Buscar

20. Codigo Genetico e a Sintese Proteica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O código genético é o conjunto de regras que determina como a informação genética contida no DNA é traduzida em proteínas funcionais. Esse processo, conhecido como síntese proteica, envolve várias etapas coordenadas que ocorrem no interior das células. Vamos explorar o código genético e a síntese proteica:
1. **Transcrição:**
 - A síntese proteica começa com a transcrição, na qual uma molécula de RNA mensageiro (mRNA) é sintetizada a partir de um molde de DNA em um processo mediado pela enzima RNA polimerase.
 - Durante a transcrição, o DNA é desenrolado e a região do gene que será transcrita é copiada para formar uma molécula complementar de mRNA.
 - O mRNA contém uma sequência de nucleotídeos que corresponde ao códon, uma unidade de três nucleotídeos, no DNA.
2. **Tradução:**
 - A tradução é o processo pelo qual a sequência de nucleotídeos no mRNA é convertida em uma sequência de aminoácidos em uma proteína.
 - A tradução ocorre nos ribossomos, complexos de RNA e proteína encontrados no citoplasma.
 - Durante a tradução, o mRNA é lido em conjuntos de três nucleotídeos, chamados de códons, que correspondem a aminoácidos específicos.
 - Os aminoácidos são transportados para o ribossomo por moléculas de RNA transportador (tRNA), que contêm anticódons complementares aos códons no mRNA.
 - À medida que o ribossomo avança ao longo do mRNA, os aminoácidos são adicionados à cadeia polipeptídica em crescimento, formando assim a proteína.
3. **Código Genético:**
 - O código genético é composto por 64 combinações possíveis de três nucleotídeos, ou códons, que especificam os 20 aminoácidos encontrados nas proteínas, bem como sinais de início e término da tradução.
 - Cada códon é traduzido em um aminoácido específico ou sinal de início ou término da tradução.
 - O código genético é universal, o que significa que a mesma sequência de nucleotídeos em um mRNA sempre codifica o mesmo aminoácido em todos os organismos vivos.
A síntese proteica é um processo complexo e altamente regulado que é essencial para a vida das células. Ela permite a produção de uma grande variedade de proteínas que desempenham papéis importantes na estrutura, função e regulação das células e dos organismos. O entendimento do código genético e da síntese proteica é fundamental para a biologia molecular e para o desenvolvimento de terapias médicas e biotecnológicas.

Continue navegando