Buscar

Dimensões da Linguagem

Prévia do material em texto

LINGUAGEM
DIMENSÃO FONÉTICA
- A dimensão fonética se refere aos sons produzidos, transmitidos e recebidos pela linguagem humana. Inclui a produção do som (fonética articulatória), sua transmissão física (fonética acústica) e sua percepção pelo sistema auditivo e neurossensorial (fonética perceptiva).
DIMENSÃO FÔNICA
- Refere aos fonemas, as unidades fonológicas mínimas, distintivas, de cada língua. A fonologia estuda, por exemplo, como os fonemas se organizam nas diferentes sílabas e como operam os traços mínimos que definem os diferentes fonemas.
DIMENSÃO SEMÂNTICA
- Diz respeito à significação dos vocábulos, das palavras, utilizadas em determinada língua. Já a dimensão sintática implica a relação e a articulação lógica das diversas palavras entre si; no dizer de Machado de Assis, como as palavras se casam.
DIMENSÃO PROSÓDICA
- Utiliza a intensidade dos sons (forte ou fraca), sua frequência (aguda ou grave) e a duração de cada som para compor uma espécie de música da fala, fundamental ao sentido e poder da comunicação verbal.
AFASIA DE BROCA
- A capacidade de produzir palavras é prejudicada, mas a compreensão e capacidade de formar um conceito são relativamente preservadas.
AFASIA DE WERNICK
- Sem perceber ou notar que há algo de errado, o paciente inverte palavras e fala frases sem sentido. Ele consegue falar várias palavras em sequência, em um discurso aparentemente fluente, mas que não faz sentido
AFASIA GLOBAL
- Perda da capacidade quase total de escrever, ler e falar.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
1. Função Referencial/Cognitiva
- A função mais comum da linguagem, centrada na informação. Ela serve para designar objetos, pessoas, situações, ações, atribuindo-lhes significações. É a linguagem na sua tarefa básica de representar e transmitir dados da realidade
2. Função Emotiva
- A linguagem como instrumento de expressão dos estados emocionais, das vivências internas, subjetivas. As interjeições (ai, ih, ah, nossa etc.) representam o estrato puramente emotivo da linguagem;
3. Função Poética
- Quando o emissor produz uma fala ou texto escrito e, ao fazê-lo, considera e dá atenção à seleção e à combinação de palavras, preocupado com a sonoridade, o ritmo, a surpresa das imagens ou situações que tais palavras evocam.

Continue navegando