Buscar

Avaliação de História - 8º Ano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÂO DE HISTÓRIA – 2024 - 8ª ANO
Nome:_________________________ 8 ano __________ Data / /
1) (EF08HI12 ) G1 Com os problemas de uma corte numerosa e inútil de um lado, a ameaça da represália napoleônica do outro, além do bloqueio continental à Inglaterra, via-se a Monarquia na emergência de providenciar fontes de renda o mais depressa possível.
Adaptado de: RODRIGUES, Maria Regina da Cunha. A Carta Régia de 28 de janeiro de 1808. (Documentário)
A busca de recursos financeiros provocou um regime de:
A) concessões liberais, não só libertando o comércio e as indústrias, mas tomando providências de ordem cultural e assistencial.
B) protecionismo econômico, fechando o comércio e as indústrias, mas tomando providências de ordem cultural e assistencial.
C) limitação econômica, garantindo que o comércio fosse praticado somente com a Inglaterra, deixando de fora providências de ordem cultural e assistencial.
D) privatizações, não só libertando o comércio e as indústrias, mas reduzindo a intervenção do Estado em ações de ordem cultural e assistencial.
2 ) (EF08HI12) G2 Em última análise, a transferência da Família Real Portuguesa para o Brasil, em 1808, resultou de desdobramentos da própria Revolução Francesa. Por sua vez, a chegada da Família Real trouxe importantes transformações em sua condição como colônia portuguesa.
Sobre as transformações ocorridas no Brasil, como consequência da transferência da Família Real Portuguesa, podemos afirmar CORRETAMENTE:
A) o fim do exclusivismo comercial com Portugal, com a abertura dos portos brasileiros às nações amigas.
B) a divisão da Colônia em duas unidades administrativas: o Estado do Brasil, ao sul das possessões portuguesas e o Estado do Grão-Pará e Maranhão, ao norte.
C) D. João VI, necessitando ampliar a produção portuguesa, deu início a um agressivo processo de investimento em indústrias, o que ficou conhecido como Primeira Revolução Industrial.
D) a Coroa assinou diversos acordos de amizade e livre comércio, sendo o mais importante deles o Tratado dos Vinhos, assinado com a França.
3) (EF08HI12) G3 Descreva as principais motivações que levaram à transferência da corte portuguesa para o Brasil, analisando-as sob a perspectiva dos interesses da monarquia e do impacto político e econômico que a decisão teve tanto para Portugal quanto para o Brasil. Em seu texto, inclua uma análise das implicações sociais e culturais da chegada da Família Real ao Brasil, considerando as transformações urbanas, arquitetônicas e institucionais decorrentes desse evento. Além disso, relacione a vinda da Família Real com o contexto histórico europeu da época, especialmente as consequências da Revolução Francesa e das guerras napoleônicas, demonstrando como esses eventos influenciaram a decisão da transferência da corte portuguesa para o Brasil.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)(EF08HI04) G2 Ordene as palavras para completar corretamente as lacunas do texto abaixo:
Durante o _______________, Napoleão promulgou o Código Napoleônico, que estabeleceu igualdade perante a ____; garantia do direito de ________; centralizou o governo; estabilizou a economia; e restaurou relações com a Igreja ____________.
5)(EF08HI04) G1 Napoleão Bonaparte, para os franceses, foi “... o mais bem-sucedido governante de sua longa história. Triunfou gloriosamente no exterior, mas, em termos nacionais, também estabeleceu ou restabeleceu o mecanismo das instituições francesas como existem até hoje”.
O relato do historiador Eric Hobsbawn aponta que no imaginário dos franceses, Napoleão Bonaparte é reconhecido como
A) um líder insignificante, com poucos feitos para história das instituições francesas.
B) um líder menor que Joana D’arc, pois promoveu a fragmentação do território francês.
C) um líder que triunfou com grandes feitos e aprimoramento das instituições francesas.
D) um líder que remonta à figura de Carlos Magno, por expandir os territórios franceses.
6)( EF08HI04) G3 Napoleão Bonaparte, durante seu governo, implementou o Bloqueio Continental para enfraquecer economicamente a Inglaterra, seu principal rival na Europa. A ideia era proibir os países europeias de importar produtos ingleses. A imagem abaixo mostra um mapa da Europa durante o período do Bloqueio Continental, destacando territórios controlados por Napoleão e seus aliados.
Com base no texto e na imagem, qual das seguintes afirmações melhor descreve um efeito do Bloqueio Continental na Europa?
A) O Bloqueio Continental fortaleceu a economia da França e de seus aliados, reduzindo a influência da Inglaterra no comércio europeu.
B) O Bloqueio Continental contribuiu para o crescimento do contrabando e de mercados negros em muitos territórios europeus, enfraquecendo a autoridade de Napoleão.
C) O Bloqueio Continental resultou no isolamento da Rússia do restante da Europa, provocando a guerra entre França e Rússia.
D) O Bloqueio Continental teve um impacto significativo no desenvolvimento da Marinha Real Britânica, levando à supremacia naval da Inglaterra.
7) (EF08HI 12) G3 Observe atentamente a charge para responder à questão:
A charge representa:
A) A política instituída por D. João para dar moradias populares para as pessoas mais pobres.
B) A política instituída por D. João que expulsou pessoas de suas casas para abrigar membros da corte.
C) A política de desapropriação de moradias particulares para transformá-las em escolas.
D) A política de desocupações de casas da elite agrária para alocação de negros libertos.
8) (EF08HI13) G1 Analise atentamente a imagem: 
Conforme os conhecimentos adquiridos durante a aula, a representação da imagem da Turma da Monica 
A) é fiel ao que realmente aconteceu quando D. Pedro gritou: “Independência ou Morte”.
B) é uma cópia perfeita do quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo.
C) transmite uma versão heroica da Independência do Brasil.
D) transmite a narrativa de que que D. Pedro tinha vontade de devolver o Brasil para Portugal
9) (EF08HI13)G3 Em 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, o príncipe regente do Brasil, Dom Pedro, proclamou a independência do país, rompendo os laços coloniais com Portugal. No entanto, a emancipação política do Brasil não ocorreu de forma pacífica ou imediata, e o processo de independência foi permeado por uma série de negociações, conflitos e tensões. Como observa o historiador Boris Fausto em sua obra 'História do Brasil': 'A independência do Brasil foi mais um processo do que um evento datado'. Considerando o contexto descrito e o ponto de vista de Boris Fausto, analise e explique os principais aspectos que caracterizaram o processo de independência do Brasil, destacando as complexidades envolvidas e as consequências para a sociedade brasileira.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10)(EF08HI13)G2 Por que o historiador Paulo Martinez afirmou que considerar que processo de independência do Brasil foi pacífico é uma construção histórica enganadora?
A) Porque a violência durante o processo de independência do Brasil foi uma ocorrência isolada e não representativa da maioria dos eventos.
B) Devido à falta de registros históricos precisos sobre os conflitos armados durante o período de independência do Brasil.
C) Porque essa ideia foi promovida para justificar a permanência da Casa de Bragança no poder, com a continuidade da monarquia e dos acordos políticos que a apoiavam.
D) Todas as opções anteriores estão corretas.
image5.png
image1.png
image2.png
image3.jpegimage4.png

Continue navegando

Outros materiais