Buscar

A SUSCEPTIBILIDADE FEMININA A AQUISIÇÃO DE INFECÇÕES VULVOVAGINAIS (1)

Prévia do material em texto

SUSCEPTIBILIDADE FEMININA A AQUISIÇÃO DE INFECÇÕES VULVOVAGINAIS
Eixo Temático: Interdisciplinaridade e saúde
Siqueira, C. S.1
Nascimento, W. V..2 
Santos-Filho, M. C.3
Lima, P. C. N.4
Tenório, A. K. D. C.5
1. Centro Universitário do Rio São Francisco – UNIRIOS. clarasiqueira3@gmail.com.
2. Centro Universitário do Rio São Francisco – UNIRIOS. wirisnascimento@hotmail.com.
3. Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Centro Universitário do Rio São Francisco – UNIRIOS. marcelocirilo@hotmail.com.
4. Centro Universitário do Rio São Francisco – UNIRIOS. pedrocarlos.noia@gmail.com.
5. Centro Universitário do Rio São Francisco – UNIRIOS. andrea.tenorio@unirios.edu.br.
Introdução: A anatomia dos órgãos genitais femininos torna as mulheres propensas ao surgimento de infecções vulvovaginais, principalmente aquelas causadas por microrganismos presentes na própria microbiota normal feminina. Objetivo: Descrever a suscetibilidade feminina para desenvolver infecções vulvovaginais. Método: Utilizou-se consultas em artigos científicos do Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), utilizando os seguintes Descritores em Ciências de Saúde: Saúde da Mulher, Microrganismos, Saúde Coletiva, Infectologia. Resultados: O fator anatômico da mulher juntamente com situações como: utilização de sabonete bactericida, uso de roupas íntimas de tecido sintético ou de adornos genitais, aumentam o surgimento de infecções, pois estas alteram o ph vaginal. A utilização de duchas vaginais agrava o quadro e favorece o surgimento de vulvovaginites, por levar a perda do equilíbrio entre os vários microrganismos que protegem a cavidade vaginal, facilitando a ocorrência de infecções. Portanto, deve-se manter o trato genital interno livre das agressões externas para assim manter a homeostase. Conclusão: As mulheres devem atentar-se aos hábitos de vida e higiene pessoal visando evitar o surgimento dessas infecções e o enfermeiro tem o enfermeiro tem o papel de orientar e deixar claro as mulheres as causas do que podem ocorrer o surgimento de uma vulvovaginite.
Palavras-chave: Saúde da Mulher. Infectologia. Saúde Coletiva.
Referências:
1. ÁLVARES, C. A.; SVIDZINSKI, T. I. E.; CONSOLARO, M. E. L. Candidíase vulvovaginal: fatores predisponentes do hospedeiro e virulência das leveduras. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 43, n. 5, p. 319-327, out., 2007. Disponível: https://www.scielo.br/pdf/jbpml/v43n5/a04v43n5.pdf. Acesso em 25 Jul. 2020.
2. BARDIN, M. G. Higiene e cuidados com a genitália de mulheres com vulvovaginites. 2014, Tese (Mestrado Ciências da Saúde) – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/312983/1/Bardin_MarcelaGrigol_M.pdf. Acesso em: 25 Jul. 2020. 
image1.png

Continue navegando