Buscar

Discipulado ministério de louvor - 130621


Prévia do material em texto

Igreja Metodista Sião em Jardim Líder
Discipulado do Ministério de Louvor
Texto base: Romanos 13.8-10
Tema: Relacionamentos – Quando a Igreja vive em amor
D. Caxias, 13 de junho de 2021
INTRODUÇÃO:
	Sabemos que a base de todo relacionamento humano está vinculada no amor. Há um cântico antigo que traz a seguinte letra: “Onde há amor os muros cairão, onde há amor, a noite em dia será, onde há amor tudo tem solução, pois Deus está onde há amor”. O velho e querido apóstolo João exortava a comunidade de Éfeso dizendo: “Filhinhos, amai-vos uns aos outros”. Dos cristãos primitivos se dizia: “Vejam como eles se amam”. O que acontece com uma igreja quando ela de fato vive em amor?
1 - HÁ PERDÃO (I Pedro 4.8)
“O amor cobre multidão de pecados”; na tradução da Bíblia Viva traz: “o amor compensa, deixa passar muitas faltas de vocês”. Quando amamos de fato e de verdade, somos mais compreensivos, mais tolerantes, suportamos mais, deixamos de ser tão exigentes, tão radicais, tão vingativos; uma comunidade é composta de pessoas, e onde há pessoas há ideias, pontos de vista, personalidade diferentes. Não é possível uma igreja viver sem perdoar e o perdão só existe onde reina, onde inspira, onde se cultiva o amor.
2 - HÁ UNIÃO (Colossenses 3.14)
“O amor é o vínculo da perfeição”; “deixem que o amor dirija a vida de vocês, porque assim toda a Igreja permanecerá unida em perfeita harmonia” (Bíblia Viva). Ideias, pontos de vista, cultura, poder aquisitivo são coisas que não podem unir um grupo de pessoas. Mas, o amor é capaz de unir toda uma igreja. Quando nós nos amamos de verdade, nós nos sentimos um; uma das causas das divisões é exatamente a falta de amor, de amor cristão; Deus quer sua Igreja unida; foi esta a oração de Jesus em João 17: “Para que sejam um”. Mas isto só é possível na base do amor. O texto é claro quando diz: “O amor é o vínculo da perfeição”. Vínculo é nó, o nó que ata; só o amor pode dar este nó.
3 - HÁ IDENTIFICAÇÃO (João 13.34,35)
“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”; “esse profundo amor que vocês tiverem pelos outros provará ao mundo que vocês são meus discípulos” (Bíblia Viva). Comenta-se muito hoje a descaracterização da igreja, a falta de identidade da igreja. O que caracteriza, o que identifica, o que faz uma igreja não são os seus belos edifícios, suas grandes obras, seus recursos, não. A única maneira através da qual o mundo vai nos identificar como cristão será na base do amor, quando nos amarmos uns aos outros.
4 - HÁ COMUNHÃO (Atos 4.32, 34, 35)
“Ninguém considerava exclusivamente sua nenhuma das coisas que possuía; tudo, porém lhes era comum”; “todos os crentes era um só na mente e no coração, e ninguém pensava que aquilo que possuía era seu próprio; todo mundo estava repartindo o que tinha” (Bíblia Viva). Aqui havia a prática da comunhão dos bens. O ensino da Palavra é no sentido de não nos agarrarmos aos bens materiais (Lucas 12.33); é preciso que vivamos em comunhão não apenas em termos de ideias, de princípios, de convicções, mas também das nossas posses, dos nossos recursos. Este é um princípio bíblico (Rm 12.13; Fp 2.4). Zaqueu experimentou isso no dia da sua conversão a Jesus Cristo (Lc 19.8): “Resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens”; a comunhão entre os irmãos é agradável a Deus, mas isso só acontece onde reina o amor. O amor produz a comunhão.
5 - HÁ EDIFICAÇÃO (I Coríntios 8.1)
“O amor edifica”; “O que é preciso, na realidade, para edificar a igreja, é o amor” (Bíblia Viva). Quantos constroem templos, mas não são edificados no amor. O propósito de Deus para sua igreja é que ela seja de fato uma igreja edificada, mas isto só acontece na base do amor. O texto diz que o saber ensoberbece. A Bíblia de Jerusalém diz: “Incha”. Há muitos crentes que, pelo seu simples saber, estão inchados. Só o amor pode edificar uma igreja.
CONCLUSÃO
	Quando a Igreja vive em amor, quando o ministério que participamos vive em amor, há perdão, há união, há identificação, há comunhão, há edificação. Que o Senhor, pela sua graça e pelo seu Espírito Santo nos faça uma comunidade de amor.
image1.jpeg