Buscar

O que é direito

Prévia do material em texto

O que é direito?
Para começar nossos estudos acerca da teoria geral do direito, vale responder à pergunta: “afinal, o que é o direito?”
Não é simples explicar o que seja o direito, em razão de seu conceito ser amplo, podendo recair por inúmeras definições possíveis. 
Por isso, pode-se dizer, a grosso modo, que o direito se trata de uma tecnologia cuja principal função é regular as relações sociais em suas diversas formas: cível, administrativa, religiosa, penal, mercantil (tributária, internacional) e penal.
Desse modo, o direito pode ser tanto com base nas culturas e tradições orais (costumeiro), quanto escrito por um poder formulador de normas escritas (direito escrito).
Esse direito escrito, na era contemporânea, é formulado por um Estado de Direito através de um poder legislativo.
Há, também, os casos em que o direito é construído através das decisões jurídicas (precedentes jurídicos), mais recorrente no common law, assim como amplamente utilizado no sistema romano-germânico (vide Súmulas Vinculantes do STF). Além disso, há o direito formulado pelos jurisconsultos, de tradição romano-germânica, atualmente chamados de doutrinadores.
O que é a teoria geral do direito?
Podemos dizer que a teoria geral do direito é uma metalinguagem que tem como objetivo analisar os diferentes segmentos do direito para tentar explicá-los com uma linguagem comum entre as suas diferentes faces. 
É uma maneira de simplificar a linguagem jurídica dentro de sua complexidade e buscar generalizá-la para uma explicação teórica. Assim, é possível falar acerca da teoria do direito reunindo várias frentes compiladas em um corpo “geral”.
Atualmente, vivemos os desdobramentos da revolução francesa e o que isso representou para o direito. Passamos a ter codificações da legislação, que antes era criada de forma esparsa, promulgação de constituições e de Leis Fundamentais. 
Tal desdobramento foi marcantemente desenvolvido pelo Positivismo Jurídico, que é o direito da vontade do soberano, ou do Estado. 
Isto significa que o que vale é o que está escrito. Portanto, os valores abstratos, como “justiça”, caso não haja uma prescrição legal que não a defina previamente, passaram a perder o sentido.
O Juspositivismo é uma contraposição ao direito natural (jusnaturalismo), cuja base filosófica vem desde a antiguidade, desenvolveu-se nas polis (cidades-Estado) da Grécia Antiga e influenciou o pensamento jurídico ocidental.
Diversos juristas afirmam que apenas existem o jusnaturalismo e o juspositivismo. Nesse sentido, ambos vivem em constantes conflitos teóricos e ideológicos.
Por isso, para compreender a teoria geral do direito é importante ter uma compreensão de diversas escolas jurídicas. É o que explicarei a vocês adiante.

Continue navegando