Buscar

AD2 Botânica I - Daiane Vieira

Prévia do material em texto

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EAD
AD2 BOTÂNICA I – 2022/1Nome: Daiane Vieira 
Polo: Nova Friburgo
Questão 1 
a) O meristema Apical é o encarregado pelo desenvolvimento primário da raiz do vegetal, ele origina 3 tecidos meristemáticos, são eles o procâmbio, protoderme e meristema fundamental. Estes meristemas formam os tecidos primários. O procâmbio dará origem aos tecidos vasculares. O protoderme formará o tecido de revestimento. O meristema fundamental formará o córtex da raiz.
b) Sistema vascular → É composto pelo periciclo e pelos tecidos condutores (xilema e floema). Este tecido é o responsável por transportar as substâncias vitais por todo o corpo da planta. O xilema transporta a seiva bruta, que são os nutrientes retirados do solo pelas raízes e a água. Já o floema transporta produtos da elaborados da fotossíntese, das folhas para o resto do corpo.
Sistema de revestimento → A epiderme reveste todo o corpo do vegetal inclusive a raiz, ela é formada por uma camada de células bem unidas entre si, o que protege o vegetal contra ataques de patógenos, perda de água, entre outros fatores. Nas raízes, a epiderme é responsável pela formação dos pêlos radiculares, que ajudam na absorção água e nutrientes devido ao aumento da superfície de contato da célula.
Sistema Fundamental → Ele compreende o córtex parenquimático que abrange da exoderme até a endoderme. A exoderme é a camada mais externa do córtex, ela protege a parte interna do córtex, com suas células espessas ela consegue controlar as substâncias que entram do meio externo para dentro da raiz. Para a água entrar no córtex ela precisa encontrar uma célula de passagem, que não é tão espessa quanto as células da exoderme, ela irá selecionar se a substância é própria para o “consumo” da planta. Quando essa água chega na endoderme ocorre o mesmo, a água só passa para o cilindro vascular por meio de uma célula de passagem, que irá selecionar o que vai entrar para os elementos do xilema.
Questão 2
a) 
a) Tricoma
b) Epiderme
c) Córtex
d) Periciclo
e) Xilema
f) Floema
g) Endoderme
h) Estria de Caspary
b) Rotas simplástica e Apoplástica. Pela rota simplástica a água passa pelo citoplasma de cada uma das células até chegar no cilindro vascular. Já pela rota Apoplástica a água passa entre as células, pelo espaço entre a célula e a parede celular (espaço intercelular).
c) Via Transmembrana, a água passa pela membrana plasmática das células, de uma a uma até chegar no cilindro vascular.
d) As células da endoderme são células de proteção, elas acumulam uma substância chamada suberina, o que confere impermeabilidade. Essa deposição de suberina é chamada estria de Caspary, ela veda os espaços intercelulares da endoderme. A água e sais minerais são obrigados a atravessar pelo meio intracelular. Assim tudo que passa pelas células da endoderme é selecionado, o que vai entrar ou não no cilindro vascular.
Questão 3
(a) Algumas raízes hidromórficas não necessitam de um sistema vascular estreito e reduzido quando ocorre o desenvolvimento do aerênquima; V
(b) Pêlos radiculares e velame são especializações típicas de células da epiderme; V
(c) O crescimento secundário em raízes é resultante da atividade do câmbio e do felogênio; V 
(d) Endoderme é uma barreira efetiva ao transporte simplástico de nutrientes; F
O transporte simplástico ocorre pelo meio citoplasmático, onde não possui barreira na endoderme, a barreira que é a estria de Caspary se localiza no espaço intercelular, sendo assim então uma barreira para o transporte apoplástico.
(e) A atividade do câmbio produz xilema para fora e floema para dentro; F
Na verdade o que ocorre é o contrário.
Questão 4 As folhas mais velhas como o 3º e 2º nó possuem altas taxas de fotossíntese, o gera uma produção de carbono maior do que sua necessidade de consumo, elas são chamadas de Fonte. Sendo assim, elas exportam via floema o carbono em excesso para outras partes da planta que não possuem atividade fotossintética como raiz, caule e frutos, e também para folhas jovens como a folha do 1º e 2º nó que ainda estão em fase de crescimento e ainda não produzem carbono suficiente. Essas partes que recebem o carbono provenientes de outras partes, são chamadas de Dreno. 
O açúcar é produzido nos cloroplastos das células, ele passa pelo citoplasma e chega ao tubo clivado através dos filamentos dos plasmodesmas. Esse transporte é mediado por um gradiente de pressão, quando o açúcar entra no floema diminui o potencial hídrico, com isso o xilema perde água para o floema gerando uma pressão positiva e fazendo a seiva ir da fonte para o dreno. Quanto mais os drenos forem consumindo essa seiva elaborada, maior será a pressão e mais açúcar será jogada no tubo clivado. 
Questão 5 
(a) Quais os elementos químicos considerados imprescindíveis aos vegetais são C (carbono), H (hidrogênio), O (oxigênio), N (nitrogênio); V
(b) Critério de essencialidade é um critério criado por Arnon e Stout em 1939, utilizado para facilitar a discriminação dos elementos essenciais às plantas. Preconiza que a planta não é capaz de completar seu ciclo de vida na ausência do elemento; a função do elemento não pode ser exercida por outro, ou seja, ele é insubstituível; o elemento está diretamente envolvido no metabolismo vegetal, em uma etapa específica e conhecida; V
(c) O nitrogênio é o principal elemento mineral essencial, pois é componente estrutural de aminoácidos e, assim, de todas as proteínas, bem como dos ácidos nucléicos; V 
(d) Os elementos benéficos são essenciais para as plantas; F
Os elementos benéficos não são essenciais para a sobrevivência das plantas, mas podem auxiliar bastante em seu desenvolvimento ou crescimento.
Questão 6 
a) Caule
b) Protostelo → é um tipo de estelo primitivo, onde o floema está em volta do xilema e este preenchendo o centro formando uma coluna. Ele etá presente em algumas Angiospermas aquáticas e Pteridófitas primitivas.
Sifonostelo ectoflóico → possuí uma medula no centro do cilindro, externa à medula tem uma camada de xilena e uma de floema respectivamente. Presente em Dicotiledôneas, Gimnospermas e Pteridófitas.
Sifonostelo anfiflóico → a diferença do sifonostelo ectoflóico é que o floema também está presente na parte interna, entre a medula e o xilema. São encontrados na maioria das Dicotiledôneas, Gimnospermas e Pteridófitas.
Eustelo → possuí um anel de floema e xilema respectivamente de fora para dentro, esse anel é dividido em feixes. Pode ser encontrado em Gimnospermas e dicotiledôneas.
Atactostelo → apresenta os vasos condutores distribuídos em aleatoriamente pelo caule. Presente nas Monocotiledôneas.
Questão 7 O espinho da laranjeira é uma projeção do caule, por isso é mais difícil retirá-lo, nele estão presentes os sistemas, vascular, fundamental e de revestimento. Já o acúleo é uma projeção da epiderme e do córtex, não possuí sistema vascular. Como o acúleo é mais superficial é mais fácil de retirá-lo.
Questão 8 Todas as alternativas estão corretas. 
Referências:
4 Anatomia de Raiz Sistema Vascular ou Estelo 4/6. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8HzUo3YJrDM>. Acesso em: 04/05/2022.
3 Anatomia de Raiz Sistema Fundamental Córtex 3/6. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Ql4sDc4t_q8>. Acesso em: 04/05/2022.
Absorção de água e sais - Botânica – Biologia. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9ebNJ8wrGhk. Acesso em: 04/05/2022.
PRÁTICA Nº. 5.1 IMPORTÂNCIA DAS RAÍZES PARA A ABSORÇÃO DE ÁGUA PELAS PLANTAS. Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Botânica – ICB. Disponível em: <https://www.ufjf.br/fisiologiavegetal/files/2018/07/5_1-Import%c3%a2ncia-Ra%c3%adzes-Absor%c3%a7%c3%a3o-%c3%81gua.pdf>. Acesso em: 05/05/2022.

Continue navegando