Buscar

Células e Tecidos do Sistema Imune - teorizacao 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Células e Tecidos do Sistema Imune:
Teorização 2: capítulo 2 de Imuno
Quais as células do SI adaptativo?
= Fagócitos, células dendríticas (DCs), linfócitos antígeno-específicos e vários outros leucócitos.
Quais as principais diferenças entre LB e LT?
= Os linfócitos B, as células produtoras de anticorpos, foram assim chamados por terem sido encontrados em processo de amadurecimento em um órgão chamado bursa (bolsa) de Fabricius encontrado em aves. Em mamíferos, não há equivalente anatômico da bursa, e os estágios iniciais da maturação da célula B ocorrem na medula óssea. Assim, o nome linfócitos B hoje se refere aos linfócitos derivados da medula óssea. Os linfócitos T, mediadores da imunidade celular, surgem a partir de células precursoras na medula óssea que migram e amadurecem no timo; portanto, linfócitos T se refere aos linfócitos derivados do timo, só vão ser ativados na presença do MHC.
Quais as diferenças entre T CD4, TCD8 e NK?
= Nk são células linfoides inatas (ILCs) que produzem citocina do sistema imune inato, com morfologia semelhante a do linfócito, não expressam receptores antigênicos altamente diversos e clonalmente distribuídos, conferem a defesa inicial contra patógenos infecciosos, reconhecem as células do hospedeiro estressadas e lesadas, e ajuda a eliminá-las, bem como influenciam a natureza da resposta imune adaptativa subsequente, possuem funções citotóxicas similiares as dos CTLs CD8, circulam no sangue e em vários tecidos linfoides . As células T efetoras incluem as células T auxiliares: CD4 secretoras de citocina que atuam em várias outras células como linfócitos T, células B e macrófagos, e os CTLs CD8: reconhecem e matam células infectadas por vírus, bem como outros microrganismos capazes de viver em células hospedeiras e também matam células cancerígenas, são células que expressam receptores antigênicos chamados receptores de células T altamente diversificados e específicos e são responsáveis pela especificidade e memória das respostas imunes adaptativas, atuam como mediadores da imunidade celular, reconhecem apenas estruturas proteicas e são restritas a presença do fator MHC. As NK são da resposta imune inata, não depende de MHC, e é capaz de se ligar direto ao antígeno.
Defina e dê exemplos de APCs.
= São células apresentadoras de antígenos profissionais (APCs do inglês Antigen Presenting Cells) são células do sistema imunológico que são especializadas em apresentar um antígeno para uma célula T, capturam esses e os levam a essas células. Os tipos principais das APCs profissionais são células dendríticas (DC), macrófagos e células B.
Quais são os tecidos do SI? Quais são suas principais características?
= Os órgãos do sistema imune são divididos em órgãos linfoides geradores ou primários: medula óssea e timo, onde os linfócitos amadurecem e órgãos periféricos ou secundários como linfonodos, baço e partes do sistema imune da mucosa, onde os linfócitos T naive são ativados pelos antígenos. A medula óssea contém as células tronco para todas as células sanguíneas, incluindo os linfócitos e é o sítio de maturação de todos esses tipos celulares com exceção das células T que amadurecem no timo. Os linfonodos são órgãos linfoides secundários encapsulados presentes em todo o corpo, onde as células B e T naive respondem aos antígenos coletados pela linfa a partir dos tecidos periféricos. O baço é um órgão encapsulado contido na cavidade abdominal onde células sanguíneas senescentes (hemácias velhas) ou opsonizadas são removidas da circulação e os linfócitos respondem aos antígenos transportados pelo sangue, bactérias drenadas pelo sangue. Timo:
Tecido submucoso e subcutâneo
Qual a importância do Baço?
= O baço é um órgão altamente vascularizado cujas principais funções são remover da circulação as células sanguíneas envelhecidas e danificadas, bem como as partículas como imunocomplexos e microrganismos opsonizados e iniciar respostas imunes adaptativas a antígenos transportados pelo sangue. Os indivíduos sem baço são suscetíveis a infecções disseminadas por bactérias encapsuladas, como os pneumococos e meningococos, devido ao fato desses microrganismos serem depurados por opsonização e fagocitose, e essa função ser defeituosa na ausência do baço.
Quais são as principais reações celulares da RI inata?
= Fagocitose, liberação de mediadores inflamatórios, ativação de proteínas do sistema complemento, bem como síntese de proteínas de fase aguda, citocinas e qui- miocinas são os principais mecanismos na imunidade inata
Quais são as estratégias utilizadas pelo SI adquirido para combater os microrganismos?
= Os componentes da imunidade adquirida aprendem a melhor maneira de atacar cada antígeno e começam a desenvolver uma memória para aquele antígeno. A imunidade adquirida é também denominada específica porque planeja um ataque a um antígeno específico previamente encontrado. Suas características são as capacidades de aprender, adaptar e lembrar.
Quais são as estratégias da RI humoral para combater os microrganismos?
= As moléculas de reconhecimento são constituidas por anticorpos, globulinas glicoproteicas chamadas imunoglobulinas (Ig), secretadas no plasta e de inúmeros tecidos. A imunidade humoral, ao contrário da imunidade celular, pode ser transmitida pelo plasma ou soro. Na espécie humana são encontradas 05 tipos de imunoglobulinas. São por ordem de concentração decrescente no plasma a IgG, IgA, IgM, IgD e IgE (tabela I e II). Sua estrutura geral é representada por 04 cadeias polipeptídicas: duas cadeias chamada de pesada (H - heavy) identicas de 50.000 daltons e dua cadeias leves (L-ligth) idênticas de 25.000 daltons ligadas entre elas por pontes de dissulfeto. As IgG, IgD, e IgE possuem uma base única, enquanto a IgM possui 05 e a IgA de 01-05 domínios. As cinco classes de imunoglobulinas são caracterizadas pelas propriedades antigências de suas cadeias pesadas que se chamam respectivamente g , a , m , d , e e . Alguns ainda se subdividem em sub-classes antigênicas distintas. O efeito das Ig podem ser benéficas (anticorpos protegendo contra inumeros microrganismos infecciosos, toxinas...) ou maléficas (alergias, anafilaxia...). Os anticorpos podem recobrir certas células ou aindas agir em conjunto com o sistema complemente permitindo a distruição da célula (citólise)

Mais conteúdos dessa disciplina