Buscar

PTG - Geração de Energia Através de Resíduos Sólidos - TAREFA 01

Prévia do material em texto

· Identificação da necessidade – Com a pandemia da COVID-19 a quantidade de geração de RSU (Resíduos Sólidos urbanos) subiu drasticamente levando um alerta a sociedade do volume gerado. Todo esse material necessita de uma destinação final, sendo enviados em sua maioria para aterros sanitários ou para lixões clandestinos.
Quando enviado para aterros uma parte do material e selecionada e encaminhada para centros de reciclagem retornando ao seu ciclo útil, porem o resíduo que contem matéria orgânica é disposto no aterro essa matéria orgânica é compactada e aplicado o devido tratamento. Com o passar do tempo esse produto armazenado sob ausência de oxigênio passa por um processo de fermentação gerando gases com poder combustível e poluentes sendo necessário a disposição de um incinerador para dar fim a esse subproduto. 
Esse subproduto contem presença rica de gás metano que poderia ser utilizada em veículos ou para geração de energia. 
· Busca de informações do projeto – Atualmente cidades e alguns empreendimentos tem utilizado dessa técnica de aproveitamento, exemplo disso é a Usina Itaipu Binacional que com resíduos orgânicos tem gerado esse gás em confinamento e abastecido a sua frota de veículos leves. 
· Definição dos objetivos	- O intuito do projeto apresentado é realizar o tratamento de resíduos orgânicos coletados da cidade, para que de forma controlada seja feito o confinamento da matéria por um determinado período em que na ausência de oxigênio ocorrera a fermentação da matéria orgânica liberando gases sendo eles combustíveis e GEE (Gases de Efeito Estufa). 
Esse processo ocorre em um equipamento chamado de biodigestor. Com a coleta desses gases é necessário levá-lo a uma unidade de tratamento e pressurização antes da sua disposição final. 
· Especificação das tarefas – Para que seja possível a sua aplicação se faz necessário o estudo de viabilidade econômica do equipamento, tendo em vista que para seu funcionamento é necessário que cadeias de tratamentos sejam respeitadas antes de chegar o produto ao biodigestor. 
A devida coleta e separação dos RSU é fundamental pois o único material que sofre a decomposição anaeróbia (ausência de oxigênio) são produtos com teor orgânico, plásticos, vidros e outros apenas ocupam espaço e atrapalham o correto funcionamento do biodigestor. Além do que se destinado corretamente ainda será reutilizado e retornando para a cadeia produtiva do produto. 
· Síntese – Para que seja possível a construção do biodigestor é necessária a adoção de uma área para construção do equipamento tendo em vista que quanto mais longe for maior será o custo para transporte desse produto a unidade de tratamento. 
Pode ser utilizado um biodigestor de maior porte ou de vários que menor porte, tendo em vista que se um precisar de manutenção não ocorre o acumulo do produto bruto é apenas distribuir aos que estão em operação. 
É necessário a construção de uma unidade de tratamento do produto gerado, para purificação do gás retirando gases e vapores d’água que danificam o conjunto que será abastecido pelo gás. 
Ao final pode ser utilizado para abastecer um veículo, para isso é necessário que seja feita a conversão do veiculo com o Kit de gás natural comumente utilizado pelo mundo abastecido com GNV, caso seja utilizado para geração de energia pode ser utilizado para abastecer um motor acoplado a um gerador ou como combustível por meio de queimadores em uma caldeira. 
· Analise – Para o cenário urbano a sua aplicação em veículos pode ser trabalhada junto ao GNV não ficando preso somente ao biogás gerado, porem se todas as cidades adotarem a medida de geração esse tipo de biocombustível ficara muito mais fácil de ser visto em postos de abastecimento.
Detalhamento do projeto - A divisão de etapas se faz necessário para que mais eficiente seja a elaboração do projeto, uma equipe de desenhista estará organizando a disposição de área a ser construída para o projeto. Um conjunto de engenheiros e técnicos fara a análise de possíveis falhas coletando dados também em empresas que já operam esses sistemas de biodigestores. 
Alguns testes em menor proporção com protótipos vai ser utilizado para total extração dessa matriz energética, alguns veículos destinados para testes serão separados para controle da equipe. Os matérias necessário para a construção será definido como geografia local levando em relação abrasividade ou relação de corrosão quando expostos a regiões de maresia. 
Após todos os testes realizados uma equipe fara a cotação com os melhores fornecedores de todos os matérias para a sua construção eficiente. 
· Prototipagem – Após levantamento de dados para prever possíveis falhas na construção do projeto final será elaborado o protótipo da matriz de geração, sendo um modelo da versão final com uma menor proporção e capacidade. 
Com base nesse protótipo a equipe cuidara de correções no projeto piloto para que não ocorram surpresas negativas durante sua operação; 
· Produção – Para que se inicie a produção do biogás é necessário a montagem da linha de produção continua do combustível, desde a estação para seleção da matéria prima ao sistema de pressurização e purificação do material além do espaço para estocagem do biometano pronto para consumo. Arranjos físicos do local a ser instalado, a logística para montagem dos biodigestores deve ser levada em consideração. 
· Cronograma de etapas
	ATIVIDADES
	JANEIRO
	FEVEREIRO
	MARÇO
	ABRIL
	MAIO
JUNHO
	JULHO
	AGOSTO
SETEMBRO
	OUTUBRO 
NOVEMBRO
DEZEMBRO
	IDENTIFICAÇÃO DA NECESSIDADE
	X
	
	
	
	
	
	
	
	BUSCA DE INFORMAÇÕES
	
	X
	X
	
	
	
	
	
	DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS
	
	X
	X
	X
	
	
	
	
	ESPECIFICAÇÃO DAS TAREFAS
	
	
	X
	X
	
	
	
	
	SÍNTESE
	
	
	
	
	X
	
	
	
	ANÁLISE
	
	
	
	
	
	X
	
	
	SELEÇÃO
	
	
	
	
	
	X
	
	
	PROTOTIPAGEM
	
	
	
	
	
	
	X
	
	PRODUÇÃO
	
	
	
	
	
	
	
	X

Continue navegando