Buscar

Benefícios do Condicionamento Acústico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONFORTO AMBIENTAL E LUMINOTÉCNICA – UNIDADE 1
Atividade 1:
“Pensando em proporcionar mais conforto e bem-estar aos seus clientes, um hotel realizou reformas importantes em dois ambientes: O primeiro ambiente foi o restaurante, sendo o condicionamento acústico determinante para a escolha dos materiais de revestimento, entre os quais estão: as cortinas pesadas de veludo; revestimentos em madeira ranhurada, no sentido horizontal, para o teto e as paredes; e o carpete em placa, colocados no piso. O segundo ambiente, trata-se do auditório que, devido à proximidade com o espaço lounge music, foi necessário criar o isolamento acústico, sendo assim, as  paredes foram revestidas com painéis de drywall (gesso) e o teto com forro mineral. Nesse ambiente, também foi necessário evitar o efeito de reverberação, aplicando sobre o painel de drywall um revestimento vinílico.  Com base no exposto, quais são os benefícios do condicionamento e do isolamento acústico para os referidos ambientes?”
 No projeto do primeiro ambiente, o restaurante, teria sido mais viável a utilização do isolamento acústico, já que ele tem a função de isolar ruídos, criando uma barreira para que não atravessem, tanto de dentro pra fora, quanto de fora pra dentro. Ele iria isolar as falas e os sons das pessoas, sons de talheres batendo, sons de crianças, por exemplo. O carpete colocado no piso iria absorver o ruído de passos, ou objetos caindo no chão. As cortinas pesadas de veludo iriam abafar o som de fora para dentro do restaurante, como sons de automóveis por exemplo. Trazendo mais silêncio, tranquilidade e conforto para as pessoas dentro do restaurante.
 Já no projeto do segundo ambiente, o auditório, o condicionamento acústico teria sido bem utilizado, pois o condicionamento acústico foca no modelamento do som interior da sala, para ela apresentar uma resposta acústica adequada conforme sua finalidade. Reduz o nível sonoro num local ruidoso, tendo sobretudo em atenção a correta distribuição do som, ajusta a reverberação do local ao uso previsto e evita a existência de ecos, sombras sonoras e concentrações de sons. 
 Foi necessário controlar o tempo de reverberação da sala para sua inteligibilidade da fala e clareza. Alguns materiais absorventes podem ser usados para controlar a propagação sonora no interior de salas, como forros e painéis por exemplo. Evitando inclusive ruídos do espaço launge music próximo à ele.
Bibliografia
https://giner.com.br/afinal-qual-diferenca-entre-isolamento-e-condicionamento-acustico/
https://www.concepcaoacustica.com/post/a-diferenca-entre-isolamento-condicionamento-e-tratamento-acustico
https://amplitudeacustica.com.br/isolamento-acustico-em-restaurante-5-dicas-basicas-para-melhorar-o-seu-negocio/
https://scaladb.com.br/isolamento-acustico-ou-condicionamento-acustico/#:~:text=Os%20termos%20condicionamento%20e%20isolamento%20ac%C3%BAstico%20se%20referem,uma%20laje%2C%20uma%20porta%2C%20um%20vidro..%20%F0%9F%94%B8CONDICIONAMENTO%20AC%C3%9ASTICO%3A
http://ambibrasil.com.br/blog/isolamento-vs-condicionamento-acustico/#:~:text=De%20um%20modo%20simplificado%2C%20pode-se%20afirmar%20que%20o,de%20ecos%2C%20sombras%20sonoras%20e%20concentra%C3%A7%C3%B5es%20de%20sons.

Continue navegando