Buscar

AD 2 - Protostomados

Prévia do material em texto

1 - Responda as seguintes questões sobre os Artrhopoda:
a) O que é exoesqueleto, do que ele é composto e qual a sua função?
O exoesqueleto é uma camada de cutícula secretado pela epiderme, possui duas camadas, a camada externa é a epicutícula e a interna pró-cutícula. Ela é composta de lipídios, quitina, proteínas e em alguns casos carbonato de cálcio. Sua função é proteger o corpo dos artrópodes de modo que não atrapalhe sua mobilidade. A cutícula também servem para fixar os músculos, revestir o tubo digestivo e serve como suporte para os tubos traqueais.
b) Para crescer, os artrópodes precisam passar por um processo denominado MUDA. Explique, brevemente, esse processo.
A ecdise é um processo necessário para que o animal possa crescer, como seu esqueleto é externo seu tamanho fica limitado ao tamanho do exoesqueleto. Ao passar pela muda, o animal elimina a epicutícula e exocutícula, esse material é chamado exúvia e o seu novo exoesqueleto permanece “maleável” durante um tempo, isso permite que o animal cresça até que esse exoesqueleto fique rígido cessando o crescimento. Esse processo ocorre por conta de um hormônio chamado ecdisona. 
Fisiologia dos Insetos – Muda/Ecdise; Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lYucS2gB5LM>; Acesso em: 16/05/21
2 - Os Arthropoda, Onychophora e Tardigrada são freqüentemente relacionados por apresentarem algumas características em comum. Quais são essas características? 
Os 3 filos apresentam apêndices ventrolaterais, celoma reduzido, hemocele e sistema circulatório aberto e perda dos cílios ectodérmicos.
3 - Os grupos de animais metazoários estudados até o momento apresentam diferentes mecanismos de excreção, entretanto a maioria deles baseado na presença de nefrídios (pronefrídios ou metanefrídios). Os artrópodes apresentam estruturas diferentes dos nefrídios para a excreção.
a) Quais são elas e como funcionam? (1,5)
A excreção dos artrópodes é feita pelos túbulos de Malpighi, glândulas coxais, maxilares ou antenais.
Os túbulos de Malpighi são vários túbulos que ficam em contado com a hemolinfa, eles absorvem excretas presente na hemolinfa e jogam os excretas no tubo digestivo, onde são eliminados com as fezes pelo ânus.
As glândulas coxais, maxilares ou antenais são poros saculiformes que absorvem os excretas da hemolinfa e liberam para fora do corpo dos animais.
b) Cite os grupos onde são encontradas (0,5).
Subfilo Crustácea e Uniramia
4 - Quanto aos insetos, responda:
Com relação ao desenvolvimento pós-embrionário, diferencie ametabolia, hemimetabolia e holometabolia.
Ametabolia – desenvolvimento direto, é quando o animal não sofre nenhuma transformação no decorrer da vida, ou seja, nascem com a forma semelhante de um indivíduo adulto.
Hemimetabolia – desenvolvimento indireto, o animal sofre metamorfose incompleta. Apresentam metamorfose gradual entre as fases imaturas e adultas, como ocorre nos gafanhotos e outras formas de insetos terrestres, onde sua forma imatura é chamada de ninfa. Em insetos aquáticos são chamados náiades. As formas imaturas não apresentam estruturas reprodutoras formadas.
Holometabolia – desenvolvimento indireto, metamorfose completa. Quando sua forma imatura é completamente diferente da adulta. O animal passa por vários estágios corporal, o primeiro é o estágio larval. O segundo estágio é chamado pupa, nesse estágio é como se o animal estivesse adormecido, porém acontece uma grande atividade biológica dentro do casulo. Na fase de pupa o corpo do animal é totalmente modificado, tomando a forma do indivíduo adulto. Como no caso das borboletas.
Referência:
Brusca, Richard C. Invertebrados / Richard C. Brusca, Wendy Moore, Stephen M. Shuster ; tradução Carlos Henrique de Araújo Cosendey. - 3. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2018.
5 - Symphyla e Pauropoda são pequenos grupos de miriápodes. Explique a relação de cada um deles com Diplopoda e Chilopoda com base em dados morfológicos. 
Segundo a hipótese mais aceita Chilopoda e Symphyla é um grupo-irmão de Pauropoda e Diplopoda. 
As características em comum em Pauropoda e Diplopoda são: tedência a diplossegmentos, primeiro somito forma o colo, gnatoquilário, perda da segunda maxila.
Em Chilopoda e Symphyla as características em comum são: Garra de veneno e fusão mediana da maxila.
Princípios integrados de zoologia / Cleveland P. Hickman, Jr. ...[et al.] ; arte-final original por William C. Ober e Claire W. Ober ; [revisão técnica Cecília Bueno]. - 16. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2016.
6 - Os Chelicerata formam um outro grupo importante de artrópodes, que também invadiu com sucesso o meio terrestre. A Classe Arachnida é a mais representativa dos queliceriformes, onde estão reunidos animais bastante conhecidos, como as aranhas, os escorpiões e os carrapatos. Discuta sobre a evolução da reprodução em Arachnida. 
Os espermatóforos foram muito importantes durante a evolução, o fato de não ser necessário a cópula pode ter sido muito vantajoso para esses animais, pois a transferência dos espermatozoides de forma indireta com espermatóforos já era usada antes do método de cópula. Esses animais utilizam um processo de corte para atrair parceiros sexuais, como no caso da aranha sedentária, em que o macho liga sua teia à teia da fêmea e realiza vibrações para atrair a parceira. O processo de corte sempre antecede a transferência de espermatozoides.
Referência:
Ventura, Carlos Renato Rezende. Diversidade biológica dos Protostomados. v.2. / Carlos Renato Rezende Ventura – 2.ed. – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.

Continue navegando