Buscar

GOVERNANÇA CORPORATIVA NA ADVOCACIA

Prévia do material em texto

GOVERNANÇA CORPORATIVA NA ADVOCACIA
Uma vez em que a governança corporativa consiste em processos e políticas usadas para conduzir um negócio com qualidade, ela também é indicada para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. 
Melhores práticas de governança corporativa para escritórios e departamentos jurídicos 
Para que os inúmeros benefícios da governança corporativa sejam alcançados é preciso colocar em prática seus princípios fundamentais. Segundo uma publicação do IBGC publicada em 2015, algumas condutas integram qualquer boa gestão. São elas:
Constituição de um conselho consultivo e de administração
Este conselho deve buscar pela multidisciplinaridade, formado pela mescla de profissionais do escritório e pessoas externas com larga experiência de mercado. O seu objetivo é auxiliar o advogado na tomada de decisões estratégicas ao negócio. 
Definição de políticas organizacionais (normas e regimentos)
Trata-se dos manuais que definem o modo de agir de todo o escritório ou departamento jurídico, garantindo entregas consistentes.
Reuniões de acompanhamento
Não basta planejar o futuro do escritório, é necessário realizar reuniões periódicas com a equipe visando acompanhar a evolução das ações e a distância até o alcance das metas estabelecidas.
O papel do advogado na governança corporativa para empresas 
Da necessidade de adequação das empresas públicas e privadas às exigências da legislação contemporânea, encontra-se um leque de possibilidades para os advogados. Não à toa, atuar com compliance e governança corporativa são um dos campos mais promissores da área. 
Para se preparar tecnicamente para isso, vale investir em cursos especializados, além de conhecer rigorosamente a legislação e o funcionamento organizacional, como peculiaridades de cada área. 
Veja algumas frentes em que advogados e advogadas podem atuar. 
Compliance 
O Brasil conta com uma legislação e uma regulamentação bastante atualizadas no sentido de proporcionar maior segurança aos consumidores e funcionários. Para tanto, o advogado é quem fica responsável por acompanhar a conformidade das atividades da empresa com essas normas éticas. 
Consultoria e fiscalização interna
Quando a empresa cria procedimentos internos para determinadas áreas do negócio, seu objetivo é fazer com que suas operações sejam mais eficientes, além de diminuir custos. 
O advogado é quem assegura que esses processos sejam cumpridos integralmente, de modo a manter a empresa o mais saudável possível. Isso gera um impacto não apenas no funcionamento interno da companhia, como também em sua reputação. 
Assessoria com treinamentos 
Para uma implantação do programa de compliance eficiente, todos os colaboradores precisam ser comunicados e treinados a respeito das políticas de conformidade da empresa. 
Fica a cargo do advogado que se especializou na área ministrar esses treinamentos a respeito do código de ética e demais políticas do segmento de compliance.
Código de conduta
O código de conduta deve ser composto por princípios éticos, deveres e penalidades. Ele deve fazer parte da cultura organizacional, servindo como um parâmetro para o bom funcionamento dos relacionamentos e práticas da empresa e além dos principais executivos, sua criação deve envolver o jurídico.

Continue navegando