Buscar

Sistemas Automatizados na Indústria 4 0 - A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMAS AUTOMATIZADOS NA INDUSTRIA 4.0
Atividade 1 (A1)
	A Revolução Industrial é um importante ponto de virada na história, pois mudou o processo de produção. Produtos deixaram de ser fabricados manualmente e começaram a ser produzidos por máquinas, o que permitiu a produção em massa e aumentou a quantidade de itens no mercado a preços mais atrativos. Como resultado, a população ganhou mais poder aquisitivo e uma melhor qualidade de vida ao longo do tempo.
A Primeira Revolução Industrial ocorreu no século XVIII na Europa Ocidental, convertendo o setor industrial e inserindo novos padrões de consumo. Tem como principais marcos: uso de energias renováveis (vapor, vento e hidráulica) e carvão como combustível; inserção de máquinas para fabricações antes feitas manualmente; novas relações de trabalho; máquinas a vapor e locomotivas; uso do telégrafo para comunicação instantânea.
A Segunda Revolução Industrial perdurou do século XIX ao XX, até a Segunda Guerra Mundial. Houve grandes mudanças: advento de antibióticos, telefone, televisão e lâmpada incandescente; ferrovias e navios a vapor.
A Terceira Revolução Industrial, com início por volta de 1950 está relacionada com o desenvolvimento da tecnologia e ciência. Evoluções na medicina, robôs programados para realização de trabalhos mais precisos, aumento de impactos negativos no meio ambiente pelo uso desenfreado de recursos naturais aumentaram a preocupação de uso consciente e sustentável considerando gerações futuras, maior interligação entre as informações no mundo (globalização) e assim aumentando a quantidade de empresas multinacionais, são marcos importantes dessa época.
A Revolução Industrial Quatro, ou Indústria 4.0, é um conceito recente ligado a inovações em automatização, controle e tecnologia da informação, fazendo com que o processo de produção se torne dinâmico e personalizável. Seus pilares são: análise de dados, robótica, simulação computacional, integração de sistemas, IoT, segurança da informação, computação em nuvem, impressão em 3D, realidade aumentada. Tais mudanças já podemos encontrar no dia a dia, como por exemplo, a propagação de inteligências artificiais como a assistente virtual Alexa (criada pela grande Amazon), utilizada tanto para divertir crianças e adultos como também pode ser programada para alterar ajustes de equipamentos smarts, etc.

Continue navegando