTM-promove-peca-teatral-em-estacoes-da-Linha-8-Diamante.aspx
Representação dos limites das Unidades de Conservação Estaduais de Uso Sustentável. Os limites são provenientes da Fundação Florestal e foram elaborados a partir de fontes diversas e processos variados de aquisição, portanto alguns limites apresentam imprecisões cartográficas inerentes ao seu procedimento de confecção, cujo processo de atualização das bases cartográficas ou de demarcação através de georreferenciamento ocorre de maneira rotineira e constante.
Mapeamento da cobertura vegetal nativa do Estado de São Paulo, produzido pelo Instituto Florestal, utilizando legenda fitofisionomica IBGE 2012, área mínima mapeada de 0,1 hectares, Índice Kappa 0,81. Realizado a partir de imagens orbitais dos satélite WorldView, GeoEye e QuickBird, resolução espacial 0,5m (RGB, Pancromáticas, Infravermelho), do período de 2017 à 20
Vila Militar te uma grande importância patrimônio histórico para Osasco, foi no ano de 1922 que recebeu o complexo militar de Quitaúna. Sua chegada, junto com as indústrias, foi determinante para o desenvolvimento local. 
Objetivo da construção da estação Quitaúna foi interesses logísticos do Exército, a Sorocabana implantou uma nova via férrea de bitola 1,60 m entre a Barra Funda e o quilômetro 21, permitindo o atendimento ao novo aquartelamento (equipamentos militares foram transportados por via férrea de Jundiaí para Quitaúna) e ao Matadouro de Carapicuíba, recém-implantado. Nos dias atuis é presente na linha 8 diamante. 
Lagoa de Carapicuíba se formou há mais de 40 anos pelo transbordamento das águas do rio Tietê que inundaram uma antiga cava de mineração de areia situada na divisa dos municípios de Barueri e Carapicuíba, na Grande São Paulo. A partir de um laudo feita pela Cetesb foi feito a constatação que está contaminada por metais pesados e sofre com o aterramento processado com descarte de resíduos de toda natureza na área. A Lagoa é pública para ser utilizada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE, conforme Decreto n° 45.911, de 11/07/2001. 
Perto do local do Lagoa de Carapicuíba se encontra moradores, que sofrem de condições precárias de moradia e falta de saneamento basico, este local se encontra em área de alagamento e deslizamento. 
Representação dos limites das Unidades de Conservação Estaduais de Uso Sustentável, os limites são provenientes da Fundação Florestal.
A Vila Militar é um marco para história de Osasco que permanece a sua construção e e funcionalidade nos dias atuais. Estação Quitaúna foi construída para atender a necessidade e logística do exército no ano 1922 e permanece na linha 8 nos dias atuais.
Lagoa de Carapicuíba foi declarada de utilidade pública para ser utilizada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE, conforme Decreto n° 45.911, de 11/07/2001 e pretendia fazer implantação de um Parque Público neste local. Nos dias de hoje não á utilidade para a sociedade.
desenvolver projeto para que a cidade pudesse conhecer melhor a história da Vila Militar e Quitaúna. Investir em parque e centros culturais voltado para cultura e lazer.
vulnerabilidade social 
Moradia com área deslizamento https://www.oanhanguera.com.br/noticias/8841-carapicuiba-centenas-de-familias-da-vila-municipal-ja-aderiram-aos-apartamentos-da-cdhu-ou-carta-de-credito

Continue navegando