Buscar

Responsabilidade de Proteger

Prévia do material em texto

"Responsabilidade de Proteger"
	Responsabilidade de é um compromisso político global, endossado por todos os Estados membros das Nações Unidas na Cimeira Mundial de 2005 para impedir genocídio, crimes de guerra, limpeza étnica e crimes contra a humanidade.  
O princípio da responsabilidade de proteger baseia-se na premissa subjacente de que a soberania implica a responsabilidade de proteger todas as populações de crimes de atrocidades em massa e violações dos direitos humanos. O princípio baseia-se no respeito pelas normas e aos princípios do direito internacional, especialmente os princípios subjacentes de leis referentes a soberania, paz e segurança, direitos humanos e conflito armado.  
A responsabilidade de proteger fornece um quadro para o emprego de medidas que já existem para evitar crimes atrozes e para proteger os civis de sua ocorrência. A autoridade para empregar o uso da força no âmbito da responsabilidade de proteger é da competência exclusiva do Conselho de Segurança das Nações Unidas e é considerada uma medida de último recurso.  O Secretário-Geral das Nações Unidas publica relatórios anuais sobre a responsabilidade de proteger desde 2009 que se expandem sobre as medidas disponíveis para os governos, organizações intergovernamentais e a sociedade civil, bem como o setor privado, para prevenir crimes atrozes.
A responsabilidade de proteger tem sido assunto de consideráveis debates, particularmente em relação à aplicação do princípio por vários atores no contexto de situações específicas de cada país, tais como Líbia, Síria, Sudão e Quênia, etc.
O conceito foi usado pela presidente Dilma Rousseff, em discurso na abertura da 66ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, em setembro de 2011. Na ocasião, afirmou:
"O mundo sofre, hoje, as dolorosas consequências de intervenções que agravaram os conflitos, possibilitando a infiltração do terrorismo onde ele não existia, inaugurando novos ciclos de violência, multiplicando os números de vítimas civis.
Muito se fala sobre a responsabilidade de proteger; pouco se fala sobre a responsabilidade ao proteger. São conceitos que precisamos amadurecer juntos. Para isso, a atuação do Conselho de Segurança é essencial, e ela será tão mais acertada quanto mais legítimas forem suas decisões. E a legitimidade do próprio Conselho depende, cada dia mais, de sua reforma.
Para secretário geral e o vice-secretário geral, o princípio da ‘responsabilidade de proteger’ – ou R2P – é do Estado. Ele deve proteger a sua população do genocídio, crimes de guerra, limpeza étnica e todos os outros crimes contra a humanidade, e necessita que a comunidade internacional intervenha caso essa obrigação não seja cumprida.
O vice-secretário-geral da ONU, Jan Eliasson, disse que a comunidade internacional deve se esforçar para aumentar a construção de um espírito de cooperação dedicado à prevenção de atrocidades. Isso deve ser enraizado nos esforços nacionais, bem como no trabalho de organizações regionais e internacionais. “Todo mundo tem um papel a desempenhar. Ninguém pode fazer tudo e todo mundo pode fazer alguma coisa”,
Conclusão
Fica claro, após este breve resumo sobre a responsabilidade de proteger, que os países devem manter o compromisso de proteger a população, assim, evitando que crises aconteçam, pois, a população não pode ficar à mercê durante períodos caóticos. Fazendo este trabalho fui facilmente direcionada os acontecimentos de hoje, em específico nos Estados Unidos, e que estão mobilizando o mundo, acerca do assassinato de George Floyd, entre tantas outras pessoas negras mortas por polícias americanos. Fica claro que o a expressão “responsabilidade de proteger” tem como objetivo evitar as “limpezas étnicas”, conforme mencionado no início deste texto. Sendo assim, verifica-se a falta de compromisso do governo dos Estados Unidos, e de outros países de proteger a população. 
Referência
· https://pt.wikipedia.org/wiki/Responsabilidade_de_proteger#:~:text=Responsabilidade%20de%20proteger%20(em%20ingl%C3%AAs,e%20crimes%20contra%20a%20humanidade.
· https://pt.wikipedia.org/wiki/Responsabilidade_ao_proteger
· https://nacoesunidas.org/onu-comunidade-internacional-deve-lembrar-principio-da-responsabilidade-de-proteger/

Continue navegando