Buscar

Produção de bioinsumos dentro da fazenda Parte 1

Prévia do material em texto

Produção de bioinsumos dentro da fazenda Parte 1
A produção de bioinsumos realizada pelo produtor rural é amparada por lei e apresenta inúmeras vantagens. Entretanto, deve ser realizada de maneira criteriosa por profissionais treinados, seguindo procedimentos claramente definidos, desde a aquisição da matéria-prima, passando pela produção, pelo controle de qualidade e, finalmente, pela estocagem do produto final.
O primeiro passo para produzir um bioinsumo de qualidade é a utilização de microrganismos que apresentem sua identificação inequívoca e cuja eficácia já tenha sido previamente comprovada, normalmente adquiridas de centros de pesquisa, como a Embrapa ou o Instituto Biológico.
A unidade de produção de bioinsumos deve ser estruturada em alguns ambientes individualizados. São eles: 
• recepção e armazenamento dos insumos; 
• planta de produção; 
• laboratório para produção de inóculo (microrganismo) e controle de qualidade; e
 • estoque do bioinsumo. 
A estrutura física deve ser composta preferencialmente por parede e pisos que permitam a fácil limpeza. Além disso, deve ser climatizada, permitindo controlar melhor os processos e manter a qualidade da matéria-prima e dos bioinsumos. Recepção e armazenamento Esta área precisa ser foco de muita atenção. Falando em matéria-prima, ela deve ser adquirida de fornecedores que garantam a sua especificação, respeitando a exigência nutricional intrínseca para a espécie microbiana que será produzida.

Continue navegando