Buscar

A Importância da Comunicação

Prévia do material em texto

Wanessa Palácio
Técnico Recursos Humanos 1º Semestre
Comunicação oral e escrita
A linguagem é entendida como a forma de se comunicar e se expressar podendo ser “falada” ou “escrita” e pode variar de acordo com as condições sociais, culturais, regionais em que é utilizada.
A linguagem forma o sujeito, tantos pelas mensagens recebidas como pelas mensagens emitidas.
Signos linguísticos são entidades em que sons ou sequências de sons - ou as suas correspondências gráficas - estão ligados com significados ou conteúdos. Os signos são assim instrumentos de comunicação e representação, na medida em que, com eles, configuramos linguisticamente a realidade e distinguimos os objetos entre si.
Comunicação é o ato que envolve a troca de informações entre dois ou mais interlocutores por meio de signos e regras semióticas mutuamente entendíveis. Trata-se de um processo social primário, que permite criar e interpretar mensagens que provocam uma resposta.
Os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente.
· Emissor ou locutor — quem elabora a mensagem, quem diz.
· Receptor ou interlocutor — a quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada.
· Mensagem — texto verbal ou não verbal propriamente dito, é a estrutura textual.
· Referente ou contexto — o assunto que perpassa o ato comunicativo.
· Canal ou veículo — o meio pelo qual a mensagem é difundida, divulgada, o seu veículo condutor.
· Código — a forma como a mensagem organiza-se, é um conjunto de sinais organizados de maneira que tanto o locutor quanto o interlocutor conheçam e tenham acesso.
As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Elas são classificadas em seis ostipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística

Continue navegando