Buscar

Prática 2 - Protostomados

Prévia do material em texto

Prática 2 - Diversidade Biológica dos Protostomados
	Através da prática podemos identificar as diferenças morfológicas externas de duas Ordens distintas da Classe Insecta, Ordem Orthopthera e Ordem Diptera.
Materiais: 
Foi utilizado pra a realização da prática uma lupa, placa de petri, pinças, agulhas, pincel, bloco de papel, um gafanhoto (Orthoptera) e uma mosca doméstica (Diptera).
Desenvolvimento:
1) Como você pode identificar os limites das três partes do tórax de um gafanhoto?
O tórax dos gafanhotos são divididos em 3 partes: prototórax que é a parte próxima da cabeça, mesotórax que é a parte do meio e metatórax que é a parte mais distal do tórax. Em cada uma dessas partes, estão presentes um par de pernas.
2) Que órgãos sensoriais importantes encontram-se no abdome, ao contrário dos outros que estão na região cefálica?
O Tímpano, órgão responsável pela audição que está presente no primeiro segmento do abdômen dos gafanhotos.
3) Qual a função dos espiráculos?
Os espiráculos são pequenos orifícios que se ligam ao canal traqueal, são responsáveis pela captura do oxigênio usado na respiração.
4) Que características morfológicas indicam que o aparelho bucal do gafanhoto é, essencialmente, mastigador? Justifique.
Os gafanhotos possuem aparelho bucal mastigador, com mandíbulas grandes, especializada para cortar alimentos sólidos. Este tipo de aparelho bucal está presente em insetos carnívoros e herbívoros.
5) Que peças do terceiro par de pernas do gafanhoto são marcadamente diferentes? Em que aspecto diferem das suas correspondentes?
Possuem uma tíbia maior e fêmur grande e largo e comparação as outras pernas, o fêmur contém vários músculos eficientes na hora do salto.
6) Classifique os pares de pernas do gafanhoto como marchadores ou saltadores. Justifique sua resposta com base na morfologia das pernas.
Os pares de pernas presentes no prototórax e mesotórax são pernas locomotoras, especializadas no deslocamento e aderência do gafanhoto na superfície. Já as pernas presente no metatórax são as pernas saltadoras, possuem vários músculos que funciona como uma alavanca e faz o animal pular.
7) Que características morfológicas indicam que o aparelho bucal da mosca é, essencialmente, sugador-labial? Justifique.
Tem lábio de forma tubular alongado onde estão as mandíbulas, palpos, hipofaringe, maxila, na extremidade possui um labelo por onde passa as secreções sugadas.
8) Os pares de pernas da mosca doméstica são do tipo marchadores ou saltadores? Justifique sua resposta com base na morfologia das pernas.
Marchadoras, as moscas possuem os 3 pares de pernas locomotoras. Os tarsos e pulvilos permitem sua locomoção em diferentes superfícies.

Continue navegando