Buscar

contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Engenharia Elétrica
 Alguns alunos universitários em anos iniciais, apresentam dificuldades na hora de elaborar um trabalho cientifico, com isso, geram muitas dúvidas a respeito sobre o assunto, de modo que, esses acadêmicos sofrem alguma dificuldade antes de entrar na faculdade, muitos deles não sabem até mesmo a construção de um parágrafo.
 Sabe-se que, no ensino médio esses acadêmicos não tiveram uma boa base metodológica ou um bom aprofundamento em uma simples construção de redação, o que leva a ter um certo receio nas construções desses textos científicos, mas também, a forma de correção desses trabalhos que na grande maioria dos professores universitários optam pela correção da associação brasileira de normas técnicas (ABNT). Além disso, a falta de organização de estudo, para a construção de um trabalho acadêmico com referência bibliográfica cientifica precisa de muito tempo para ser organizado, por vez a grande maioria trabalham além de estudar acaba atrapalhando por falta dessa organização de tempo. 
 Outrossim, a falta de compreender o que é um parágrafo, que é a parte do texto que visa as etapas do raciocínio. Bem como, a sequência dos parágrafos, sua extensão e complexidade dependem da natureza do próprio raciocínio. Parágrafo é uma unidade textual, composta por uma ou mais frases que circundam uma ideia central, que pode vir acompanhada de ideias secundárias. Em outras palavras, um parágrafo é formado por um ou mais períodos em geral, para entender o que é parágrafo, primeiro tem que saber o que é período, que por sua vez é o enunciado que é formado por uma ou mais orações sendo ele simples ou composto. Todo parágrafo é um pedaço do texto, assim sendo, ter coesão e independência de compreender a sua composição textual, como também, ter começo, meio e fim. Tornando o parágrafo uma mini dissertação.
 Portanto, de início antes de entrar na faculdade as escolas, precisam se mobilizar para preparar esses alunos através de cursos de pesquisa cientifica, mas também, mostrar, apresentar a importância das normativas da ABNT. Para aqueles que estão no meio acadêmico as universidades deveriam oferecer palestras com esse tema de escrita cientifica para ajudar os seus acadêmicos a melhorar a escrita, a sua construção de ideias cientificas e estimular a leitura.
 
Referências: 
OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de Metodologia Científica. São Paulo: Pioneira, 1997. 
SEVERINO. Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
Dendasck, C. (20 de maio de 2019). 1 Vídeo (13 min) Dificuldade com Artigo Científico [ NÃO DESISTA! ] - Revista Científica Núcleo do Conhecimento. Fonte: Publicado pelo canal Revista Científica Núcleo do Conhecimento: https://www.youtube.com/watch?v=hMYwyvzGdaQ
Valente, G. (1 de Julho de 2019). 1 vídeo (9 min). Estrutura do parágrafo - Brasil Escola. Fonte: Publicado pelo canal Brasil Escola: https://www.youtube.com/watch?v=hrk_bVoJPKg

Outros materiais